City desaba sem melhor do mundo, e Guardiola tem pior semana da carreira
A lesão de Rodri, o atual vencedor da Bola de Ouro, fez o Manchester City mergulhar em uma das maiores crises da carreira de Pep Guardiola.
Sem poder contar com o melhor jogador do mundo, o espanhol igualou a semana mais trágica dos seus 18 anos trabalhando como treinador e sofreu três derrotas em um período de apenas sete dias: 2 a 1 para Tottenham e Bournemouth, além de 4 a 1 ante o Sporting.
Ao longo de toda sua trajetória no banco de reservas, Guardiola só havia emendado três revezes consecutivos em duas oportunidades: uma em abril de 2018, já com o City, e outra em maio de 2005, quando ainda estava no Bayern de Munique.
Agora, uma sequência de quatro derrotas é algo que o técnico catalão jamais experimentou. E é esse recorde negativo que o atual tetracampeão inglês tentará evitar no sábado, contra o Brighton, pela Premier League.
Classificação e jogos
Há vida sem Rodri?
O pior momento experimentado por Guardiola em muito tempo coincide com a grave contusão sofrida por Rodri, que na semana passada derrotou Vinícius Júnior e faturou a Bola de Ouro de grande nome do futebol mundial em 2023/24.
O volante espanhol sofreu uma ruptura do ligamento cruzado do joelho direito no final de setembro, precisou passar por uma cirurgia na região da lesão e só retornará aos gramados na próxima temporada.
Rodri fez fama nos últimos anos justamente por ser um jogador praticamente invencível. Entre março de 2023 e o último mês de maio, o meia chegou a ficar 74 partidas consecutivas pelo City sem sofrer uma única derrota.
Agora, sem o melhor jogador do mundo, o time de Manchester acostumou-se novamente a sair de campo derrotado.
Outros desfalques
A ruptura do ligamento de Rodri é o principal, mas não o único problema enfrentado por Guardiola neste começo de temporada.
Desde o retorno das férias de meio de ano, o City tem visto vários dos seus principais nomes convivendo com questões físicas e não podendo ser utilizados da forma como o treinador catalão mais deseja.
O meia belga Kevin de Bruyne, por exemplo, só participou de sete dos 17 jogos do Citizens nesta temporada por conta de lesões musculares. Já Phil Foden, eleito o craque da última Premier League, começou 2024/25 no banco porque não estava nas melhores condições para atuar e só conseguiu recuperar a posição no último mês.
Situação está tão ruim assim?
Apesar da sequência de derrotas incomum na carreira de Guardiola, o City ainda não está tão mal assim na temporada.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberÉ verdade que o time já foi eliminado da Copa da Liga inglesa. Mas, na Premier League, ocupa a vice-liderança e está apenas dois pontos atrás do Liverpool.
Já na Liga dos Campeões da Europa, soma sete pontos em quatro rodadas e continua dentro da zona de classificação direta para as oitavas de final -ocupa o sexto lugar e precisa permanecer entre os oito primeiros para não ter de passar por uma repescagem.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.