Madeira e jogo de transparência e opacidade compõem a casa de praia
A escolha por um lote no Condomínio Terra Vista Vila Golf, situado em Trancoso, BA, parece não ser muito difícil. A paisagem fascinante formada por mar e montanhas torna o lugar um dos mais apreciados do Brasil. Não foi à toa que um casal de ingleses decidiu adquirir esse terreno de 1500 m² e entregar o projeto de sua casa de veraneio ao escritório de arquitetura David Bastos.
A intenção de criar uma residência adequada ao local, valorizando elementos da natureza e adotando material e mão-de-obra regionais, orientou o projeto. O arquiteto elegeu um sistema construtivo constituído por estrutura mista de concreto e madeira, tendo pilares de eucalipto autoclavado com seção circular de 30 cm de diâmetro. A solução conferiu o clima de rusticidade apropriado à essa belíssima cidade do litoral baiano.
O telhado de madeira é um dos destaques da casa - lâminas de taubilha de reflorestamento (telhas feitas com sobras de madeiras nobres) com selo ecológico proporcionam um aspecto leve e integram a construção à natureza. Mais uma madeira aparece – a peroba mica – utilizada no forro que acompanha a inclinação do telhado.
Suítes e isolamento acústico
A planta em L favoreceu a distribuição racional e harmoniosa dos espaços. De um lado fica o pavilhão de estar e lazer e, de outro, a ala íntima. Esses dois blocos são interligados por uma passarela e têm em comum a área da piscina em formato irregular. “A proposta foi criar amplas área de convívio social com ambientes abertos para a piscina e o deck”, afirma o arquiteto Caio Bandeira, da equipe de David Bastos.
Aproveitando o desnível de três metros do terreno, o projeto cria a ala íntima com dois pavimentos. No inferior foram instaladas quatro suítes e a suíte máster ocupa todo o andar mais alto. Com ampla varanda em L, a suíte precisou receber tratamento acústico por conta da presença de um clube nas redondezas. Para isso, foram especificadas esquadrias duplas de madeira e paredes também duplas de alvenaria vazadas e revestidas com lã de vidro.
As fachadas do pavilhão de convívio apresentam interessante jogo de cheios e vazios promovidos pelos panos de vidro e portas venezianas de madeira alternadas com alvenaria estrutural. Internamente todos os ambientes são inundados por luz natural graças às aberturas laterais. Todos os espaços são integrados e se abrem para o exterior de modo que moradores e hóspedes possam desfrutar da paisagem local. (Ledy Valporto Leal, colaboração para o UOL)
Ficha técnica
Casa 62, Trancoso (BA)
Projeto de David Bastos
Detalhes do projeto- Área do Terreno 2.600 m²
- Área Construída 730 m²
- Início do Projeto julho/2006
- Conclusão da Obra dezembro/2008
- Projeto David Bastos
- Equipe Caio Bandeira (arquiteto), Arthur Erlon (desenhista)
- Colaboradores Tiago Martins, Rita Monteiro, Elliza Mota, Dec. Mainah Coin e Tadeu Oliveira
- Projeto Estrutural - Concreto Mirante Construtora
- Construção Mirante Construtora
- Projeto de Instalações Elétricas Mirante Construtora
- Projeto Luminotécnico Ligth Works