Conteúdo publicado há 22 dias

Mangueira anuncia enredo para o Carnaval de 2025; confira

A Estação Primeira de Mangueira anunciou nesta quinta-feira (25) o seu enredo para a disputa do Carnaval 2025: "À Flor da Terra - No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões".

O que aconteceu

Enredo trata do apagamento e invisibilidade do povo preto. A ideia da agremiação é levar para a avenida a "presença negra na região central do Rio de Janeiro, desde a influência do povo bantu até a realidade atual dessa população", informa o anúncio do enredo.

O enredo foi idealizado pelo carnavalesco Sidnei França. Estreante no carnaval carioca, ele possui cinco conquistas de samba em São Paulo: Mocidade Alegre (2009, 2012, 2013 e 2014) e Águia de Ouro (2020).

"O entendimento da nossa terra revela a verdade sobre corpos assolados pelo apagamento de sua identidade preta. A alma carioca, atrevida por essência e banhada da ancestralidade bantu, é forjada por tantas dores e paixões, carregando na memória a cruel violência, mas também as experiências revolucionárias de liberdade, que nos ensinam a desafiar a morte, celebrar a vida e fazer carnaval", explica França.

Logo do Carnaval: a Mangueira também divulgou a logo para o desfile do carnaval de 2025. O vídeo, narrado por Conceição Evaristo, traz o anúncio do enredo com imagens registradas na comunidade da Zona Norte do Rio, um dos principais redutos do samba.

Em 2024, a Mangueira ficou na sétima colocação do Grupo Especial.

Deixe seu comentário

Só para assinantes