Topo

Artistas de Parintins (AM) chegam a SP para ajudar na confecção do Carnaval

Império de Casa Verde desfilando no Anhembi em 2020 - Ricardo Matsukawa/UOL
Império de Casa Verde desfilando no Anhembi em 2020 Imagem: Ricardo Matsukawa/UOL

Do UOL, em São Paulo

05/01/2021 21h21

A Liga-SP (Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo) anunciou hoje artistas vindos de Parintins (AM) começam a chegar em São Paulo para trabalhar na confecção dos desfiles para o Carnaval de 2021.

Em comunicado, a organização afirma que oferecerá testes de coronavírus para os trabalhadores que chegarem, que devem passar por uma quarentena imposta pelas escolas de samba responsáveis pelos contratos.

"Todos os anos, profissionais de diversas vertentes vêm para a capital paulista, para trabalhar na execução das alegorias que desfilam no próximo Carnaval. Em 2021, com todas as ressalvas e incertezas, é necessário garantir também a proteção dos artistas envolvidos no espetáculo, a começar pelo trabalho dos barracões", afirma a Liga-SP.

O texto informa que os trabalhos nos barracões das agremiações paulistanas funcionarão com uso obrigatório de máscara, álcool em gel e distanciamento social.

A prática de contratar artistas vindos de Parintins para trabalhar na confecção das alegorias e fantasias das escolas de samba não é novidade e faz parte da rotina dos parintinenses desde os anos 1990. Até julho eles se dedicam ao Festival Folclórico de Parintins para, então, viajarem para o Sudeste para integrar as equipes das escolas de samba.

Carnaval em julho

A Liga-SP agendou os desfiles das escolas de samba da cidade para o feriado estadual de 9 de julho, que marca a Revolução Constitucionalista no estado. A realização, no entanto, depende diretamente do bom andamento da vacinação contra a covid-19 e das diretrizes impostas pelo Plano SP.

"O desfile das escolas de samba deve ocorrer em julho de 2021, havendo vacinação para a população e de acordo com a posição da capital no Plano São Paulo, que determina a reabertura econômica de todos os setores, considerando a disponibilidade de leitos de UTI e o ritmo de contágio da covid-19, bem como as diretrizes que devem ser seguidas para que aglomerações sejam evitadas", diz a nota.

No dia 22 de dezembro, as escolas de samba sortearam a ordem dos desfiles do próximo Carnaval.

No Grupo Especial, as apresentações começarão com Acadêmicos do Tucuruvi, Colorado do Brás, Mancha Verde, Tom Maior, Unidos de Vila Maria, Acadêmicos do Tatuapé e, pondo fim na sexta-feira, Dragões da Real.

No sábado, o desfile segue com Vai-Vai, Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Barroca Zona Sul, Rosas de Ouro e Império de Casa Verde.