Topo

Rio de Janeiro

Paolla Oliveira e Gisele Bündchen dividem atenções em 'começo' da Sapucaí

Paolla Oliveira brilha durante último ensaio técnico da Grande Rio - Daniel Pinheiro/AgNews
Paolla Oliveira brilha durante último ensaio técnico da Grande Rio Imagem: Daniel Pinheiro/AgNews

Colaboração para o UOL, de São Paulo

19/02/2023 18h30

Começa na noite de hoje, os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro no Carnaval 2023. Às 22h, a Império Serrano abre a leva das seis escolas que se apresentam neste primeiro dia no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Mas o foco estará mesmo na segunda escola.

A Grande Rio, que venceu o desfile pela primeira vez na história em 2022, está sempre repleta de globais e homenageia Zeca Pagodinho no enredo deste ano, tem em Paolla Oliveira sua grande estrela como rainha de bateria.

A escola continuará com Paolla Oliveira como rainha de bateria, que assumiu o posto pela primeira vez em 2009 e desfilou cinco vezes com a escola desde então. Este ano, ela será a primeira rainha da escola a se apresentar por três desfiles consecutivos, considerando 2020, 2022 e 2023.

"Me sentindo linda, feliz e animada pro Carnaval desse ano. Minha única preocupação é fazer o meu melhor sempre", afirmou a atriz no início do ano, ao confirmar sua presença no desfile e ansiar trazer o título de bicampeã para a escola. "De volta ao calor, ao som, ao suor do Carnaval. Nosso desfile tá chegando e vai ser uma festa linda".

A Grande Rio ainda marca a estreia de Yasmin Brunet como musa da escola, e terá a influenciadora Pequena Lo e o cantor Xamã nos carros alegóricos.

Presença VIP do lado de fora

Do lado de fora da avenida, a expectativa fica pela presença de Gisele Bündchen que estará no camarote N1. Ela recebeu US$ 2 milhões (R$ 10,3 milhões) por três horas de evento.

Há uma preocupação dos outros camarotes para que a presença de Gisele ofusque os convidados.

Carnaval 2023: Zeca participa de ensaio técnico da Grande Rio

O que mais teremos?

À meia-noite, a terceira a se apresentar na Sapucaí será a Mocidade Independente de Padre Miguel. Com uma nova equipe, a escola trabalhará o enredo "Terra do meu céu, estrelas do meu chão", abordando o legado dos artistas do Alto do Moura, vilarejo no maior centro de arte figurativa das Américas.

A Unidos da Tijuca será a quarta escola a desfilar, com a cantora Lexa como rainha de bateria e, como tema, a história por trás da Baía de Todos-os-Santos, em Salvador. A última vitória da escola aconteceu em 2014 e garantiu a ela o quarto título de campeã.

Por volta das 2h, a Acadêmicos do Salgueiro entra na Sapucaí com Viviane Araújo como rainha de bateria (que também se apresentou no sábado com a Mancha Verde, em São Paulo) e sob o tema "Delírios de um Paraíso Vermelho". As fantasias da escola representarão anjos, demônios e "caveiras cavaleiras".

Encerra a noite de desfiles a Estação Primeira de Mangueira, que venceu pela última vez em 2019. Com o enredo "As Áfricas que a Bahia canta" e Evelyn Bastos como rainha, a escola também marca a estreia do apresentador Manoel Soares na Sapucaí.

"Existe uma parte da história brasileira que não está documentada em lugar nenhum, apenas nos blocos afros, e quem não conhece a história desses blocos não têm acesso a uma parcela da história da população. Então se eu puder contribuir para dar visibilidade a isso, pra mim será maravilhoso", disse Manoel sobre a importância do tema enredo ao UOL.

Na noite de segunda-feira (20) e madrugada de terça (21), desfilarão as seis escolas restantes: Paraíso do Tuiuti, Portela, Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense, Beija-Flor e Viradouro, respectivamente. As apresentações devem terminar próximo às 4h.

Mulher Melão no ensaio técnico da Mangueira

Rio de Janeiro