Ex-xodó de Ramón na seleção 'renasce' na Europa e brinca de ser artilheiro
Queridinho do técnico Ramón Menzes durante a curta passagem como interino pela seleção brasileira, Andrey Santos agora pode realmente dizer que "estreou" no futebol europeu.
Depois de uma primeira temporada praticamente perdida no Velho Continente, o volante de 20 anos se transformou em um dos destaques individuais desta edição do Campeonato Francês.
Apesar de executar mais funções defensivas que ofensivas, o brasileiro é o artilheiro do Strasbourg na Ligue 1. Mais que isso: com cinco gols marcados em dez rodadas, já ocupa a quinta posição na tabela de goleadores da competição.
Melhor brasileiro na França
Emprestado até junho de 2025 pelo Chelsea, clube que compartilha o mesmo dono do Strasbourg, Andrey Santos é neste momento o melhor jogador brasileiro em atividade na França.
Classificação e jogos
De acordo com o "WhoScored?", plataforma de inteligência artificial que transforma estatísticas do que em acontece em campo em notas que medem o desempenho dos atletas, o volante tem média 7,44 nesta temporada.
A nota do garoto revelado pelo Vasco supera (com folga) a do zagueiro Marquinhos, capitão do Paris Saint-Germain e titular absoluto do Brasil, que tem 7,03.
Ainda segundo a avaliação feitas pelos algoritmos, Andrey Santos faz parte da seleção do Francês e é o sexto melhor jogador do torneio —Ousmane Dembélé, do PSG, soma 7,86 e lidera o ranking.
Volta por cima
O sucesso experimentado neste começo de temporada é uma espécie de volta por cima na carreira do camisa 8, que até parecia ter cometido um erro ao se transferir tão cedo para a Europa.
Apesar de ter sido contratado pelo Chelsea no começo do ano passado, Andrey Santos não chegou a disputar sequer uma partida pelos "Blues".
Seu primeiro empréstimo no futebol europeu também deu muito errado. Como só foi a campo duas vezes pelo Nottingham Forest em um semestre inteiro, ele acabou tendo seu contrato rompido mais cedo e foi devolvido à equipe londrina em janeiro.
Sem intenção de aproveitar o brasileiro, o Chelsea viu como única opção mandar o jogador para sua "filial" na França. Andrey Santos desembarcou em Strasbourg em fevereiro e teve atuações apenas razoáveis na primeira metade do ano antes de "estourar" nesta temporada.
Futuro no Chelsea... e na seleção
O bom desempenho do volante no futebol francês já chamou a atenção do técnico do Chelsea, Enzo Maresca.
Recentemente, o italiano admitiu a possibilidade de aproveitar o jogador no elenco inglês quando seu empréstimo ao Strasbourg chegar ao fim. "É sobre ir embora, provar a si mesmo e voltar em melhor forma. Se ele continuar do jeito que está jogando, pode ser uma opção para nós."
Andrey Santos também ambiciona reconquistar um lugar na seleção. Ele chegou a ser titular na primeira partida do Brasil no ciclo da Copa do Mundo-2026 (derrota por 2 a 1 para Marrocos, em março de 2023), quando Ramón Menezes, que já o conhecia das categorias de base da CBF, ocupava interinamente o posto de técnico.
Mas, despois que o "padrinho" deixou a função, não voltou mais a ser convocado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.