Topo

Designer faz sucesso na pandemia ensinando crianças (e adultos) a brincar

Mais Brasil com Zeca
1 | 25

De Nossa

09/02/2021 04h00

Nos meses de isolamento, manter as crianças entretidas em casa virou um desafio. Mesmo para pais e mães mais criativos, em algum momento as ideias se esgotaram. Quem decidiu vasculhar o Instagram em busca de inspiração certamente topou com os brinquedos feitos pela fotógrafa e designer Estéfi Machado.

Não é de hoje que seu feed de seu Instagram é repleto de ideias ótimas de brincadeiras para fazer para as crianças utilizando materiais que todos têm em casa — e que muitas vezes vão para o lixo. Porém, na quarentena, a busca por esse tipo de atividade se intensificou. E lá estavam as "obras" de Estéfi para inspirar milhares de pais e mães.

Minha quarentena foi muito produtiva, tive muito trabalho e retorno. Recebo centenas de mensagens todos os dias agradecendo por isso"

Confira no vídeo a entrevista que Estéfi deu para Zeca Camargo no programa Brasil com Zeca, de Nossa, e, abaixo, um pouco mais sobre esta artista que encanta os pequenos — e adultos também!

Quem é

Estéfi Machado e uma de suas criações - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Estéfi Machado e uma de suas criações
Imagem: Reprodução Instagram

Designer gráfica por formação, há 13 anos se tornou mãe de Theo e decidiu que frearia a carreira. Mas Estéfi sempre foi maker: desde criança inventava as próprias brincadeiras. Estudou em escola Waldorf, que estimula o fazer manual e dá tanta importância a isso quanto a português e matemática.

Oito anos atrás, Estéfi resolveu incentivar o filho a brincar com fitas, papeis e começou a mostrar em um blog as brincadeiras. Foi um sucesso. "A coisa cresceu tanto que virou meu ofício", conta. Hoje, é influenciadora digital no Instagram @blog.estefi.machado.

Espírito maker

Estéfi faz muita coisa e ela se define assim, múltipla: especialista no brincar, artista, cenógrafa, mas seu propósito é criar brincadeiras com materiais ordinários e inspirar pais a aumentarem o vínculo com seus filhos por meio delas.

estefi machado - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Papel, canetinhas e uma bexiga dão origem à brincadeira
Imagem: Reprodução Instagram
estefi machado theo - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Hoje, as criações também são compartilhadas com Theo, que a inspirou a criar o blog
Imagem: Reprodução Instagram

Propósito

A designer considera o nascimento de Theo como o renascimento dela. "Tenho uma relação de muito companheirismo, somos muito parecidos e isso foi fundamentado durante a brincadeira, que é um momento de muita intimidade", diz.

Dicas

Para os pais se jogarem no brincar: ela dá um curso online para ensinar adultos a brincarem pelo menos um pouquinho durante o dia, com total entrega e interesse pelo universo da criança.

A brincadeira é uma forma de escutar a criança. Nessa hora acontecem coisas muito importantes. Sente no chão, tire os sapatos e não dirija as crianças. Deixe que ela guie tudo e esteja nesse camarote da vida dela"

Materiais simples

Cabana - Estéfi Machado - Estéfi Machado - Estéfi Machado
Um "camping" que nasce do lixo na criação de Estéfi
Imagem: Estéfi Machado

Com muito pouco se transforma as coisas em brinquedos. "Olhar mil vezes para um rolinho de papel higiênico e aprender a dar vida a ele é algo mágico. E você leva isso para a vida toda, com a cumplicidade do seu filho", diz.

Quarentena

O marido de Estéfi é diabético e eles precisaram se isolar bem rigidamente. Foi quando trabalho ganhou ainda mais destaque. "Eu já tinha um reconhecimento muito grande, mas o mundo foi forçado a olhar para o estilo de trabalho que faço", diz.

Ela criou e disponibilizou gratuitamente o PDF "Kit de sobrevivência brincante", manual com 40 ideias para fazer com as crianças.

Guardar lixo

dedoches - estéfi machado - Estéfi Machado - Estéfi Machado
As caixas de ovos não vão para o lixo: elas viram dedoches (fantoches de dedo)
Imagem: Estéfi Machado

Estéfi indica aos pais armazenar sempre materiais como palito, rolinho, pregador de roupa, retalhos, galhos, folhas, tampinhas de suco e reciclados em geral, além de tesoura boa, cola e fita crepe.

Guarde o lixo reciclável e ele vai virar seu arsenal de brincadeiras"