Topo

CarnaUOL

Globo suspende pagamento de escolas de samba para Carnaval: 'Incerteza'

Detalhes de carro-alegórico da Vila Isabel - Júlio César Guimarães/UOL
Detalhes de carro-alegórico da Vila Isabel Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Do UOL, no Rio

08/07/2020 12h29

A Globo suspendeu o pagamento das escolas de samba do Grupo Especial do Rio e São Paulo, referentes a transmissão exclusiva dos desfiles de Carnaval.

O motivo seria ainda a incerteza sobre a realização do evento, diante da situação da pandemia mundial do novo coronavírus.

A emissora se manifestou através de comunicado enviado ao UOL.

A dúvida, neste momento, é se, por conta dos impactos da pandemia de Covid-19, haverá desfiles no ano que vem ou se serão adiados. Por causa desta incerteza, a emissora não iniciou, até o momento, o pagamento dos valores referentes aos desfile de 2021. A TV Globo aguarda a evolução da situação

O UOL entrou em contato com algumas escolas de samba para comentar o assunto, mas até o momento não teve retorno.

Liga de São Paulo se manifesta

Em nota, os responsáveis pela Liga de Carnaval de São Paulo disse que não foi informada pela Globo sobre a suspensão do pagamento.

Em São Paulo, ao contrário do que dizem as notícias publicadas nesta quarta (8), não existe nenhum tipo de comunicação oficial em relação ao Carnaval de 2021 vinda da detentora dos direitos de transmissão dos desfiles, tampouco um atraso no cronograma de pagamentos.

Renovação do contrato

No ano passado, a Globo fechou um contrato válido por seis anos com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) para a compra dos direitos de transmissão dos desfiles das escolas do Grupo Especial.

Além dos desfiles do Rio, a Globo também tem os direitos para a transmissão dos desfiles das escolas de samba de São Paulo para todo o país (exceto para o Rio de Janeiro) nas noites de sexta-feira e sábado e, para o Rio, os desfiles da Série A.

A relação da Globo com o Carnaval do Rio é longa: Apenas um ano depois de inaugurada, em abril de 1965, a emissora passou a cobrir o carnaval do carioca e, em seguida, o carnaval pelo resto do país.

CarnaUOL