Topo

"Como celebrar a vida com tanta gente morrendo?", diz Preta sobre Carnaval

De Nossa

15/11/2020 15h06

Neste domingo (15), o Brasil com Zeca contou com a espontaneidade da cantora Preta Gil, a convidada especial do programa comandado por Zeca Camargo. Ícone do Carnaval e idealizadora do Bloco da Preta, um dos mais famosos da folia, Preta já descarta qualquer possibilidade do festejo em 2021. "Não tem como, só depois da vacina", diz. "É burrice insistir, se martirizar e ficar sofrendo por uma coisa que é tão óbvia".

A artista comenta com Zeca que ainda vê muita gente com esse dilema, mas é necessário pensar adiante. "Já estou tentando pensar criativamente em como vou carnavalizar sem sair da minha casa — porque carnavalizar é um estado de espírito", diz.

É complicado nesse momento. Como vamos celebrar a vida com tanta gente morrendo? Como viver a maior festa popular do mundo com tantos doentes?"

Ao ser questionada por Zeca se o adiamento da festa para julho seria uma solução, Preta é categórica: "Não. Deveria cancelar. Pular mesmo e, em 2022, quem sabe".

Nova casa

preta gil - Divulgação - Divulgação
A pandemia fez com que Preta repensasse sua casa e o que ela deve ter
Imagem: Divulgação

A cantora, que nunca passou mais de dez dias seguidos em casa pela rotina de shows, disse que se sentiu incomodada ao ficar tanto tempo quarentenada. Ela passou a reparar em defeitos que até então não pareciam tão graves no seu apartamento, como a falta de luz solar. "Ficava procurando uma fresta na sala para pegar vitamina D".

Os meses isolada fizeram surgiu uma vontade de morar em casa, com quintal e piscina. O desejo foi realizado de um jeito prático:

Fiz muita visita virtual e comprei uma casa pelo WhatsApp. Nem vi direito. Mas não me preocupei em ver detalhes porque vou destruir e construir de novo. Gostei é do astral do condomínio"

Rotina na pandemia

Ao contrário de muita gente, Preta não conseguiu aproveitar o tempo livre cozinhar. "Não sou a Bela Gil. Minha comida não é saudável como a da Bela. Vai manteiga, bacon... Mas eu quero 'Belaginear' no sentido de ter hábitos alimentares mais saudáveis".

Nos últimos meses, criar também não foi fácil para a artista:

Fiquei anestesiada criativamente falando. Não tive nenhuma ideia, insight"

Felizmente, seu filho, Francisco, que recentemente concorreu na categoria "Artista Experimente" pelo Prêmio Multishow, compôs uma música para Preta. "Ele tocou para mim, como costumamos fazer em casa, e eu falei que queria gravar".

Preta revela que estava botando pilha no filho para que eles colocassem a ideia logo em prática. No momento da live, porém, ela chegou a conclusão que seria melhor deixar para o ano que vem.
"Eu não preciso entrar nessa roda de 'ter que fazer'. Quem quer fazer faz, mas eu tenho que me permitir não ter vontade de fazer também".

Dedo de Prosa

ricardo toscani - super tosca - Reprodução - Reprodução
Ricardo Toscani: estreou no Nossa na pele do Super Tosca
Imagem: Reprodução

No programa desta semana estreou o quadro Dedo de Prosa. O convidado abre-alas foi o fotógrafo e "dono de casa" Ricardo Toscani, que comanda a nova série Super Tosca Contra o Desperdício, um programa que une humor, boas dicas de cozinha e receitas fáceis e rápidas que evitam jogar ingredientes esquecidos na geladeira, utilizado-os na preparação de pratos saborosos.

No bate papo, Ricardo conta que se inspira na sogra na hora de dar vida nova aos alimentos que já não estão mais tão frescos. "Meu sogro diz que ela faz porcarias virarem iguarias".

O fotógrafo diz que, com o seu trabalho no Super Tosca e o cuidado diário com o desperdício dentro de casa, se considera um 'matrioska da cozinha', pois consegue com que uma receita de travessa dê origem a várias outras reaproveitando as sobras.

Brasil Cozinha Comigo

No quadro de gastronomia, Zeca voltou virtualmente ao restaurante UaiThai, que visitou em Tiradentes (MG). Sob o comando de Ricardo Martins, a casa serve pedidas tailandesas com ingredientes mineiros.

ricardo martins uaithai - Divulgação - Divulgação
Ricardo Martins é dono do UaiThai, restaurante que mescla a cozinha tailandesa com ingredientes mineiros
Imagem: Divulgação

Ricardo Martins ensinou a fazer pad thai, prato de macarrão de arroz com legumes comum pelas esquinas de Bangkok, capital do país asiático. A receita do chef, preparada na wok, leva camarão marinado na cachaça e melado.

Curva das expectativas flutuantes

No tradicional quadro no qual analisa o sobe e desce da cultura pop, Zeca Camargo destaca o filme de terror "Parente", que conta a história de uma mulher negra grávida que vai para a casa da família branca do marido. Segundo o ele será um assunto que promete ser comentado nos próximos meses.

No topo da curva, estão em alta a atriz Laura Cardoso, que está no auge dos seus 93 anos e ainda "incomodando com arte", segundo Zeca, e a série "Gambito da Rainha". Disponível na Netflix, a trama apresenta uma orfã que é prodígio no xadrez.

Gambito - Reprodução/Netflix - Reprodução/Netflix
Gambito da Rainha: série foi destaque na avaliação de Zeca Camargo
Imagem: Reprodução/Netflix

Pessoas que andam sem máscara e o caso de racismo no shopping de Manaus foram severamente criticados por Zeca e Preta — e colocados na categoria "já encheu" da Curva.

Quem está voltando à mídia é a Princesa Diana graças à quarta temporada de "The Crown", que estreia neste domingo (15), também na Netflix — com exclusividade para Nossa, a figurinista Emmy Amy Roberts deu detalhes exclusivos sobra a construção dos figurinos que transformam a atriz Emma Corrin na lendária Lady Di.

Diana - Divulgação - Divulgação
Detalhes do vestido de casamento de Diana (Emma Corrin) na quarta temporada de 'The Crown'
Imagem: Divulgação

Anote aí!

Brasil com Zeca vai ao ar todo domingo, às 12 horas. Você pode acompanhar o programa no Youtube do UOL, na home do UOL e no Facebook e no Twitter.