Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


7 capitais suspendem aplicação da 1ª dose contra covid por falta de vacinas

10.mar.2021 - Mulher é vacinada em drive-thru de Aracaju, Sergipe. A capital é uma das afetadas pela falta de imunizantes - Marcelle Cristinne/Prefeitura de Aracaju
10.mar.2021 - Mulher é vacinada em drive-thru de Aracaju, Sergipe. A capital é uma das afetadas pela falta de imunizantes Imagem: Marcelle Cristinne/Prefeitura de Aracaju

Do VivaBem, em São Paulo

13/07/2021 19h25Atualizada em 13/07/2021 20h44

Ao menos sete capitais brasileiras estão com a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 suspensas hoje devido à falta de imunizantes. São elas: Campo Grande (MS), Manaus (AM), Curitiba (PR), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Natal (RN) e Vitória (ES).

No final do mês passado, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que toda a população adulta do Brasil terá a oportunidade de receber a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus até o fim de setembro. Apesar da promessa, estados e municípios seguem suspendendo a vacinação por falta de imunizantes.

Confira abaixo como está a vacinação nas capitais que enfrentam a falta de vacinas:

Campo Grande

Campo Grande (MS) está aplicando hoje apenas a 2ª dose das vacinas da CoronaVac (para aqueles que tomaram a 1ª dose até o dia 20 de junho) e da Pfizer (com aplicação da 1ª dose até o dia 13 de maio).

"O Município aguarda a chegada de novas remessas para retomar a vacinação com a primeira dose", informou o site da prefeitura. A lista com os postos de vacinação estão no site do município.

Manaus

No domingo (11), a prefeitura de Manaus explicou que todo o estoque disponível para a primeira dose no município foi aplicado até a sexta-feira (9). Segundo a pasta, a aplicação da primeira dose estará paralisada até amanhã e a campanha continua acontecendo para a 2ª dose dos laboratórios da Pfizer e AstraZeneca/Oxford.

As aplicações de 2ª dose estão acontecendo em oito UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município, das 9h às 16h.

Curitiba

Curitiba informou que quase todas as vacinas da última remessa recebida foram aplicadas e o município está sem imunizantes para a primeira dose. "Para seguir avançando a vacinação por idade, aguardamos a chegada de novas doses."

Segundo a prefeitura, a cidade conseguiria aplicar mais de 30 mil doses por dia caso tivesse vacinas na quantidade necessária.

"Em menos de 20 dias [Curitiba] seria capaz de terminar de imunizar com ao menos uma dose toda a sua população com mais de 18 anos [se houvesse imunizantes]."

Mesmo sem receber um novo lote de imunizantes para a primeira dose, a prefeitura declarou que os pontos de vacinação só poderão reabrir a partir de quinta-feira (15) e sexta-feira (16) para aplicar a segunda dose da AstraZeneca (para aqueles que se imunizaram com a primeira dose entre os dias 17 e 23 de abril) e da CoronaVac (para pessoas de 54 e 53 anos, professores e outros que receberam este imunizante entre 15 e 19 de junho).

João Pessoa

João Pessoa está vacinando com a 1ª dose somente as grávidas e puérperas — que deram à luz há 45 dias — sem comorbidades enquanto "aguarda a chegada de novo lote de vacinas".

Respondendo uma internauta no perfil do Facebook, a prefeitura declarou que "desde sábado não está havendo agendamento para a primeira dose pela faixa etária, pois estamos aguardando o repasse de mais vacinas pelo governo federal. Quando chegarem novas remessas, iremos abrir novamente a vacinação por idade.".

A aplicação da segunda dose está acontecendo para as vacinas da AstraZeneca (Fiocruz), para quem tomou a primeira dose há 90 dias, e CoronaVac (Butantan), para quem recebeu a dose inicial há mais de 28 dias. Os locais de vacinação estão disponíveis no site da prefeitura.

Aracaju

A prefeitura de Aracaju anunciou na noite de ontem a suspensão da vacinação para as pessoas com 34 anos. A imunização na primeira dose segue para grávidas e puérperas, e a segunda dose continua sendo aplicada em todos os públicos.

"Todo o estoque de 1ª dose disponível para vacinar as pessoas com 34 anos foi usado. Por isso, mais uma vez, a vacinação será interrompida. Continuamos vacinando gestantes e puérperas com a 1ª dose e público geral com a 2ª dose. Assim que recebermos mais imunizantes, divulgaremos um novo cronograma de vacinação."

Natal

A prefeitura de Natal dedicou o dia de hoje somente para a aplicação da segunda dose dos imunizantes de AstraZeneca/Oxford e CoronaVac. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a falta de estoque ocorreu em razão do "total da última remessa feita, de 7.134 doses de vacinas, ser direcionada para o público de 38 e 37 anos sem comorbidades, além dos trabalhadores da indústria, de 29 anos e mais".

"Após a chegada de novas doses pelo Ministério da Saúde, a SMS [Secretaria Municipal de Saúde de] Natal vai retomar a vacinação da D1 [primeira dose] e anunciar os novos públicos."

Vitória

Vitória também paralisou a vacinação da primeira dose por falta de imunizantes. Em resposta a uma internauta, a prefeitura declarou que "o quantitativo de doses enviadas ao município pelo Estado, bem como o grupo que deverá ser vacinado são definidos pela Secretaria Estadual de Saúde".

E completou: "Aguardamos a chegada de novas doses para reabrir o agendamento".

Hoje, a prefeitura do município abriu o agendamento para a vacinação de gestantes e puérperas para a 1ª dose, e para a 2ª dose de pessoas que receberam a vacina AstraZeneca até dia 07 de maio. "Serão 200 vagas para o primeiro público e 800 vagas para a segunda dose", explicou.

O VivaBem entrou em contato com todas as capitais com falta de imunizantes. Assim que tivermos retorno, os posicionamentos serão inseridos nesta nota.