Topo

Feng Shui é imbatível para arrumar mesa no escritório; veja como fazer

Feng Shui é útil para o trabalho, afinal, seu principal propósito é harmonizar e equilibrar ambientes - Morsa Images/Getty Images
Feng Shui é útil para o trabalho, afinal, seu principal propósito é harmonizar e equilibrar ambientes Imagem: Morsa Images/Getty Images

Colaboração para Universa, em São Paulo

25/06/2023 04h00

O Feng Shui, além de ajudar na harmonia da casa, também é bastante útil para o trabalho. Ele equilibra o ambiente corporativo e traz foco e produtividade.

A sensação de incômodo gerada por lugares mal ventilados, desarrumados ou com muitos objetos, por exemplo, influencia na capacidade de produção e até na ascensão profissional. É justamente nesse ponto que a prática chinesa consegue ajudar, diz o terapeuta holístico Marcello Pereira.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

Feng Shui para mesa de trabalho

feng shui - Helin Loik-Tomson/Getty Images/iStockphoto - Helin Loik-Tomson/Getty Images/iStockphoto
Atente-se a elementos do Feng Shui para se conectar com energias do ambiente
Imagem: Helin Loik-Tomson/Getty Images/iStockphoto

Equilibrar a mesa de trabalho faz com que o dia a dia se torne mais positivo e produtivo. A organização taz mais ânimo —da mesma forma que o espaço fica mais bagunçado em dias mais difíceis.

O Feng Shui equilibra nove áreas de nossas vidas: saúde, relacionamento, criatividade, família, espiritualidade, sucesso, prosperidade, amizade e carreira. Todas também estão presentes e podem ser identificadas em nossa mesa de trabalho, já que esse é o local mais importante de nossas atividades"
Marcello Pereira

A seguir, o especialista elenca algumas dicas de como ajustar a mesa para alcançar mais prosperidade e produtividade.

  • Posição: seja na empresa ou no home office, a mesa deve ficar de frente para a porta (de entrada ou do cômodo), garantindo uma visão ampla do ambiente. Quando o móvel é posicionado "de costas", o cansaço costuma aparecer mais.
  • Objetos cortantes: qualquer item que perfure (como tesoura) deve ser guardado na gaveta, ok? Isso porque, se expostos, enviam mensagens de perigos ao inconsciente e aumentam o estresse.
  • Só o necessário: mantenha em cima da mesa somente o que é realmente útil para o momento de trabalho.
  • Limpeza: tudo que estiver quebrado ou desgastado deve ser retirado dali e descartado. Mantenha o móvel limpo para revigorar o lugar.

Além disso, vale ainda potencializar os 9 campos energéticos presentes na mesa, de acordo com a posição do baguá (espécie de mapa octogonal) do Feng Shui. Veja as indicações:

  • Canto esquerdo: é neste lado que ficam as energias de sabedoria e prosperidade. "Coloque livros, materiais de trabalho, fotos da família, cristais como quartzo branco ou olho de tigre para ajudar no foco", sugere Marcello. Plantas como lírio-da-paz ou begônia também são bem-vindas para atrair leveza, da mesma forma que agenda de anotações ajuda nas reflexões.
  • Canto direito: ali, o foco são relacionamentos interpessoais e criatividade. Para isso, vale apostar em objetos decorativos aos pares, foto de alguém que ama (voltada para quem usa a mesa), alguma arte relacionada ao trabalho ou agenda de contatos, garantindo fidelidade e engajamento.
  • Canto superior central: à frente de quem senta está o sucesso. Por isso, é melhor optar por colocar ali luminárias apontadas para cima, que ajudam na ascensão profissional e/ou diplomas e troféus, importantes para o progresso. Se houver atendimento ao público, um objeto vermelho vai bem.
  • Centro: na parte central estão localizadas a atuação da carreira e a saúde pessoal. A principal indicação é deixar esse espaço o mais livre possível, colocando apenas sua principal ferramenta, como computador ou caderno, por exemplo. Para dar um gás na motivação, invista em mouse pad ou apoiadores na cor preta.
  • Com tudo em seu devido lugar, mantenha iluminação, limpeza e organização em dia para que vida também fique assim.

Quais cristais usar na mesa

turmalina - Getty Images - Getty Images
Turmalina negra
Imagem: Getty Images

Marcello Pereira acrescenta ainda que alguns cristais são bem interessantes para se ter na mesa de trabalho, sobretudo se o ambiente corporativo for compartilhado. Ele indica as seguintes pedras:

Para atrair sorte e fortuna

Estátua elefante da sorte

Vasinho bambu da sorte

Árvore do dinheiro

Sapo do dinheiro

  • Turmalina negra: deixe-a em posição visível, preferencialmente à esquerda. A gema age anulando más energias e suavizando radiações de aparelhos.
  • Pirita: coloque-a no lado direito da mesa e segure-a algumas vezes durante o dia para atrair prosperidade, reconhecimento e segurança, já que a pedra é ligada ao ouro e à criatividade.
  • Água-marinha: mantenha esse cristal próximo ao telefone, sempre do lado direito. Além de trazer paz nas relações profissionais, acalma o emocional, quando for preciso.

Cristais para atrair boas energias

Kit com 10 pedras naturais

Kit estátua de Buda + castiçal + pedras dos chakras

Bonsai Pedra 7 chakras

Pêndulo de cristal de quartzo

Rodapé content commerce -  -