Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Secretário pede entrega de vacinas no RJ; novo lote irá apenas para 2ª dose

Os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro devem receber imunizantes hoje, mas eles não serão destinados a novos grupos  - Reprodução
Os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro devem receber imunizantes hoje, mas eles não serão destinados a novos grupos Imagem: Reprodução

De VivaBem, em São Paulo*

24/07/2021 11h14Atualizada em 24/07/2021 13h59

Depois de a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) anunciar a entrega de 197 mil doses da vacina Oxford/Astrazeneca aos 92 municípios fluminenses, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, explicou que as 76 mil doses enviadas à capital irão apenas para segunda dose.

Em entrevista à CBN Rio, Soranz explicou que a aplicação de primeira dose na cidade continuará suspensa, como anunciado no final da tarde de ontem, por falta de imunizantes direcionados à vacinação de novos grupos, e ainda pediu agilidade no plano de logística do Ministério da Saúde.

"Essas 76.340 doses vão vir para o município do rio de janeiro. Elas estão previstas para serem usadas como segunda dose, para as pessoas que já tem um agendamento prévio. (...) A nossa expectativa na próxima semana é realizar 146 mil aplicações de segunda dose da Astrazeneca, e elas vão ser utilizadas para compor esse grupo de vacinas. Infelizmente esse quantitativo de doses não está previsto para vacinar novas pessoas e aplicar a primeira dose da vacina", explicou o secretário.

Segundo ele, a prefeitura planejou o calendário de vacinação levando em conta os contratos do Ministério da Saúde com as indústrias produtoras: Pfizer, Fiocruz, o consórcio da Covax Facility e o Instituto Butantã. Mas mesmo com o cumprimento do prazo por parte das instituições, a entrega está fora do cronograma.

"Infelizmente houve um problema na logística do ministério, que a gente não sabe o que aconteceu, e as vacinas não estão sendo distribuídas. A gente está com 10 milhões de doses de vacina no ministério aguardando a pauta de distribuição para estados e municípios", afirmou Soranz.

"O nosso apelo é que as vacinas fossem entregues já no dia de hoje, para que a gente pudesse retomar já na segunda-feira o nosso calendário normal. Cada dia que as vacinas ficam paradas importa muito, são vidas das pessoas que estão em jogo, então é muito importante que tenha o sentimento de urgência, que as vacinas nunca esperem mais de 24 horas para ser distribuídas", defendeu.

O secretário alegou também que a logística de distribuição no Rio de Janeiro, com as vacinas estocadas em São Paulo, seria rápida, mas que a falta de "pauta" por parte da Pasta cria uma barreira no processo.

"O problema é que até agora não tem uma pauta de quantas vacinas vão ser distribuídas para cada estado da federação. Sem pauta o departamento de logística não poder realizar a distribuição", concluiu ele em entrevista à rádio carioca.

Distribuição da Astrazeneca para segunda dose

Para distribuir o lote de vacinas para segunda dose, o estado do Rio de Janeiro criou uma operação especial: os municípios das regiões Norte, Noroeste, Baixada Litorânea e Costa Verde - mais distantes -, receberão os imunizantes por três helicópteros, que partem do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar, em Niterói, região metropolitana do estado.

Já para as demais cidades, a entrega será realizada por vans e caminhões, com escolta da Polícia Militar.

A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS) afirma que a distribuição do imunizante é feita de forma proporcional e igualitária a todos os 92 municípios. O secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, disse que o estado do Rio de Janeiro atingiu, esta semana, a marca de mais de 10 milhões de doses aplicadas contra a covid-19.

"Isso representa 53,7% da população com 18 anos ou mais imunizada com a primeira dose e 21,8% com a segunda dose ou dose única do esquema vacinal. Neste momento, é importante que os municípios realizem uma busca ativa para identificar as pessoas que ainda não retornaram aos postos para tomar a segunda dose da vacina".

Imunização foi suspensa para garantir segunda dose

O município do Rio de Janeiro suspendeu ontem a aplicação de primeira dose da vacina contra a covid-19 por falta de imunizantes.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a medida tem o objetivo de garantir a aplicação de segunda dose em que já recebeu a primeira aplicação da vacina.

O anúncio foi feito no fim da tarde e, de acordo com a pasta, a medida será mantida até que o Ministério da Saúde distribua mais vacinas.

A partir de hoje, 23/07, o município do Rio de Janeiro vai aplicar somente a 2ª dose da vacina, conforme data marcada no comprovante, ficando suspensa a aplicação de 1ª dose, até recebermos novas doses do Ministério da Saúde. A medida visa garantir a aplicação da 2ª dose. pic.twitter.com/1ENc7KBrgk

-- Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (@Saude_Rio) July 23, 2021

Um estudo da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgado hoje aponta que o avanço da vacinação contra a covid-19 no Brasil pode ter poupado a vida de 40 a 55 mil idosos. Além disso, a vacina pode ter evitado a hospitalização de milhares de pessoas com mais de 60 anos.

*com informações da Agência Brasil