Topo

Rio de Janeiro

Quadra da Mangueira é interditada após aglomerações irregulares

Comunidade ilumina quadra da Mangueira com as lanternas dos celulares durante comemoração do título no Carnaval do Rio - Júlio César Guimarães/UOL
Comunidade ilumina quadra da Mangueira com as lanternas dos celulares durante comemoração do título no Carnaval do Rio Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Do UOL, em São Paulo

11/12/2020 21h06

O Palácio do Samba, quadra da Estação Primeira de Mangueira, foi interditado pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro após realização de eventos irregulares com aglomeração.

O espaço fica localizado na Rua Visconde de Niterói, no bairro da Mangueira, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Em nota o CBMERJ (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro) afirmou que a quadra da escola vem sendo palco de eventos não-autorizados, "desrespeitando as regras de ouro de enfrentamento à covid-19".

Além disso, o local não tem aval dos Bombeiros para realizar eventos. "O local não conta com Certificado de Aprovação. Uma vistoria identificou irregularidades que caracterizam perigo sério e iminente e que impedem a realização de eventos públicos", afirmou o coronel Leandro Monteiro, comandante-geral do CBMERJ e secretário de Defesa Civil do estado.

A Mangueira, em nota, informou que a documentação para a legalização da quadra está em andamento e o processo foi atrasado pela pandemia do coronavírus.

Confira a nota na íntegra

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, com a finalidade de esclarecer sobre a interdição da sua quadra, na data de hoje pelo Corpo de Bombeiros, informa que a documentação para sua legalização já está em andamento, a fim de cumprir todas as exigências necessárias para a segurança de todos os seus frequentadores. O atraso se deu por conta da pandemia do coronavírus, o que dificultou as ações por parte da diretoria da agremiação.

Importante ressaltar que a instituição preza pela vida e saúde de todos e tem demonstrado isso em suas ações desde o início das restrições por conta do covid-19. Confiamos que em breve teremos esse problema resolvido e nosso templo do samba restabelecido.

Regras da quarentena no Rio

Por conta da pandemia da covid-19, as normas do Governo Estadual e da Prefeitura do Rio indicam que estão liberados os eventos em espaços abertos e fechados, desde que respeitem uma ocupação máxima de 50% do espaço.

No caso das escolas de samba, os eventos podem ocorrem com mesas e cadeiras numeradas desde 20 de outubro. Neste dia, um decreto foi publicado no Diário Oficial e atualizou a fase 6B de flexibilização da cidade que já previa eventos em espaços abertos, shows e festas com restrições de lotação

O boletim divulgado ontem pelo Rio de Janeiro indica que o estado já registrou já registrou 23.630 óbitos e 384.942 casos da covid-19. Só nas últimas 24h foram 3.298 novos casos e 84 novas mortes.

Rio de Janeiro