Topo

CarnaUOL

PE anuncia suspensão do carnaval 2021 devido à pandemia da covid-19

Galo da Madrugada arrasta foliões em Recife: Carnaval em PE será suspenso em 2021 - ANA LEAL/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO
Galo da Madrugada arrasta foliões em Recife: Carnaval em PE será suspenso em 2021 Imagem: ANA LEAL/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

17/12/2020 18h42

Depois de registrar quatro semanas seguidas de alta no número de casos da covid-19 e de internações por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), o governo de Pernambuco anunciou hoje que o Carnaval 2021 está suspenso em todo o estado. No ano que vem, o feriado da terça-feira ocorre no dia 16 de fevereiro.

O anúncio foi feito na tarde de hoje pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, que alegou não haver tempo para imunização da população antes de realizar os festejos.

"Esta não é uma decisão fácil, é com pesar que a anunciamos. Carnaval representa muito mais que uma festa para o povo pernambucano. Mas no atual momento de pandemia, não há possibilidade da realização de um acontecimento desse porte, que mobiliza multidões e é, por sua natureza, um momento de encontros e aglomeração e que, por vezes, reúne milhões de pessoas", afirma.

Longo anunciou também que o governador Paulo Câmara (PSB) prorrogou o decreto de calamidade pública por mais seis meses por conta da covid-19.

Segundo boletim divulgado hoje pelo governo, foram 1.646 casos da covid-19 confirmados nas últimas 24 horas, 59 deles de SRAG. Pernambuco totaliza agora 203.497 casos confirmados da doença. Também foram confirmadas 22 mortes ocorridas entre os dias 23 de outubro e 16 de dezembro. Com isso, o estado já registra 9.361 óbitos confirmados pelo novo coronavírus.

"Nós ainda não vencemos a pandemia. Estamos acompanhando com muita preocupação cenários que estão acontecendo, em especial no Sul do país, com aumento muito expressivo nos números de casos e mortes. Aqui em Pernambuco isso tem ocorrido em menores patamares, mas é preciso atender a luz de alerta", diz Longo.

No estado, mais 150 leitos foram abertos nas últimas semanas em todas as regiões para dar conta dos pacientes que estão chegando com a forma grave da doença. Hoje, mais de 800 pessoas internadas em um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em Pernambuco.

CarnaUOL