Topo

Zeca Camargo ensina a fazer berinjela recheada com toques indianos

Mais Brasil com Zeca
1 | 25

De Nossa

10/02/2021 04h00

Na Índia, tradicionalmente, os homens só entram na cozinha para comer. Varunesh Tuli era desses, até que precisou morar nos Estados Unidos e cozinhar sua própria comida. Há 30 anos ele chegou ao Brasil. Descobriu-se um apaixonado por feijoada e caipirinha, e passou a morar entre os dois países.

Aqui, também conheceu Zeca Camargo, com quem assina autoria do livro "Índia, Sabores e Sensações" (ed. Companhia de Mesa). As muitas histórias que ele conta entram no preparo dessa berinjela recheada (veja a receita abaixo) que cozinhou com o apresentador no programa Brasil com Zeca, de Nossa.

Chef Tuli e Zeca Camargo em lançamento do livro que escreveram juntos sobre culinária indiana - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Chef Tuli e Zeca Camargo em lançamento do livro que escreveram juntos sobre culinária indiana
Imagem: Arquivo pessoal

Não deixe de lado nenhum dos condimentos: eles são a riqueza do prato, segundo Tuli. Vegetariano há 10 anos, ele diz que "os temperos dão sabor, gosto. Já o cozimento lento transforma a comida em arte. Não podemos ter pressa ao cozinhar".

Tuli não tem e nem quer ter restaurante. Cozinha por prazer e acredita que a melhor comida indiana no Brasil é a feita em sua casa. Mais um motivo para descobrir, então, os segredos que ele traz de lá.

A receita

Para esta receita, dê preferência às miniberinjelas, em tamanho de conserva. Caso não as encontre, use as berinjelas regulares cortadas em metades, para que o recheio fique bem distribuído. Sirva com pães, como o roti, arroz basmati, iogurte, raita e chutney de manga.