Para rir, chorar e aprender: listamos filmes e séries para ver na gravidez

Por Beatriz Zogaib

Roteiros que abordam a gravidez de forma leve, documentários que ajudam na escolha do parto, narrativas que fazem o coração ficar mais quentinho.

Ridofranz/iStock

Essas são as características dos vídeos que entraram para coleção selecionada por Universa para o período da gestação. Veja a seguir:

iStock

Workin Moms

Comédia leve, daquelas para esvaziar a cabeça e pensar sobre dilemas maternos que aparecem com o tempo. Na série canadense, quatro mães na faixa dos 30 e poucos anos precisam conciliar filhos, chefes, amor e a agitada vida em Toronto.
Divulgação

Trying

Comédia para deixar o coração quentinho. Sobre um casal que deseja um bebê, que não pode ter e, por isso, decide adotar.
Divulgação / Apple TV

Turma do peito

Uma viagem tragicômica pelo desafio de criar um novo ser sem manual de instruções. A série australiana traz choro, junto com o leite derramado e confronta a romantização da maternidade em sete episódios.
Divulgação

Do nada grávida

Durante uma bebedeira, uma especialista em fertilização se insemina com o esperma do ex-namorado. Agora, ela precisa explicar a gravidez e dar um jeito na confusão.
Divulgação / Netflix

Maid

É uma narrativa para lá de real: mostra, por exemplo, como o sistema público de assistência, apesar de válido, é burocrático. É uma trama que chega a ser chocante, mas necessária.
Ricardo Hubbs/Netflix

Amigos da Faculdade

Traz à tona alguns conflitos interessantes para quem tem ou não filhos através do reencontro de amigos 20 anos depois da graduação, que descobrem que o amor não ficou mais fácil com a idade.
Divulgação / Netflix

Plano B

Zoe faz uma inseminação artificial e é surpreendida com a possibilidade de um relacionamento. O filme, de 2010, voltou com tudo e é um dos mais assistidos na Netflix.
Divulgação

Mais uma chance

Eles querem muito um filho, mas, aos 40 e tantos, não conseguem, e a chegada da sobrinha traz esperanças.
Divulgação / Netflix

Como seria se?

Um teste de gravidez e a história dividida em dois universos paralelos: um com o positivo e outro depois do negativo. Ótimo filme para refletir sobre escolhas, relacionamentos e carreira.
Divulgação / Netflix

Ligeiramente grávidos

Uma jornalista de sucesso e um grande obstáculo; uma noite amorosa com Ben, um rapaz irresponsável que ela conheceu em um bar, e o resultado? Positivo.
Divulgação

O que esperar quando se está esperando

Baseado no livro de mesmo nome, o filme não é um guia recheado de informações, mas sim um leque de cenas cômicas e dramáticas pelas quais podemos aprender e refletir sobre dilemas da gravidez.
Divulgação

O começo da vida

Interessante e inspirador, é um documentário que nos convida a repensar os cuidados com os primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade.
Divulgação

O renascimento do parto

Um documentário sobre o alarmante número de cesarianas e partos com intervenções traumáticas, nos faz refletir e querer transformar.
Divulgação
Publicado em 29 de abril de 2024.