Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Pouco tempo para 2026? Ancelotti ganhou 2 Champions em 1º ano de trabalho

Anunciado ontem como novo técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti terá 24 dias de trabalho até sua estreia nas eliminatórias sul-americanas e somente um ano e um mês para preparar um time capaz de fazer bonito na Copa do Mundo-2026.

A missão seria desafiadora para qualquer treinador. Só que conseguir resultados em tiro curto não costuma ser problema para o veterano de 65 anos.

O italiano já venceu duas edições da Liga dos Campeões da Europa, o torneio interclubes mais badalado do planeta, logo na temporada inaugural dos seus trabalhos. Ele obteve esse feito tanto na primeira (2013/14) quanto na segunda passagem (2021/22) pelo Real Madrid.

Aliás, praticamente um terço dos 31 títulos da carreira de Ancelotti como treinador foram conquistados antes de ele completar aniversário de um ano de clube. Foram dez troféus levantados no "ano um" da sua gestão.

Três títulos nacionais 'de cara'

A Champions não foi a única competição importante que o novo técnico da seleção conseguiu vencer "de imediato".

Ancelotti ganhou dois dos maiores campeonatos nacionais do planeta já na primeira vez que participou: foi campeão inglês com o Chelsea, em 2009/10, e alemão com o Bayern de Munique, sete anos mais tarde.

Ainda que não tenha conseguido na primeira tentativa, o italiano também faturou a La Liga espanhola na temporada de estreia do seu retorno ao Real (2021/22).

Dos cinco principais ligas europeias, a única que Ancelotti realmente demorou um bom tempo para vencer foi a italiana. Carletto precisou de duas temporadas no Parma, mais duas e meias na Juventus e outras três no MIlan até, enfim, levantar o troféu da Serie A, o que aconteceu em 2003/04.

Continua após a publicidade

Vaga na Copa já em junho

Ancelotti pode chegar à seleção já cumprindo o primeiro objetivo para o qual foi contratado: manter o Brasil como o único país participante de todas as edições de Copa do Mundo já realizadas.

Quarto colocado das eliminatórias da Conmebol, o time canarinho pode sair da próxima Data Fifa com vaga selada para o Mundial que será organizado em parceria por Canadá, Estados Unidos e México.

Só que para a conquista da classificação antecipada, não basta ao Brasil vencer Equador (5 de junho, em Guaiaquil) e Paraguai (10 de junho, na Neo Química Arena, casa do Corinthians). Será preciso também contar com resultados que lhe sejam favoráveis em jogos de outras seleções.

Por enquanto, a única seleção sul-americana já confirmada na Copa é a Argentina, atual campeã mundial e líder das eliminatórias. Irã, Japão, Nova Zelândia e os três países-sedes também estão classificados.

Títulos de Ancelotti na 1ª temporada

Pelo Real Madrid:
2 Ligas dos Campeões (2013/14 e 2021/22)
Campeonato Espanhol (2021/22)
Copa do Rei (2013/14)
Supercopa da Espanha (2021/22)

Continua após a publicidade

Pelo Chelsea:
Campeonato Inglês (2009/10)
Copa da Inglaterra (2009/10)
Supercopa da Inglaterra (2009/10)

Pelo Bayern de Munique:
Campeonato Alemão (2016/17)
Supercopa da Alemanha (2016/17)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.