Topo

Aprenda a fazer arroz caldoso de costela com o "embaixador dos pampas"

Bruno Calixto

De Nossa

04/10/2021 04h00

O apelido "embaixador dos pampas" diz muito sobre Marcos Livi. Nascido em São Francisco de Paula (RS), ele rodou, rodou até parar na capital paulista, onde abriu bares, hamburgueria e pizzaria.

"Em São Paulo só se falava da comida mineira ou de Belém, mas nada do Sul. O Quintana, de 2013, trouxe o orgulho gaúcho, que não é só churrasco", diz Livi, no "Brasil com Zeca", que tem como convidado especial Marcos Piangers, o papai mais famoso do Youtube.

No programa, o chef e pesquisador deixa todo mundo salivando com o arroz caldoso com costela, que leva molho de tomate e abóbora moranga.

Confira a receita completa clicando no link abaixo:

Arroz caldoso de costela

Dificuldade Médio
Ver receita completa

Filho de peixe...

Quando Marcos tinha 10 anos, sua mãe abriu o trailer Xis da Dona Laura, hoje um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul a vender o sanduíche.conhecido pelo tamanho avantajado.

Aos 17 anos, levou a paixão pelas origens para a Escola Superior de Hotelaria Castelli, onde estudou como bolsista, e foi o único a fazer um projeto voltado à cozinha tropeira do Sul. Graças à formação, o cozinheiro trabalhou em hotéis e eventos antes de abrir negócios próprios.

Churrasco perfeito - Marcos Livi - Denison Fagundes - Denison Fagundes
Marcos Livi
Imagem: Denison Fagundes

"Hoje parece que todo chef tem avô ou avó que cozinha. Mas minha paixão vem do hábito de o gaúcho fazer 'xis'. Em 2022, faço 50 anos de vida, 40 de cozinha e 10 de São Paulo."

Em São Paulo, Livi foi convidado por Alex Atala para participar da revitalização do Mercado Público de Pinheiros representando os pampas. Entre barracas de frutas e peixarias, ele botou pra funcionar a pizzaria Napoli Centrale e a hamburgueria C6.

Livi mantém mais quatro estabelecimentos em São Paulo e o hotel Parador Rampel, na sua cidade natal, onde realiza todos os domingos o evento "A Ferro e Fogo", dedicado aos preparos na brasa.

E vamos de drinque!

Farroupilha: tudo direto no copo - UOL - UOL
Farroupilha: tudo direto no copo
Imagem: UOL

Para fechar essa temporada de "Brasil com Zeca", o consultor etílico Leandro Santos criou o Farroupilha. Prático, o drinque que combina curaçau, vinho e limão-sicliano é feito direto no copo onde será servido.

Veja a receita completa abaixo:

Drinque Farroupilha

Dificuldade Fácil
1 porções
10 min
Ver receita completa

Anota aí

Brasil com Zeca vai ao ar toda sexta-feira, às 11 horas, no Canal UOL e no YouTube de Nossa, onde você também pode maratonar todos os episódios. Também confira conteúdos extra nas redes sociais de Nossa: Instagram, Twitter, e Facebook.