PUBLICIDADE

Topo

Se está difícil voltar ao presencial, saiba como ter mais ânimo e energia

Thaís Lopes Aidar e Claudia Dias

Colaboração para Universa

27/05/2022 04h00

Verdade seja dita: não é nada fácil voltar ao trampo depois de um período sem botar os pés na empresa. Seja no pós-férias (sério que são só 30 dias?), no retorno de um feriadão (agora só em setembro) ou na retomada do presencial (tem muita gente nesse movimento), encontrar ânimo e energia para encarar o mesmo espaço de trabalho pede um help, o que pode vir por meio do Feng Shui.

"Despedir-se dos hábitos velhos e se preparar para receber os novos é muito importante. E, nesses momentos, costumamos ficar mais apreensivos, sobretudo quando esta mudança é profissional. Mas, independentemente do formato de trabalho, essa nova rotina precisa ser harmoniosa e produtiva", salienta a espiritualista Juliana Viveiros, da iQuilíbrio.

Cuidar das vibrações do ambiente profissional é superimportante. Não custa nada, também, fazer um trabalho de fortalecimento das próprias energias, que influenciam a parte física como espiritual.

Nessas horas, o Feng Shui pode ser uma ótima ferramenta, ajudando a resgatar o ânimo para trabalhar.

Limpeza energética

De acordo com Juliana Viveiros, é pra lá de necessário adicionar uma rotina de limpeza, purificação e clareamento de "visões e ideias" que são importantes durante o dia.

Para isso, logo pela manhã, lave o rosto e as mãos com água adormecida com 7 galhos ou folhas de alecrim, arruda e manjericão. O líquido pode ter infusionado apenas uma das ervas ou todas juntas.

"A arruda elimina todas as energias negativas presentes no corpo e proporciona limpeza das vibrações do ambiente; enquanto o alecrim é mais energético e limpa espírito e retira do corpo o que impede de progredir na vida. Já o manjericão serve para eliminar vibrações ruins, que causam irritação, cansaço e desânimo", descreve.

Carro limpinho

E não basta só limpar corpo e espírito, viu? A limpeza pode - e deve - chegar ao veículo de deslocamento, já que ele também acumula energias. Além de limpeza constante, sem objetos esquecidos ou sujeiras, vale cuidar da manutenção para retirar o reparar tudo que esteja quebrado.

Com tudo limpo e funcionando, apostar em amuletos, como a figa, é uma boa alternativa para obter proteção e afastar perigos, má sorte e negatividade.

Outra local que deve estar sempre impecável é o ambiente do trabalho, seja a mesa ou a baia. "É importante eliminar objetos sem utilidade e limpar gavetas, armários e mesas. O ideal é realizar essa limpeza constantemente e manter o espaço físico sempre limpo, evitando que afete a energia do lugar", frisa Juliana.

O poder da música

Que tal adicionar um pouco de melodia à sua rotina? Juliana argumenta que os de instrumentos e mantras conseguem transformar a energia e impactar no emocional.

Na prática do Feng Shui, as melodias podem proporcionar relaxamento e influenciar na energia vital e do ambiente. "Dessa forma, escutar músicas que goste e tragam calma no caminho para trabalho, já é suficiente para atingir esses efeitos", expõe a espiritualista.

Meditação como aliada

Meditar em casa é ótimo, porém, adotar a prática também no ambiente corporativo pode ser ainda mais útil, devido aos altos níveis de estresse que costumam ser constatados no local.

Por isso, a especialista recomenda exercícios simples de respiração antes de iniciar o expediente, como o 4x4 - inspire pelo nariz contando até 4 e, depois, expire pela boca contando novamente até 4 - para relaxar e renovar as energias.

Dormir bem e acordar cedo

Se a intenção é fazer o dia render com ânimo e energia, a rotina de sono tem papel fundamental, visto que noites mal dormidas resultam em mau humor e baixa produtividade. Assim, Juliana indica algumas boas práticas:

  • Evite deixar objetos de trabalho perto da cama para não atrapalhar o sono, nem causar preocupação.
  • Mantenha o espaço sem bagunça alguma, pois isso atrai as energias negativas.
  • Invista em decoração mais básica para não sobrecarregar o cômodo.
  • Opte por cores que promovam relaxamento através dos conceitos da cromoterapia, como azul e branco na cama, uma parede na cor verde, detalhes em amarelo e objetos decorativos cinzas.
  • Para a decoração, recorra à proteção e beleza de cristais. Algumas opções são: turmalina preta (para bloquear todas as ações negativas e promover cura e confiança), quartzo transparente (para limpar as outras pedras, proteger e liberar aquilo que não serve mais) e sodalita (para abrir caminhos e trazer novas oportunidades, quebrando os obstáculos).

Depois de garantir um sono tranquilo e reparador, vale considerar acordar mais cedo, nem que seja ao menos uma hora antes do habitual. "Adotar a rotina de acordar um pouco antes pode ajudar muito energeticamente e vale ser testada", afirma a profissional.