Minoxidil: para que serve, como tomar, efeitos e bula completa

O minoxidil é indicado para o tratamento de calvície hereditária, estimulando o crescimento capilar. Normalmente, é utilizado de forma tópica, com aplicação direta no couro cabeludo. O medicamento está disponível para venda com diferentes nomes comerciais, como Aloxidil, Rogaine e Loniten, por exemplo, podendo ainda ser manipulado na farmácia ou encontrado na versão genérica apenas como minoxidil 5%.
Embora exista a versão oral, a Anvisa não recomenda o uso para tratamento da calvície devido a seu efeito vasodilatador. O minoxidil oral é um medicamento considerado muito potente para o tratamento de pressão alta e pode trazer riscos graves ao paciente se usado para outros fins. Sua utilização deve sempre ser orientada por um médico.
Confira, a seguir, todas as informações encontradas na bula do minoxidil versão tópica.
Minoxidil: para que serve e bula completa
Para que serve o minoxidil? O que ele trata?
O minoxidil é indicado no tratamento da alopecia androgênica (calvície hereditária).
Como minoxidil funciona?
Ao aplicar o medicamento diretamente no couro cabeludo, ele pode ajudar a reverter a queda de cabelo em quem tem calvície hereditária. As pesquisas científicas descrevem que, por ser um vasodilatador, o medicamento promove o aumento do fluxo sanguíneo no couro cabeludo, o que pode estimular o aparecimento de novos fios. Além disso, ele atua nas células capilares por meio dos canais de potássio, acelerando o ciclo dos fios: de sua fase telógena (de repouso) para a anágena (de crescimento).
É preciso usá-lo por, pelo menos, dois meses, duas vezes ao dia, para começar a notar os resultados no crescimento dos fios. O tempo para alcançar os melhores resultados e a quantidade de cabelo que vai crescer pode variar de pessoa para pessoa.
Precisa de receita médica para comprar minoxidil?
Não há necessidade de receita médica para comprar minoxidil.

Como usar o minoxidil?
Use este medicamento apenas para aplicação externa. Não é necessário lavar o cabelo antes de usar o minoxidil, mas se for lavar, utilize um xampu suave e evite produtos com silicone.
Aplique o produto somente quando o cabelo e o couro cabeludo estiverem completamente secos. Aguarde pelo menos quatro horas após a aplicação para lavar o cabelo novamente.
Secadores, géis, cremes ou sprays não afetam o efeito do minoxidil, e o uso de tinturas ou permanentes também não interfere na sua ação. No entanto, para evitar irritações, certifique-se de que não há resquícios de minoxidil no couro cabeludo antes de usar produtos químicos. Além disso, para obter melhores resultados, evite aplicar o medicamento no mesmo dia em que utilizar esses produtos.
Para aplicação, você pode seguir esses passos:
1. Aplique 1 ml de minoxidil no couro cabeludo, cobrindo a área calva e as regiões próximas, duas vezes ao dia. Comece no centro da área afetada e espalhe com a ponta dos dedos cobrindo toda a área a ser tratada. Se estiver usando a bomba spray, aponte para o centro, pressione uma vez, espalhe com os dedos e repita até completar seis aplicações, totalizando 1 ml. Importante: não use o produto com o frasco posicionado de "cabeça para baixo", pois pode provocar o mau funcionamento da válvula.
2. Massageie o couro cabeludo com movimentos circulares em direção ao topo da cabeça para favorecer a microcirculação. Não é necessário enxaguar após a aplicação, e você pode pentear o cabelo normalmente. Lave bem as mãos após o uso. Não ultrapasse 2 ml por dia, divididos em duas aplicações (manhã e noite).
Se interromper o uso, o crescimento de novos fios será interrompido e o cabelo pode voltar ao estado anterior em três a quatro meses sem tratamento. Por isso, siga as orientações do seu médico, respeitando os horários, as doses e o tempo indicado para o tratamento. Não pare de usar o medicamento sem avisar o médico antes.
Quais as contraindicações do minoxidil? Quem não deve tomar?
Não utilize o minoxidil se você tiver alergia ou hipersensibilidade a qualquer ingrediente da fórmula.
Embora o fabricante declare que o medicamento é contraindicado para mulheres, o fármaco tem sido prescrito por médicos para esse grupo em alguns casos. No entanto, como não existem estudos de segurança, ele não é recomendado para mulheres grávidas ou em período de amamentação.
O que saber antes de usar este medicamento?
Use o produto somente na dose indicada pelo médico.
Verifique se o couro cabeludo está saudável. Não use se a pele ou o couro cabeludo estiverem inflamados, vermelhos, irritados, doloridos, ou em casos de queimaduras solares e dermatites.
