Sobrado de 400 m² é transformado em residência com ateliê e terraço com spa
Com parte das paredes modificadas, alguns acabamentos recuperados e outros renovados, e um projeto de interiores contemporâneo, o sobrado ficou com o jeito da dona, uma artista plástica e arte-terapeuta, jovem e solteira, que o adquiriu com intuito de ali receber os amigos e, principalmente, trabalhar com os seus clientes, a maioria deles crianças.
"Ela adora arte brasileira e queria uma casa bem alto astral e colorida, que adotasse materiais naturais como pedras e madeira de demolição, entre outros", enfatiza a arquiteta Cris Negreira, responsável pelos projetos de arquitetura e de interiores.
A proprietária precisava de um espaço amplo para desenvolver as atividades de arte-terapia com os pequenos. Assim, o ateliê acabou sendo o grande diferencial do projeto. Graças à planta em forma de U, a proposta instalou o cômodo ao fundo, propiciando privacidade durante as aulas e integração com as salas de estar e jantar através do jardim de inverno que, aliás, garante luz natural aos três ambientes.
O projeto repaginou a cozinha, aproveitando os granitos e os móveis existentes e criando uma pequena área de refeições, onde foi reservada uma parede para que a cliente artista interferisse. Os armários ficaram novos apenas com a troca de revestimentos e puxadores.
Os nichos deixados pelos antigos armários embutidos na sala de estar foram revestidos com papel de papel e ocupados por prateleiras onde foram dispostos objetos de decoração. Uma área foi fechada com porta para acomodar o bar.
Nas alturas
Se no térreo o ponto alto é o ateliê, no superior o destaque é o terraço equipado com spa e solarium. Quando usado como uma extensão da ala social, o terraço tem acesso pelo jardim de inverno. Senão, a área serve ao quarto da proprietária com total privacidade.
Os dois dormitórios posteriores foram transformados na suíte máster com direito a closet, lareira e um generoso banheiro. Com a demolição da parede que dividia os dois quartos, descobriu-se uma viga invertida no piso, o que obrigou a arquiteta a criar um desnível para escondê-la.
A pedido da proprietária, o projeto preservou os quartos da frente. Um foi reservado para o escritório e o outro para visitas. E, assim, o tradicional sobradinho transformou-se em uma aconchegante e espaçosa casa de solteiro. (Silvana Maria Rosso, colaboração para UOL)
Ficha técnica
Casa no Planalto Paulista, São Paulo
Projeto de Estúdio On
Detalhes do projeto- Área do Terreno 250 m²
- Área Construída 400 m²
- Início do Projeto 2007
- Conclusão da Obra 2008
- Projeto Cris Negreira
- Projeto de Paisagismo Fátima Flores
- Gerenciamento da Obra Marcos Silva