Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Dez capitais suspendem aplicação da 1ª dose da vacina contra covid-19

Do VivaBem, em São Paulo

26/07/2021 09h04Atualizada em 26/07/2021 21h58

Ao menos dez capitais brasileiras estão com a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 suspensa hoje devido à falta de imunizantes. Belém (PA), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Vitória (ES), Natal (RN) e Curitiba (PR) tiveram que pausar a campanha.

No final do mês passado, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que toda a população adulta do Brasil terá a oportunidade de receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus até o fim de setembro. Apesar da promessa, estados e municípios seguem com falta de imunizantes.

Confira abaixo como está a vacinação nas capitais que enfrentam a falta de vacinas:

Belém

A prefeitura de Belém suspendeu a aplicação da 1ª dose de vacina contra o novo coronavírus devido à falta de imunizantes.

Sem previsão de um novo lote, a prefeitura declarou que "tanto o município de Belém, quanto o estado do Pará, aguardam a chegada de novas doses que são encaminhadas pelo Ministério da Saúde".

"A Secretaria Municipal de Saúde de Belém segue informando a população pelos canais de comunicação próprios o site, pelas redes sociais da secretaria e prefeitura e também através da imprensa."

Campo Grande

No site oficial do município, a prefeitura declarou que hoje a vacinação para a 1ª dose foi suspensa. A campanha segue ocorrendo apenas para a segunda dose. A prefeitura informa que "aguarda o recebimento de uma nova remessa de vacinas do Ministério da Saúde para abrir calendário de primeira dose".

À reportagem, a Secretaria de Saúde explicou que a vacinação está paralisada desde quinta-feira (22), por falta de vacinas.

"A programação de envio é repassada para a Secretaria Estadual de Saúde e, posteriormente, comunicada ao município. Neste momento, não há previsão oficial para recebimento de novas doses."

No último dia 13, Campo Grande também havia suspendido a vacinação por estar sem imunizantes.

Florianópolis

Florianópolis está realizando hoje uma ação focada na segunda dose em razão da falta de imunizantes para a primeira aplicação. No município, a aplicação da 1ª dose é apenas para gestantes, lactantes e puérperas — mulheres que deram à luz há menos de 45 dias.

"Florianópolis pode aplicar a vacina rapidamente, assim que chegam os imunizantes. Para avançar na aplicação de primeira dose, a administração municipal aguarda o recebimento de mais imunizantes. O envio é feito pelo governo estadual, não temos a previsão em data fechada", informou a Secretaria de Saúde do município.

João Pessoa

A Prefeitura de João Pessoa aplica apenas a segunda dose da AstraZeneca (Fiocruz) para quem tomou a primeira dose há 90 dias, e CoronaVac (Butantan), para quem recebeu a dose inicial há mais de 28 dias. Os locais de vacinação estão disponíveis no site da prefeitura.

Maceió

Na noite de sexta-feira (23), a prefeitura de Maceió anunciou em seu site que a "aplicação da primeira dose será retomada quando a Prefeitura receber novas doses das vacinas".

"Desde sábado Maceió conta com vacinação exclusiva para 2ª dose, tanto de AstraZeneca, como de CoronaVac. No caso da AstraZeneca está sendo antecipada a conclusão da imunização de quem tinha 2ª dose agendada até o dia 31 de julho."

Apesar do comunicado, diversos moradores do município comentaram na página da prefeitura no Instagram de que foram hoje aos postos de saúde para se vacinarem com a primeira dose e não conseguiram. Eles alegaram não ter sido informados que a vacinação foi suspensa na cidade.

Ao VivaBem, a pasta declarou que "toda a divulgação sobre a vacinação contra a covid-19 em Maceió vem sendo feita nos canais oficiais da Prefeitura (site e redes sociais), assim como pela imprensa local. A retomada e ampliação da vacinação depende do recebimento de novas doses."

Natal

A prefeitura de Natal informou hoje que suspendeu a vacinação contra a covid-19 porque todas as doses que o município tinha já foram aplicadas. Amanhã, porém, continuará a ser aplicada a segunda dose da CoronaVac e da AstraZeneca.

"A prefeitura aguarda o envio pelo Ministério da Saúde de nova remessa de vacinas para retomar a aplicação da D1", diz nota publicada no site da prefeitura.

Rio de Janeiro

A aplicação de primeira dose da vacina contra a covid-19 continua paralisada hoje na capital do Rio de Janeiro por falta de imunizantes. Desde sexta-feira (23), a aplicação da primeira dose está suspensa na cidade.

Em nota enviada ao VivaBem, a Secretaria Municipal de Saúde declarou que, "por já ter aplicado todas as vacinas destinadas à primeira dose (D1) contra a covid-19 e para garantir estoque para as segundas doses (D2) programadas, o município do Rio de Janeiro suspendeu momentaneamente seu calendário de vacinação de D1".

A pasta explicou que os postos de vacinação da cidade seguem funcionando para atender as pessoas que já estão agendadas para receber a segunda dose nos próximos dias.

Na tarde de hoje, o prefeito Eduardo Paes (DEM) disse que o Ministério da Saúde informou que as entregas relativas a esta semana serão antecipadas para a noite de hoje. "Na quarta [28] retomamos a vacinação e vamos manter as idades previstas para essa semana."

Salvador

A SMS (Secretaria Municipal da Saúde) de Salvador, na Bahia, está fazendo um mutirão de aplicação da 2ª dose da vacina contra a covid-19. Todos os locais de vacinação serão exclusivamente para as pessoas que já receberam a primeira dose.

"A vacinação com a primeira dose para o público habilitado segue suspensa. A SMS aguarda o envio de um novo lote de imunizantes pelo governo federal para retomar esta estratégia", informou.

Vitória

A prefeitura de Vitória informou que hoje está sendo aplicada apenas a segunda dose da vacina da AstraZeneca no município.

"A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) aguarda a chegada de vacinas para retomar com a aplicação da primeira dose", informou a pasta ao VivaBem.

Curitiba

Em nota publicada em seu site oficial, a prefeitura de Curitiba informou ter aplicado todo o estoque de vacinas destinadas ao público em geral e que, a partir de amanhã (27), vai seguir "apenas com o calendário de segunda dose até que um novo lote seja entregue".

"Nesta segunda-feira (26), a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba completou o atendimento ao grupo de 36 anos de idade. Para vacinar novas faixas etárias, a cidade precisa receber do Ministério da Saúde e do governo do estado mais remessas de imunizantes", acrescentou.