PUBLICIDADE
Topo

Vai um petisco regional? Prove a croqueta de macaxeira com carne de sol

Mais Brasil com Zeca
1 | 25

De Nossa

28/11/2020 04h00

A croqueta é uma das receitas mais tradicionais da cozinha de boteco na Espanha. É um petisco-irmão do nosso croquete e, nas mãos do chef Marcílio Cavalcante, ganhou sabores e toques bem brasileiros.

Na receita que Marcílio ensinou para Zeca Camargo no último programa Brasil com Zeca, a massa é preparada com macaxeira (aipim ou mandioca, dependendo de qual lugar do Brasil você está), carne de sol desfiada, coentro e queijo coalho.

É um belo bolinho, de preparo clássico, simples e que pode ser adaptado usando outros ingredientes que você tiver e puder aproveitar"

Para acompanhar, o chef aposta em outro ícone da gastronomia: o aioli. Mas ele também dá toques pessoais nesta espécie de maionese com alho, incorporando a pimenta de cheiro e ensinando uma técnica de preparo que não leva ovos.

O ínício de tudo

chef marcílio cavalcante - Divulgação - Divulgação
Chef Marcílio Cavalcante: da venda de doces e salgados à alta gastronomia
Imagem: Divulgação

Marcílio hoje é chef do restaurante de uma pousada de charme em Bananeiras, no litoral da Paraíba. Mas sua trajetória na cozinha começou por necessidade.

Há 12 anos, ele trabalhava em uma loja de sapatos quando a irmã começou a fazer trufas. Comerciante nato, começou a ajudá-la nas vendas entre os colegas e conhecidos. "Saía tudo. Em pouco tempo estava levando na mochila 100 trufas", conta.

Logo ele ampliou o cardápio também para os salgados, com destaque para os pãezinhos recheados para o lanche dos vendedores do shopping. "As coisas começaram a crescer e eu tive que me decidir entre ser vendedor de sapatos ou de lanches", diz. A cozinha falou mais alto: largou o emprego e abriu uma produção caseira.

queta de macaxeira - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
A croqueta de macaxeira: fusão da Espanha com o Brasil
Imagem: Arquivo pessoal

O negócio transformou-se em um bufê para eventos. Para esse passo, Marcílio resolveu estudar e se aprofundar nas técnicas. Cursou gastronomia, fez pós-graduação em alta gastronomia e passou a criar pratos mais elaborados.

Hoje, Marcílio gosta de misturar culinárias e seu forte é o regional brasileiro contemporâneo — a exemplo da croqueta que ensinou para Zeca Camargo.

Apaixonado por seu estado, o chef indicou cinco lugares para conhecer na Paraíba e comemorou o turismo em Bananeiras, cada vez mais agitado.

Anota aí!

O Brasil com Zeca agora vai ao ar toda sexta-feira, às 11 horas, com transmissão ao vivo no Youtube do UOL. Confira também os quadros, melhores momentos e mais receitas no YouTube de Nossa.