Topo

Amazônia em uma sobremesa: aprenda o creme de cupuaçu com açaí e tapioca

Bruno Calixto

Colaboração para Nossa

27/09/2021 04h00

No mais recente episódio de "Brasil com Zeca", Zeca Camargo desembarcou no Amazonas num gostoso bate-papo com a convidada especial Vivan Amorim, apresentadora e ex-BBB, e provou um pouquinho da Amazônia com a chef Débora Shornik.

A cozinheira paulista se mudou para Manaus em 2012 e por lá criou raízes ao abrir o restaurante Caxiri Amazônia. No programa, ela explica a Zeca como preparar creme de cupuaçu e açaí, regado com calda de iogurte e acompanhado de tapioca chips.

Apesar de simples, a receita surpreende pelos ingredientes típicos da região, potentes e complexos. Por conta disso, a chef logo avisa que é essencial respeitar as proporções.

Creme de cupuaçu - Nossa/UOL - Nossa/UOL
Imagem: Nossa/UOL

O que torna a comida da Amazônia interessante é a intensidade dos ingredientes".

Clique na imagem abaixo e confira o passo a passo completo:

Creme de cupuaçu e açaí com chips de tapioca

Dificuldade Fácil
Ver receita completa

Débora foi discípula de ninguém menos que Paola Carosella, ex-jurada do MasterChef, dona do restaurante Arturito, em São Paulo e da rede de empanadas La Guapa. "Paola é uma referência muito forte. Foram 12 anos com ela na cozinha", conta.

Centro histórico de Manaus: onde fica o Caxiri - Reprodução - Reprodução
Centro histórico de Manaus: onde fica o Caxiri
Imagem: Reprodução

Antes de inaugurar o Caxiri, a cozinheira passou anos no Amazonas estudando a culinária e trabalhando. Chegou a montar uma cozinha temporária flutuante e a trabalhar num hotel.

Longe de São Paulo, Débora desenvolveu uma cozinha amazônica autoral, que se inspira na culinária indígena e ribeirinha. Um de seus pratos clássicos é a sopa de peixe, bem picante.

"É a alimentação básica de muitos povos, no café da manhã, almoço e jantar".

Pratos da Amazônia com toque autoral: especialidade de Débora - Reprodução - Reprodução
Pratos da Amazônia com toque autoral: especialidade de Débora
Imagem: Reprodução

Brinde a Amazônia

Como de costume, o mixologista Leandro Santos preparou neste episódio de Brasil com Zeca um drinque especial para acompanhar o prato. Feito de cupuaçu e gim, o chamado Essência é docinho e frutado.

Confira a receita completa:

Drinque Essência

Dificuldade Fácil
1 porções
Ver receita completa

Anota aí

Brasil com Zeca vai ao ar toda sexta-feira, às 11 horas, no Canal UOL e no YouTube de Nossa, onde você também pode maratonar todos os episódios. Também confira conteúdos extra nas redes sociais de Nossa: Instagram, Twitter, e Facebook.