PUBLICIDADE
Topo

Papo Preto #35: Internacionalização dos corpos negros

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

16/06/2021 06h00

A primeira vez que o produtor de conteúdos Gerson Saldanha ouviu falar que existiam cursos superiores que poderiam o levar a conhecer outros países e outras línguas foi em uma das edições do Big Brother. Um participante negro falando em cursar comércio exterior fez uma porta se abrir para um universo desconhecido para ele.

Neste episódio de Papo Preto, Saldanha conta ao apresentador Yago Rodrigues que ter o apoio do pai pedreiro e da mãe dona de casa para estudar foi fundamental para acreditar que podia chegar aonde quisesse. "Eles sempre me falaram sobre o poder da educação, e me diziam que eu poderia ser o que eu quisesse se eu estudasse. Eu criança não entendia muito aquilo, mas na medida em que vamos crescendo vamos entendendo", diz a partir de 5:50 do arquivo acima.

Mas a realidade de quem vive nas periferias acaba sendo ter que entrar no mercado de trabalho logo que conclui o Ensino Médio e foi o que aconteceu com ele também. "Eu tinha medo de ir trabalhar e perder os estudos, porque tinha conseguido bolsa no pré-vestibular", conta.

Ele acabou entrando para ser aprendiz de marinheiro, no Espírito Santo. Lá, fez um curso para ser barbeiro e, um dia, cortando o cabelo, ele viu em um jornal o anúncio de uma bolsa de estudos para os Estados Unidos e resolveu participar (a partir de 9:43 do arquivo acima).

Aquele concurso mudou a vida de Saldanha para sempre. A redação dele venceu o concurso e o levou para os Estados Unidos, onde estudou inglês e aprendeu mais um monte de coisas. "Tive uma experiência tão boa nos EUA que queria replicar no Brasil quando voltasse".

Ele conta ao apresentador como fez desses relatos o seu ofício de produtor de conteúdo audiovisual de sucesso e ainda virou inspiração para mais um monte de jovens periféricos como ele (a partir de 15:10 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.