Topo

Minas Gerais

Cidades tradicionais do Carnaval mineiro cancelam folia

Comemorações de Carnaval de Ouro Preto, em 2019 - Marcus Desimoni/UOL
Comemorações de Carnaval de Ouro Preto, em 2019 Imagem: Marcus Desimoni/UOL

Do UOL, em São Paulo

29/01/2021 14h04Atualizada em 29/01/2021 14h04

As cidades Santana do Riacho, Ouro Preto, Mariana e Diamantina cancelaram o Carnaval deste ano em razão da pandemia de coronavírus, seguindo a postura do governo do estado.

Santana do Riacho anunciou por meio de decreto da prefeitura que haverá um lockdown — fechamento e restrições mais rígidas — na cidade entre os dias 12 e 16 de fevereiro, suspendendo o feriado de Carnaval.

Segundo publicação da administração, a decisão foi tomada após consultar o comitê de enfrentamento da covid-19 no município e manterá apenas serviços essenciais funcionando.

Já Ouro Preto cancelou as festividades e prometeu fazer um Carnaval de maneira online, evitando aglomerações. Segundo a prefeitura, a cidade entrou na "onda vermelha" do plano de controle dos casos de covid-19 no estado de Minas Gerais.

Contudo, a fase ganhou maior flexibilização e pôde contar com a abertura do comércio e outros setores.

.A cidade de Mariana também seguiu as recomendações e suspendeu os eventos envolvendo a festa.

Diamantina cancelou a folia, mas garantiu o funcionamento de serviços como o comércio, mas com restrições. Contudo, museus e igrejas continuam fechados.

O governo do estado mineiro suspendeu todos os pontos facultativos envolvendo o Carnaval.

"A medida tem por objetivo desestimular viagens e a ocorrência de eventos que possam gerar aglomeração e provocar o aumento de infecções pelo coronavírus", diz a nota divulgada ontem.

Minas Gerais