Equilibrar chakras com chás é possível: teste essas ervas superindicadas

Está com a energia baixa, se sentindo em desarmonia e sem motivação? Seus chakras podem estar desequilibrados! Mas, acalme-se: as ervas são ferramentas simples e acessíveis para equilibrar seu campo energético.

"As ervas, assim como todos os seres vivos, possuem um campo de energia sutil que é capaz de se harmonizar com o nosso campo energético também. Através dos chás, as ervas podem emprestar uma parte da sua energia para sanar algum desequilíbrio emocional ou espiritual", diz a naturopata Bia Rocha, criadora da Alquimia e Herbalismo.

Segundo ela, essa harmonização trazida pelas ervas pode se estender ao equilíbrio dos chakras, centros por onde a nossa energia sutil flui pelo nosso corpo. Eles são responsáveis por controlar o bem-estar físico, emocional e espiritual. No entanto, questões do dia a dia podem trazer desequilíbrio a eles e cabe a nós identificarmos os sinais do corpo.

Bia diz as ervas podem equilibrar os chakras através do uso interno ou externo. No caso de ervas comestíveis, o uso dos chás é o mais indicado. "Além de equilibrar o chakra em desarmonia, o chá pode trazer um bem-estar físico de imediato. No entanto, há muitas ervas contraindicadas para o consumo que podem ser usadas como banho ou incenso, por exemplo", destaca a herbalista.

Ela conta que, na maioria das vezes, um ponto em desequilíbrio representa um bloqueio de energia, ou seja, a pessoa está com escassez e precisa trazer de volta as características naturais daquele chakra. Nesse caso, é preciso escolher ervas que funcionem preenchendo esse centro de uma energia semelhante. Também há casos, mais raros, de o chakra estar com sua energia em excesso. Quando isso ocorre, o indicado é escolher ervas com características harmonizadoras.

Bem-estar e equilíbrio energético

"Os chás representam uma das formas mais completas de atingir o bem-estar integralmente, pois além de proporcionar o equilíbrio dos chakras, também são capazes de tratar desconfortos físicos pontuais e emocionais. Além disso, o ritual de beber o chá já é por si só um momento terapêutico de autocuidado e autoconhecimento, algo muito importante nesse processo de equilibrar o corpo", reflete Bia.

A herbalista destaca que é necessário alguns cuidados básicos antes de ingerir o chá de alguma erva. O primeiro é não misturar ervas com tratamentos medicamentosos sem consultar o médico. Gestantes e lactantes também não devem ingerir chás sem recomendação médica. Além disso, a dose máxima recomendada é de aproximadamente três xícaras de chá.

A grande vantagem do uso dos chás é que eles podem ser feitos para outras finalidades que não a ingestão. Banhos de ervas e elixires para a limpeza energética da casa são duas outras formas de usar as ervas para trazer equilíbrio energético, inclusive aos chakras.

Continua após a publicidade

Abaixo, veja a principal função de cada chakra e os chás que ajudam a equilibrá-los.

Primeiro chakra: básico ou Muladhara

Esse chakra é o que traz energia de viver! Está associado com a sensação de segurança e as bases para criar uma estrutura de vida. É o que nos conecta com a ancestralidade, raízes e origens. Quando esse chakra está em desequilíbrio, podemos nos sentir ameaçados e em posição defensiva.

Sálvia (Salvia officinalis): traz conexão com a herança genética e com a ancestralidade. Não recomendado para quem faz uso de medicamentos psicotrópicos

Orégano (Origanum vulgare): ajuda a criar raízes e estabilidade na vida, além de permitir honrar compromissos sem exceder seus limites.

Segundo chakra: umbilical ou Swadhisthana

Esse é o chakra do poder da criação e da sexualidade amadurecida. Em desequilíbrio, pode refletir em problemas de autoestima, dificuldade em relacionamentos duradouros e autossabotagem por causa do medo.

Continua após a publicidade

Pimenta-rosa (Schinus terebinthifolius): devolve a autoestima e traz aceitação da aparência.

Canela (Cinnamomum verum): traz mais disposição para a relação sexual e autoconfiança em relação ao corpo físico. Não indicado para hipertensos.

Terceiro chakra: plexo solar ou Manipura

Este é o chakra do poder pessoal. Representa a liberdade de escolha, nossa identidade e a personalidade que mostramos ao mundo. Em desequilíbrio, perdemos a voz ativa e a liderança das nossas próprias escolhas.

Camomila (Matricaria chamomilla): cura a carência excessiva e também acalma o sistema digestivo.

Cúrcuma (Curcuma longa): fortalece o brilho pessoal para ter mais presença em público.

Continua após a publicidade

Quarto chakra: cardíaco ou Anahata

Por ser a fonte da alegria e amor genuíno, esse é o primeiro chakra que se abre na vida, pois está pronto para receber o amor materno. Após a infância, esse chakra se nutre através do amor em todas as dimensões. Em desequilíbrio, questionamos se somos realmente merecedores de amor e há dificuldade em demonstrar afeto, principalmente se houve algum trauma ou rejeição na infância.

Melissa (Melissa officinalis): ilumina o chakra cardíaco devolvendo energia e amor quando acontecem traumas. Não recomendado para pessoas que fazem uso de medicamentos para hipotensão ou tireoide.

Folha de amora (Morus alba): elimina o auto martírio e o medo de se abrir para o amor. Não recomendado para pessoas com anemia.

Quinto chakra: laríngeo ou Vishuddha

Esse é o chakra da comunicação e da expressão das emoções. Está diretamente associado à espontaneidade. Abrange a região da garganta e da boca. Ao manifestar um desequilíbrio, não conseguimos nos comunicar com qualidade, a percepção se torna confusa e não nos conectamos com a nossa verdade interior.

Continua após a publicidade

Funcho (Foeniculum vulgare): trabalha a comunicação com qualidade e auxilia na conexão da fala com a mente.

Chá-verde (Cammelia sinensis): diminui a timidez e torna a comunicação mais fluida. Não recomendado em casos de pessoas ansiosas.

Sexto chakra: frontal ou Ajña

Por estar localizado na região do córtex frontal, esse chakra é considerado o centro de controle. É onde ficam os princípios filosóficos, ideias e valores que nos levam a adquirir mais sabedoria. Está associado a meditação e imaginação.

Hortelã (Mentha piperita): auxilia clareando as ideias e purificando os pensamentos confusos.

Coentro (Coriandrum sativum): trás a capacidade de pensar mais alto e possibilita permanecer com foco.

Continua após a publicidade

Sétimo chakra: coronário ou Sahasrara

É o chakra que nos liga ao nosso propósito superior e a nossa missão de vida. Proporciona a conexão com a espiritualidade e a esperança, pois nos leva a superar o que temos sido em busca do que gostaríamos de nos tornar. É o último chakra pois é dele que surgem as experiências que levaremos espiritualmente para outras vidas.

Lavanda (Lavandula angustifolia): favorece a conexão e a compreensão do plano espiritual.

Anis-estrelado (Illicium verum): promove a compreensão das mensagens da intuição. Não indicado para pessoas com a síndrome do intestino irritável.

*Com matéria publicada em 03/04/2022

Deixe seu comentário

Só para assinantes