Não é recomendado para perda de cabelo repentina, calvície completa ou queda causada por medicamentos, deficiências alimentares, quimioterapia, problemas de saúde ou danos ao couro cabeludo.
O medicamento não deve ser usado na ausência de história familiar de perda de cabelo ou se a razão para a perda de cabelo for desconhecida.
Em alguns pacientes, pode ocorrer mudança na cor e/ou textura do cabelo.
Informe ao médico se você tem problemas no coração.
O produto deve ser usado apenas externamente. Se for ingerido acidentalmente, procure um médico imediatamente.
Evite contato com os olhos ou pele irritada, machucada e mucosas. Se isso ocorrer, lave com grande quantidade de água corrente fria. Se a irritação persistir, consulte o médico.
Não use o spray perto de fogo ou enquanto fuma, pois o produto é inflamável. Além disso, também não é indicado inalar o spray.
Não utilize junto com outros medicamentos de uso local, como a tretinoína e a antralina, pois isso pode aumentar a absorção.
Este medicamento contém álcool, o que pode causar ardência ou irritação nos olhos.
A eficácia do minoxidil pode variar de pessoa para pessoa. Informe ao médico sobre o uso de outros medicamentos antes de começar o tratamento.
Sempre use o produto sob orientação médica para garantir sua segurança.
Onde armazenar o minoxidil?
Mantenha o produto em temperatura ambiente, entre 15°C e 30°C, longe do calor.
Após usar, limpe a parte externa do aplicador (válvula spray) e feche bem o frasco.
Verifique o número do lote e as datas de fabricação e validade na embalagem. Não use se estiver vencido.
Guarde o medicamento em sua embalagem original e fora do alcance de crianças.
O minoxidil é uma solução clara, levemente amarelada, sem partículas estranhas e odor característico. Se notar alguma mudança no aspecto, mesmo dentro do prazo de validade, consulte o farmacêutico antes de usá-lo.
A válvula spray pode entupir ou não funcionar bem por causa da cristalização do produto. No entanto, isso é menos provável de acontecer se o medicamento for usado todos os dias, seguindo corretamente a dose e as orientações do médico até o fim do tratamento.
O que fazer se esquecer de usar este medicamento?
Se você esquecer de usar o minoxidil no horário indicado, aplique assim que lembrar. O esquecimento de dose pode comprometer a eficácia do tratamento. Mas, se já estiver perto da próxima dose, pule a dose esquecida e continue com o horário normal. Nunca use o dobro de medicamento para compensar o esquecimento. Caso tenha dúvidas, procure ajuda do farmacêutico ou do médico.
Quais os possíveis efeitos colaterais e reações adversas do minoxidil?
Vermelhidão ou irritação do couro cabeludo: informe seu médico se esses sintomas persistirem ou se surgirem reações desagradáveis.
Efeitos sistêmicos (muito raros): uso abusivo do medicamento, diferenças individuais ou sensibilidade anormal podem levar a palpitações, dor no peito (tipo aperto), fraqueza, tontura, aumento inesperado de peso, suor excessivo nas mãos e nos pés e inchaço. Caso esses sintomas apareçam, interrompa o uso e procure seu médico.
Efeitos comuns (ocorrem em 1% a 10% dos pacientes): crescimento de cabelos indesejados fora do couro cabeludo (como no rosto de mulheres), reação alérgica local, coceira, ressecamento ou descamação do couro cabeludo e aumento temporário da queda de cabelo (geralmente nas primeiras semanas). Se a queda persistir por mais de duas semanas, suspenda o uso e consulte um médico.
Efeitos muito raros (menos de 0,01% dos pacientes): inflamação alérgica da pele, inflamação no folículo capilar e aumento da oleosidade das glândulas sebáceas.
Além de informar seu médico, farmacêutico ou cirurgião-dentista sobre qualquer reação indesejada, entre em contato com o serviço de atendimento do fabricante para reportar o problema.
O que pode acontecer em caso de superdosagem?
Não existem casos conhecidos de superdosagem ao usar minoxidil 5% no couro cabeludo. No entanto, se for ingerido acidentalmente, pode causar problemas no corpo relacionados à dilatação dos vasos sanguíneos. Os sintomas podem incluir retenção de líquidos, queda na pressão arterial e batimentos cardíacos acelerados. Se isso acontecer, procure um médico imediatamente para receber o tratamento necessário.
Se alguém usar uma quantidade muito grande do medicamento, busque ajuda médica o mais rápido possível e leve a embalagem ou a bula com você, se puder. Ligue para 0800 722 6001 (Disque Intoxicação), se você precisar de mais orientações.
Revisão técnica do texto feita por: Reginaldo Tavares Franquez, farmacêutico e coordenador do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.