PUBLICIDADE
Topo

Macarrão de comitiva: prato pantaneiro é prático e delicioso; veja receita

Mais Brasil com Zeca
1 | 25

De Nossa

13/11/2020 04h00

A culinária pantaneira foi o prato principal do quadro Brasil Cozinha Comigo do último episódio do programa Brasil com Zeca. O apresentador Zeca Camargo recebeu o chef Paulo Machado, um dos principais expoentes dessa gastronomia, para preparar o macarrão de comitiva, prato típico de Mato Grosso do Sul, terra do chef que pesquisa e explora suas raízes.

Feita em uma panela só, a receita é produzida à base de carne de sol e macarrão frito e foi concebida para facilitar o preparo (e até a forma de comer) nas longas viagens das comitivas de gado pela região pantaneira.

Os italianos que me perdoem, mas precisamos cortar o macarrão para as pessoas comerem mais facilmente"
Paulo Machado

paulo machado - Lucas Possiede - Lucas Possiede
O Chef Paulo Machado prioriza ingredientes típicos da região pantaneira
Imagem: Lucas Possiede

No programa, Paulo conta que a paixão começou ainda na cozinha da avó e que fortaleceu quando foi para São Paulo, onde estudou Direito.

Aos 24 anos, entrou de cabeça no mundo da gastronomia e foi até a França.

A valorização da cultura local o inspirou a se aprofundar em suas raízes do Pantanal, e através destes estudos, tornou-se uma referência sobre ingredientes e pratos da região.

Percebi que a gastronomia pantaneira tem muito pouco registro, mas muito a ensina"

Para harmonizar, Paulo indica o cozido (uma espécie de mate), enquanto Zeca apreciou o macarrão de comitiva com uma cachacinha.

"Um dos orgulhos que a gente tem é ser uma terra de culturas misturadas", disse Zeca.

Como fazer a carne de sol

A carne de sol é um dos principais ingredientes do macarrão de comitiva. Paulo Machado deu no Brasil com Zeca uma palhinha de como ela pode ser feita em casa. E no programa Tá bom demais!, você pode conferir o passo a passo com a chef Irina Cordeiro. É mistura do Nordeste e do Pantanal à mesa: