PUBLICIDADE
Topo

Picanha de preguiçoso: aprenda o jeito mais fácil de preparar a carne

Mais Brasil com Zeca
1 | 25

De Nossa

25/11/2020 04h00

O comerciante Paulo César da Silva Siqueira, de Estância (SE), comprou uma escuna 20 anos atrás, sem conhecimento algum de turismo. A ideia inicial era levar turistas para conhecer Mangue Seco (Divisa entre Bahia e Sergipe, onde foi gravada a novela Tieta).

Como é praxe nesse tipo de passeio, havia a parada para o almoço — porém, Paulinho não conseguia apoio dos restaurantes locais. Parecia sabotagem.

Foi quando teve a ideia de fazer almoços na própria escuna Gazzela. "Transformei a embarcação num restaurante. Com o tempo, as pessoas queriam ir para Mangue Seco mais para comer a comida da escuna", ri. Assim, Gazzela se tornou um restaurante itinerário, com passeios fechados em que os marinheiros são os cozinheiros.

Scuna gazzela - Leonardo Wen/Folhapress - Leonardo Wen/Folhapress
A Scuna Gazzela na Ilha da Sogra, um dos atrativos do passeio
Imagem: Leonardo Wen/Folhapress

No cardápio, o carro-chefe é a mariscada completa, prato que segundo ele é afrodisíaco porque tem muitos frutos do mar. Também faz sucesso o prato que ele ensinou para Zeca Camargo durante o programa Brasil com Zeca: a picanha de preguiçoso.

O prato foi apelidado assim por Paulinho por ser fácil de fazer e não exigir cortes e temperos na cozinha.

É simples: tire a pele da picanha do lado oposto da camada de gordura. Depois coloque uma camada grossinha de sal fino, outra camada de farinha de trigo, e ela vai ficar toda branca. Coloque para assar com a gordura para cima, numa assadeira. A picanha fica crocante, macia e suculenta"

No passeio de escuna, os turistas descobrem lugares paradisíacos para banho e conhecem uma preciosidade: a Ilha da Sogra. O lugar foi batizado por Paulinho. O motivo? "É bonito e bom para deixar a sogra, afinal, é desértico, não tem sombra ou estrutura alguma. Inclusive as sogras têm desconto no passeio, porque só vão e não voltam", ri.

ilha da sogra - Leonardo Wen/Folhapress - Leonardo Wen/Folhapress
A Ilha da Sogra forma-se durante a maré baixa e vira atrativo turístico
Imagem: Leonardo Wen/Folhapress

O nome da escuna tem uma história curiosa. Quando Paulinho comprou o barco, todo mundo questionava se ele manteria o "Gazzela". Ele nem ligou e jamais quis trocar.

"Um dia, Gilberto Gil entrou nela. Subiu, desceu, olhou de todos os lados e veio me perguntar quem era o dono. Depois me contou, emocionado, que quando era mais jovem dormia nessa escuna em Morro de São Paulo (de onde ela era) e se lembrou daqueles tempos. Aí que eu nunca mais troquei mesmo", conta.

Anota aí!

O Brasil com Zeca agora vai ao ar toda sexta-feira, às 11 horas, com transmissão ao vivo no Youtube do UOL. No próximo programa, dia 27 de novembro, a convidada especial é a atriz Tainá Müller, estrela da série da Netflix "Bom dia, Verônica".