Topo

Papo Preto #78: Thiago Jamelão fala sobre sua trajetória musical até lançar o EP 'Sóis'

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

11/05/2022 06h00

Nascido e criado na periferia de Goiânia, Thiago Jamelão está envolvido com a música desde a sua infância. Neste episódio de Papo Preto ele fala ao apresentador Yago Rodrigues como encontrou na música motivos para acreditar na vida depois de ter tido uma infância tão sofrida. No último dia 5 de maio ele lançou o EP 'Sóis', com parceria de Emicida e participação da Drika Barbosa.

"Eu me considero um operário da música. Comecei na igreja porque ela nos oferece uma possibilidade de aprender um instrumento, nós somos pobres e não temos condição de comprar. Meu primeiro instrumento foi bateria, mas quando vi que a guitarra ficava de lado, resolvi migrar para ela para poder tocar mais", diz ele a partir de 03:46 do arquivo acima. "Tocar era bom porque aliviava todo o inferno que a gente vivia."

Thiago conta que, aos 20 anos de idade, achava que ia morrer logo. "Para mim a vida acabaria nos 20. Até um certo momento eu vivi sem expectativa nenhuma, a não ser na expectativa diária de pensar que tinha que conseguir comida para levar para casa, expectativa da sobrevivência" (a partir de 10:49 do arquivo acima).

O contato com a música em Goiânia e depois em Brasília, para onde se mudou, fez com que a vida dele fizesse sentido e com que ele encontrasse o seu próprio caminho. "Quando a gente faz esse trajeto envolvido em tanta tristeza não consegue perceber a beleza do caminho, realmente a gente tem mais tristeza que alegria e acaba amplificando as coisas ruins. Mas tem muita coisa boa no caminho também e a música me salvou" (a partir de 12h50 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.