PUBLICIDADE
Topo

Strudel de maçã: como fazer a clássica receita alemã de um jeito fácil

Mais Brasil com Zeca
1 | 25

De Nossa

31/01/2021 04h00

Uma massa fina e crocante que envolve um generoso recheio de maçãs picadas compõe uma das receitas mais clássicas das regiões de colonização alemã: o apfelstrudel.

Apesar do nome difícil, a receita leva poucos ingredientes e não é tão complicada de fazer. Talvez o maior desafio seja o preparo da massa que, reza a lenda, deveria ser suficientemente fina para permitir ler uma carta de amor através dela.

Zeca Camargo topou o desafio de preparar um strudel de maçã no quadro Brasil Cozinha Comigo do programa Brasil com Zeca. Para ajudá-lo nessa tarefa ele contou com as orientações de Dona Marlene Schwantes, de 66 anos, que, direto de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, ensinou o passo a passo da receita.

Tradições à mesa

Dona Marlene é a matriarca à frente do Colina Verde, restaurante que há 40 anos serve comidas alemãs, servidas por uma equipe em trajes típico em uma salão com bela vista da região.

Os pratos chegam à mesa como um banquete que inclui chucrute, joelho de porco, salada de batatas e frango com maçã, além de sobremesas como o apfelstrudel que ela ensinou para Zeca.

Marlene Schwantes com o marido, proprietários do Colina Verde - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Marlene Schwantes com o marido: proprietários do Colina Verde
Imagem: Arquivo pessoal

O cardápio vem de uma antiga tradição local chamada "kerb", uma celebração onde as famílias recebiam visitantes de outras comunidades e serviam à mesa suas melhores especialidades.

Marlene aprendeu as receitas aos 12 anos, quando começou a trabalhar em uma colônia de férias para crianças que era comandada por uma senhora alemã. Em 1980, ela e o marido decidiram abrir o restaurante em um terreno no topo de uma colina — daí o nome.

"Isso aqui é a vida deles", diz o filho Luís, que agora comanda os negócios ao lado da irmã. "Dona Marlene é a alma e o coração do restaurante. Os clientes sempre querem vê-la", conta.