PUBLICIDADE

Topo

Volta ao escritório com a paz do Feng Shui: veja técnica para arrumar mesa

Feng Shui é útil para o trabalho, afinal, seu principal propósito é harmonizar e equilibrar ambientes - Morsa Images/Getty Images
Feng Shui é útil para o trabalho, afinal, seu principal propósito é harmonizar e equilibrar ambientes Imagem: Morsa Images/Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Universa, em São Paulo

04/05/2022 04h00

Se você pensou que Feng Shui só poderia ser aplicado em casa, se enganou. A prática também é bastante útil para o trabalho, afinal, seu principal propósito é harmonizar e equilibrar ambientes, tanto residenciais, quanto empresariais. No ambiente corporativo, aliás, a técnica milenar promove não apenas o bem-estar pessoal, mas também foco e produtividade.

Como arrumar mesa do trabalho: energias, pedras e mais

De acordo com o terapeuta holístico Marcello Pereira, a sensação de incômodo gerada por lugares mal ventilados, desarrumados ou com muitos objetos, por exemplo, influencia na capacidade de produção, bem como na ascensão profissional. É justamente nesse ponto que a prática chinesa consegue ajudar.

"Posso dizer que o Feng Shui traduz como as características do ambiente de trabalho interagem com o comportamento de cada um. Diversos estudos comprovam que o espaço físico impacta em nossas percepções e isso vale, inclusive, para móveis", argumenta Marcello.

Feng Shui para mesa de trabalho

feng shui - Helin Loik-Tomson/Getty Images/iStockphoto - Helin Loik-Tomson/Getty Images/iStockphoto
Atente-se a elementos do Feng Shui para se conectar com energias do ambiente
Imagem: Helin Loik-Tomson/Getty Images/iStockphoto

O terapeuta garante que equilibrar a mesa de trabalho faz com que o dia a dia se torne mais positivo e produtivo, já que uma nova organização costuma proporcionar um ajuste na percepção. Ou seja, as mesas mais organizadas tendem a causar maior ânimo - da mesma forma que o espaço fica mais bagunçado em dias mais difíceis.

"O Feng Shui equilibra nove áreas de nossas vidas: saúde, relacionamento, criatividade, família, espiritualidade, sucesso, prosperidade, amizade e carreira. Todas elas também estão presentes e podem ser identificadas em nossa mesa de trabalho, já que esse é o local mais importante de nossas atividades", destaca Marcello.

A seguir, o especialista elenca algumas dicas de como ajustar a mesa para alcançar mais prosperidade e produtividade.

  • Posição: seja na empresa ou no home office, a mesa deve ficar de frente para a porta (de entrada ou do cômodo), garantindo uma visão ampla do ambiente. Quando o móvel é posicionado "de costas", o cansaço costuma aparecer mais.
  • Objetos cortantes: qualquer item que perfure (como tesoura) deve ser guardado na gaveta, ok? Isso porque, se expostos, enviam mensagens de perigos ao inconsciente e aumentam o estresse.
  • Só o necessário: mantenha em cima da mesa somente o que é realmente útil para o momento de trabalho.
  • Limpeza: tudo que estiver quebrado ou desgastado deve ser retirado dali e descartado. Mantenha o móvel limpo para revigorar o lugar.

Além disso, vale ainda potencializar os 9 campos energéticos presentes na mesa, de acordo com a posição do baguá (espécie de mapa octogonal) do Feng Shui. Veja as indicações:

  • Canto esquerdo: é neste lado que ficam as energias de sabedoria e prosperidade. "Coloque livros, materiais de trabalho, fotos da família, cristais como quartzo branco ou olho de tigre para ajudar no foco", sugere Marcello. Plantas como lírio-da-paz ou begônia também são bem-vindas para atrair leveza, da mesma forma que agenda de anotações ajuda nas reflexões.
  • Canto direito: ali, o foco são relacionamentos interpessoais e criatividade. Para isso, vale apostar em objetos decorativos aos pares, foto de alguém que ama (voltada para quem usa a mesa), alguma arte relacionada ao trabalho ou agenda de contatos, garantindo fidelidade e engajamento.
  • Canto superior central: à frente de quem senta está o sucesso. Por isso, é melhor optar por colocar ali luminárias apontadas para cima, que ajudam na ascensão profissional e/ou diplomas e troféus, importantes para o progresso. Se houver atendimento ao público, um objeto vermelho vai bem.
  • Centro: na parte central estão localizadas a atuação da carreira e a saúde pessoal. A principal indicação é deixar esse espaço o mais livre possível, colocando apenas sua principal ferramenta, como computador ou caderno, por exemplo. Para dar um gás na motivação, invista em mouse pad ou apoiadores na cor preta.
  • Com tudo em seu devido lugar, mantenha iluminação, limpeza e organização em dia para que vida também fique assim.

Quais cristais usar na mesa

turmalina - Getty Images - Getty Images
Turmalina negra
Imagem: Getty Images

Marcello Pereira acrescenta ainda que alguns cristais são bem interessantes para se ter na mesa de trabalho, sobretudo se o ambiente corporativo for compartilhado. Ele indica as seguintes pedras:

  • Turmalina negra: deixe-a em posição visível, preferencialmente à esquerda. A gema age anulando más energias e suavizando radiações de aparelhos.
  • Pirita: coloque-a no lado direito da mesa e segure-a algumas vezes durante o dia para atrair prosperidade, reconhecimento e segurança, já que a pedra é ligada ao ouro e à criatividade.
  • Água-marinha: mantenha esse cristal próximo ao telefone, sempre do lado direito. Além de trazer paz nas relações profissionais, acalma o emocional, quando for preciso.