PUBLICIDADE
Topo

O que a final da Liga dos Campeões diz sobre o futuro da seleção?

Thiago Silva é titular da seleção e defenderá o Chelsea na final da Champions
Thiago Silva é titular da seleção e defenderá o Chelsea na final da Champions
Divulgação

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

08/05/2021 04h00

Manchester City e Chelsea disputam a final da Liga dos Campeões da Europa no próximo dia 29, na Turquia. O aguardado duelo entre times da Inglaterra pode ter em campo até quatro jogadores brasileiros frequentemente convocados para a seleção — apesar de nem sempre serem unanimidades.

Thiago Silva é o representante do Chelsea. Aos 36 anos, ele atuou em sete jogos desta Champions e foi um dos melhores do time, que só sofreu dois gols desde a ida das quartas de final.

Já finalista no ano passado, ele chega com moral.

Continua depois da publicidade

Mas ainda há contestação ao nome de Thiago Silva na seleção pela idade. Ele terá 38 anos na Copa do Qatar. Para Tite não importa: foi titular nos quatro jogos das Eliminatórias.

via GIPHY

Thiago Silva deve continuar sendo convocado para a seleção?

Resultado parcial

Total de 323 votos
38,70%
61,30%
Total de 323 votos

Valide seu voto

O goleiro Ederson, do Manchester City, foi titular da seleção em dois jogos das Eliminatórias, deixando Alisson no banco. Ele é visto pela seleção como tão pronto para jogar quanto o goleiro do Liverpool e Weverton, do Palmeiras.

Ederson foi titular 11 vezes na Champions e só tomou quatro gols.

Aos 36 anos, Fernandinho é multicampeão pelo Manchester City e tem seis jogos nesta Liga dos Campeões. Na volta das semifinais contra o PSG foi titular e capitão.

Porém, ele não é mais unanimidade na seleção desde a Copa do Mundo da Rússia. O último jogo foi na Copa América de 2019.

A comissão técnica da seleção gosta de Fernandinho, mas entende que outros nomes estão à frente nesse momento de renovação. O titular atual é Douglas Luiz, 22, do Aston Villa-ING.

Phil Noble/Reuters - Phil Noble/Reuters
Fernandinho, capitão do City, marca Neymar durante semifinal da Liga dos Campeões
Imagem: Phil Noble/Reuters
Continua depois da publicidade

O último brasileiro da lista é Gabriel Jesus.

Esse é xodó de Tite, maior artilheiro da seleção sob seu comando com os mesmos 18 gols de Neymar e vice-artilheiro no ciclo para a Copa de 2022 com oito gols - mesmo número de Richarlison e um a menos que Firmino. É nome certo nas convocações.

Na Liga dos Campeões 2020/2021, Jesus fez seis jogos e tem dois gols marcados. Fora do time titular, tenta recuperar prestígio com Pep Guardiola. Para Tite, é intocável.

Ferenc Isza/AFP - Ferenc Isza/AFP
Imagem: Ferenc Isza/AFP

Os próximos jogos da seleção serão pelas Eliminatórias contra Equador (4 de junho, no Beira-Rio) e Paraguai (8 de junho, em Assunção). Seis dias depois já tem estreia na Copa América, contra a Venezuela.

Será uma surpresa se pelo menos três dos quatro finalistas da Champions não estiverem na lista.

via GIPHY