Volta ao escritório com a paz do Feng Shui: veja técnica para arrumar mesa

Se você pensou que Feng Shui só poderia ser aplicado em casa, se enganou. A prática também é bastante útil para o trabalho, afinal, seu principal propósito é harmonizar e equilibrar ambientes, tanto residenciais, quanto empresariais. No ambiente corporativo, aliás, a técnica milenar promove não apenas o bem-estar pessoal, mas também foco e produtividade.
Como arrumar mesa do trabalho: energias, pedras e mais
De acordo com o terapeuta holístico Marcello Pereira, a sensação de incômodo gerada por lugares mal ventilados, desarrumados ou com muitos objetos, por exemplo, influencia na capacidade de produção, bem como na ascensão profissional. É justamente nesse ponto que a prática chinesa consegue ajudar.
"Posso dizer que o Feng Shui traduz como as características do ambiente de trabalho interagem com o comportamento de cada um. Diversos estudos comprovam que o espaço físico impacta em nossas percepções e isso vale, inclusive, para móveis", argumenta Marcello.
Feng Shui para mesa de trabalho
O terapeuta garante que equilibrar a mesa de trabalho faz com que o dia a dia se torne mais positivo e produtivo, já que uma nova organização costuma proporcionar um ajuste na percepção. Ou seja, as mesas mais organizadas tendem a causar maior ânimo - da mesma forma que o espaço fica mais bagunçado em dias mais difíceis.
"O Feng Shui equilibra nove áreas de nossas vidas: saúde, relacionamento, criatividade, família, espiritualidade, sucesso, prosperidade, amizade e carreira. Todas elas também estão presentes e podem ser identificadas em nossa mesa de trabalho, já que esse é o local mais importante de nossas atividades", destaca Marcello.
A seguir, o especialista elenca algumas dicas de como ajustar a mesa para alcançar mais prosperidade e produtividade.
- Posição: seja na empresa ou no home office, a mesa deve ficar de frente para a porta (de entrada ou do cômodo), garantindo uma visão ampla do ambiente. Quando o móvel é posicionado "de costas", o cansaço costuma aparecer mais.
- Objetos cortantes: qualquer item que perfure (como tesoura) deve ser guardado na gaveta, ok? Isso porque, se expostos, enviam mensagens de perigos ao inconsciente e aumentam o estresse.
- Só o necessário: mantenha em cima da mesa somente o que é realmente útil para o momento de trabalho.
- Limpeza: tudo que estiver quebrado ou desgastado deve ser retirado dali e descartado. Mantenha o móvel limpo para revigorar o lugar.
Além disso, vale ainda potencializar os 9 campos energéticos presentes na mesa, de acordo com a posição do baguá (espécie de mapa octogonal) do Feng Shui. Veja as indicações:
- Canto esquerdo: é neste lado que ficam as energias de sabedoria e prosperidade. "Coloque livros, materiais de trabalho, fotos da família, cristais como quartzo branco ou olho de tigre para ajudar no foco", sugere Marcello. Plantas como lírio-da-paz ou begônia também são bem-vindas para atrair leveza, da mesma forma que agenda de anotações ajuda nas reflexões.
- Canto direito: ali, o foco são relacionamentos interpessoais e criatividade. Para isso, vale apostar em objetos decorativos aos pares, foto de alguém que ama (voltada para quem usa a mesa), alguma arte relacionada ao trabalho ou agenda de contatos, garantindo fidelidade e engajamento.
- Canto superior central: à frente de quem senta está o sucesso. Por isso, é melhor optar por colocar ali luminárias apontadas para cima, que ajudam na ascensão profissional e/ou diplomas e troféus, importantes para o progresso. Se houver atendimento ao público, um objeto vermelho vai bem.
- Centro: na parte central estão localizadas a atuação da carreira e a saúde pessoal. A principal indicação é deixar esse espaço o mais livre possível, colocando apenas sua principal ferramenta, como computador ou caderno, por exemplo. Para dar um gás na motivação, invista em mouse pad ou apoiadores na cor preta.
- Com tudo em seu devido lugar, mantenha iluminação, limpeza e organização em dia para que vida também fique assim.
Quais cristais usar na mesa
Marcello Pereira acrescenta ainda que alguns cristais são bem interessantes para se ter na mesa de trabalho, sobretudo se o ambiente corporativo for compartilhado. Ele indica as seguintes pedras:
- Turmalina negra: deixe-a em posição visível, preferencialmente à esquerda. A gema age anulando más energias e suavizando radiações de aparelhos.
- Pirita: coloque-a no lado direito da mesa e segure-a algumas vezes durante o dia para atrair prosperidade, reconhecimento e segurança, já que a pedra é ligada ao ouro e à criatividade.
- Água-marinha: mantenha esse cristal próximo ao telefone, sempre do lado direito. Além de trazer paz nas relações profissionais, acalma o emocional, quando for preciso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso