Topo

Chef Moa, do Mestre do Sabor, ensina a fazer macarronada com sardinha

Mais Brasil com Zeca
1 | 25

De Nossa

24/01/2021 04h00

Uma receita não precisa ter ingredientes caros ou técnicas apuradas para ser especial. Às vezes, as mais simples e despretensiosas carregam uma carga imensa de memória afetiva que conquistam o topo de nossas preferências.

Foi uma dessas receitas que o chef Moacir Santana — Chef Moa, como é chamado — escolheu ensinar a Zeca Camargo na sua participação no programa Brasil com Zeca, de Nossa.

A trivial macarronada com sardinhas remete à sua infância. Moa é baiano e foi criado em Lauro de Freitas. Quando era recém-nascido, foi entregue em uma caixa na porta de um orfanato. Lá, ele cresceu com outras 50 crianças que eram criadas como irmãos, já que nenhum deles era colocado para adoção.

Sardinha é um ingrediente barato, saudável e eu amo. Como recebíamos doações de cestas básicas, era um elemento sempre acessível"

moacir - Divulgação - Divulgação
Moacir Santana, o Chef Moa
Imagem: Divulgação

Por isso, o prato que ensinou para Zeca não falta na casa de Moa até hoje. "Qualquer pessoa pode fazer. Acredito muito na gastronomia acessível", diz.

O prato leva 8 minutos para ficar pronto. O segredo é o tempero que leva alho, cebola, tomates frescos e manjericão. "Para a massa, gosto de usar minipenne, que cozinha rápido e acolhe bem o molho".

O tomate picado grosseiramente rende um molho espesso. Moa ensina a colocar um pouco da água do cozimento para tirar a acidez, e só experimenta bem no finalzinho.

Como tudo começou

A relação com a comida começou por meio de um castigo. "Eu e meus irmãos, adolescentes, fomos fazer cocada escondido e a nossa mãe descobriu. Colocou a gente de castigo e viu que eu gostava de cozinha, então comecei a ajudar minhas tias. Desde então, nunca mais parei de trabalhar com cozinha", diz Moa.

moacir santana - Divulgação - Divulgação
Ex-participante do Mestre do Sabor, Chef Moa comanda hoje duas casas em Bauru (SP)
Imagem: Divulgação

Com tanta experiência, o talento começou a aparecer. Então, quando saiu do orfanato, ele resolveu fazer faculdade de gastronomia.

Isso me abriu horizontes em várias áreas. Cozinhar mesmo eu já sabia. Acho que todo mundo sabe cozinhar. Basta ter vontade, é igual escovar dente"

Moa ficou conhecido do grande público em sua participação no programa Mestre do Sabor, da Rede Globo. Hoje, tem dois restaurantes em Bauru (SP): um é voltado à gastronomia brasileira (com forte influência baiana), o Bar da Rosa. O outro fica em frente, dedicado à coquetelaria, o Mosto.