Topo

Hoje tem baixaria! Aprenda a receita de nome curioso típica do Acre

Bruno Calixto

Colaboração para Nossa

18/09/2021 04h00

A baixaria, que une cuscuz desmontado, carne moída e ovo de gema mole, é um clássico do Acre. Em todo o estado, o prato é consumido em mercados populares após as baladas e no café da manhã.

Nas mãos do chef Júnior Marinho, finalista do programa "Mestre do Sabor", a pedida ganha o complemento de vinagrete e banana-da-terra. A receita foi exibida no mais recente episódio de "Brasil com Zeca", no qual Zeca Camargo recebeu como convidada especial a acreana Gleice Damasceno.

"Como tantas receitas que faço, essa vem de família. Minha avó é cearense e veio para o Acre com 18 anos", diz o chef, que enquanto ensina o prato para o anfitrião do programa.

Confira a receita completa clicando na imagem abaixo:

Baixaria

Dificuldade Fácil
1 porções
40 min
Ver receita completa

Como bom acreano, Júnior Marinho é fã de iguarias do Norte, como o tucupi. "Acreano toma tucupi na mamadeira", conta, rindo.

A gente gosta da acidez. No calor de 40 graus, todo mundo toma tacacá na rua. E com muita pimenta".

Júnior Marinho e o orgulho da baixaria estampado na camiseta - Reprodução - Reprodução
Júnior Marinho e o orgulho da baixaria estampado na camiseta
Imagem: Reprodução

Natural de Rio Branco, ele fez faculdade de Direito e Publicidade antes de decidir entrar na Gastronomia. "Venho de uma família de cozinheiros não profissionais, minha tia teve bar e marmitaria, sempre gostei muito do ambiente da cozinha, mas minha mãe queria que eu estudasse Direito."

Ano passado, no reality "Mestre do Sabor", da Globo, Júnior apostou em um nhoque de macaxeira com molho de vatapá, camarões e coentro para entrar no programa. Conquistou todos os Mestres, mas escolheu fazer parte do time Kátia Barbosa.

Brasil com zeca - Baixaria e Fada - UOL/Nossa - UOL/Nossa
Baixaria no Brasil com Zeca
Imagem: UOL/Nossa

"Sou muito tímido na verdade, mas no decorrer do programa me senti à vontade. Eu chorava em todos os episódios. De certa, isso forma me libertou", finaliza.

Atualmente, Júnior é sócio e cozinheiro de três negócios em Goiânia: o restaurante Juá, o bar Salve! e a hamburgueria Mafuá.

Baixaria - Brasil com Zeca - UOL/Nossa - UOL/Nossa
Banana-da-terra e vinagrete são complementos
Imagem: UOL/Nossa

Anota aí

Brasil com Zeca vai ao ar toda sexta-feira, às 11 horas, no Canal UOL e no YouTube de Nossa, onde você também pode maratonar todos os episódios. Também confira conteúdos extra nas redes sociais de Nossa: Instagram, Twitter, e Facebook.