Ex-xodó de Ramón na seleção 'renasce' na Europa e brinca de ser artilheiro
Queridinho do técnico Ramón Menzes durante a curta passagem como interino pela seleção brasileira, Andrey Santos agora pode realmente dizer que "estreou" no futebol europeu.
Depois de uma primeira temporada praticamente perdida no Velho Continente, o volante de 20 anos se transformou em um dos destaques individuais desta edição do Campeonato Francês.
Apesar de executar mais funções defensivas que ofensivas, o brasileiro é o artilheiro do Strasbourg na Ligue 1. Mais que isso: com cinco gols marcados em dez rodadas, já ocupa a quinta posição na tabela de goleadores da competição.
Melhor brasileiro na França
Emprestado até junho de 2025 pelo Chelsea, clube que compartilha o mesmo dono do Strasbourg, Andrey Santos é neste momento o melhor jogador brasileiro em atividade na França.
Classificação e jogos
De acordo com o "WhoScored?", plataforma de inteligência artificial que transforma estatísticas do que em acontece em campo em notas que medem o desempenho dos atletas, o volante tem média 7,44 nesta temporada.
A nota do garoto revelado pelo Vasco supera (com folga) a do zagueiro Marquinhos, capitão do Paris Saint-Germain e titular absoluto do Brasil, que tem 7,03.
Ainda segundo a avaliação feitas pelos algoritmos, Andrey Santos faz parte da seleção do Francês e é o sexto melhor jogador do torneio —Ousmane Dembélé, do PSG, soma 7,86 e lidera o ranking.
Volta por cima
O sucesso experimentado neste começo de temporada é uma espécie de volta por cima na carreira do camisa 8, que até parecia ter cometido um erro ao se transferir tão cedo para a Europa.
Apesar de ter sido contratado pelo Chelsea no começo do ano passado, Andrey Santos não chegou a disputar sequer uma partida pelos "Blues".
Seu primeiro empréstimo no futebol europeu também deu muito errado. Como só foi a campo duas vezes pelo Nottingham Forest em um semestre inteiro, ele acabou tendo seu contrato rompido mais cedo e foi devolvido à equipe londrina em janeiro.
Sem intenção de aproveitar o brasileiro, o Chelsea viu como única opção mandar o jogador para sua "filial" na França. Andrey Santos desembarcou em Strasbourg em fevereiro e teve atuações apenas razoáveis na primeira metade do ano antes de "estourar" nesta temporada.
Futuro no Chelsea... e na seleção
O bom desempenho do volante no futebol francês já chamou a atenção do técnico do Chelsea, Enzo Maresca.
Recentemente, o italiano admitiu a possibilidade de aproveitar o jogador no elenco inglês quando seu empréstimo ao Strasbourg chegar ao fim. "É sobre ir embora, provar a si mesmo e voltar em melhor forma. Se ele continuar do jeito que está jogando, pode ser uma opção para nós."
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberAndrey Santos também ambiciona reconquistar um lugar na seleção. Ele chegou a ser titular na primeira partida do Brasil no ciclo da Copa do Mundo-2026 (derrota por 2 a 1 para Marrocos, em março de 2023), quando Ramón Menezes, que já o conhecia das categorias de base da CBF, ocupava interinamente o posto de técnico.
Mas, despois que o "padrinho" deixou a função, não voltou mais a ser convocado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.