Topo

Rio de Janeiro

Saiba como será a apuração dos quesitos e o desempate no Carnaval do Rio

Do UOL, em São Paulo

25/02/2020 14h03

A escola de samba campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro de 2020 será conhecida amanhã à tarde. A apuração acontece na Sapucaí, a partir das 15h30. Acompanhe tudo em tempo real pelo UOL.

A apuração definirá também as duas escolas do Grupo Especial que serão rebaixadas para o Grupo de Acesso e a campeã do Acesso, que subirá para o Especial em 2021.

Os nove quesitos das notas são: bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre-sala/porta-bandeira.

Quesitos e notas

Os quesitos foram julgados, cada um, por cinco julgadores, que ocuparam as cinco cabines de julgamento do sambódromo.

Cada julgador dá notas às escolas de samba de 9,0 a 10 pontos. No Carnaval carioca são permitidas notas fracionadas, como 9,1, 9,2 e assim por diante, até a nota máxima, de 10 pontos.

O regulamento prevê que a leitura e a divulgação das notas acontece ordem que será estabelecida por meio do sorteio, realizado na Sede da Liesa, entre as 12h e 13h30 de amanhã.

São validadas "apenas as três notas intermediárias, deixando, assim, de considerar as duas notas extremas, ou sejam, a menor e a maior", diz o regulamento.

Desempate

Empates só são considerados na disputa da primeira posição. Para se configurar um empate, as escolas de samba em questão precisam ter, com as três notas válidas, somatório de pontos iguais em cada um dos nove quesitos.

Caso haja empate, os critérios de desempate para definir a campeã seguem a ordem inversa à sorteada para leitura dos quesitos. Sempre são comparadas as notas de um mesmo quesito, até que ocorra o desempate.

Persistindo o empate, o próximo critério é a escola com mais notas dez. O próximo passo é comparar as maiores notas de 9,9 para baixo. E, caso todas sigam iguais, a classificação é definida por sorteio.

Rio de Janeiro