PUBLICIDADE
Topo

Reaproveitar alimentos é possível: "De uma porcaria se faz uma iguaria"

Mais Brasil com Zeca
1 | 25

De Nossa

12/11/2020 17h42

Dar nova vida àqueles ingredientes que geralmente esquecemos na geladeira é o poder secreto do personagem que estrela o novo programa de Nossa: Super Tosca Contra o Desperdício.

Quem dá vida ao herói fora dos padrões é o fotógrafo e "dono de casa" Ricardo Toscani, o Tosca. Ele foi um dos entrevistados de Zeca Camargo no programa Brasil com Zeca, no último domingo (15) — que teve ainda a cantora Preta Gil e o chef Ricardo Martins, que cozinhou um pad thai com o apresentador.

Tosca diz que a prática de não desperdiçar ingredientes "esquecidos" vem desde quando aprendeu a cozinhar. "É aquela coisa de 'entrar' na geladeira e criar. Antes de fazer uma compra, sempre analiso o que tenho ali esquecido e que pode me ajudar a montar uma receita", diz.

A sogra de Tosca também é uma inspiração para ele. "De uma porcaria se faz uma iguaria" é o lema de Dona Elusa. ,

"Para compor o Super Tosca, eu sempre imagino pessoas como a minha sogra, que começa com uma travessa grande, que depois vira um potinho pequeno na geladeira e, lá na frente, faz esse potinho render outra grande travessa", diz.

Super Tosca também é assim, uma matrioska da cozinha"

De acordo com Toscani, uma boa dica é deixar o ingrediente ditar o que pode ser preparado com ele. "Tem os artistas impressionistas, os expressionistas e o Super Tosca é o pressionista", brinca. Tem que abrir a geladeira e, na pressão, dar um jeito de produzir um prato bom com as sobras que encontrar — caso dos tomates passados que inspiraram a receita de uma pizza de frigideira:

Anota aí!

Brasil com Zeca vai ao ar todo domingo, às 12 horas. Você pode acompanhar o programa no Youtube do UOL, na home do UOL e no Facebook e no Twitter.

Super Tosca tem novo episódio toda quinta-feira no site e no YouTube de Nossa.