Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Brasil tem semana decisiva para evitar vexame histórico na Sul-Americana

Dono do futebol mais rico e poderoso do continente, o Brasil corre risco de protagonizar um vexame histórico na Copa Sul-Americana.

O país pentacampeão mundial inicia hoje a penúltima rodada da fase de grupos do torneio interclubes número dois da Conmebol sem representantes na zona de classificação para as oitavas de final do torneio.

Nenhum dos sete times brasileiros na disputa desta edição ocupa a liderança de chave, condição necessária para avançar direto aos mata-matas decisivos da competição.

Atlético-MG, Fluminense, Grêmio e Vasco estão na segunda posição dos seus respectivos grupos e hoje participariam de uma repescagem contra eliminados da Libertadores para ir às oitavas.

Corinthians e Vitória, nem isso, mas ainda têm chances de continuar na Sul-Americana dependendo do que fizerem nas duas rodadas ainda a serem jogadas. Já o Cruzeiro é a decepção da temporada e não tem mais como evitar a eliminação precoce.

Fracasso inédito

O desempenho medíocre dos clubes brasileiros na fase classificatória da Sul-Americana contrasta bastante com o que aconteceu nos últimos anos.

Desde que o torneio continental adotou uma fase de grupos, em 2021, sempre houve um mínimo de três clubes do país ficando na primeira colocação das chaves -agora, são zero, vale lembrar.

Na temporada passada, por exemplo, foram três equipes brasileiras na liderança dos seus grupos e todos os outros times pegaram pelo menos repescagem. Já em 2023, foram quatro classificados diretos e só um eliminado de antemão.

Continua após a publicidade

Hegemonia fica no 'quase'

Ao contrário do que acontece na Libertadores, competição em que os clubes brasileiros ganharam todas as edições desde 2019 e detém a maior sequência de títulos da história, o futebol pentacampeão mundial não domina a Sul-Americana.

É verdade que pelo menos a terra de Pelé, Romário, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho chegou à decisão do torneio em cada um dos quatro últimos anos. No entanto, o título conquistado pelo Athletico-PR em 2021 (em final contra o Red Bull Bragantino) é o único de um brasileiro nesta década.

Em 2022, o São Paulo ficou no quase. Um ano depois, foi a vez de o Fortaleza ser derrotado na decisão. E, na temporada passada, o Cruzeiro levou 3 a 1 do argentino Racing na "hora H".

A final da atual edição da Sul-Americana está marcada para o dia 22 de novembro e será disputada em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Brasileiros na Sul-Americana - 5ª rodada

Hoje, às 19h - Grêmio x Godoy Cruz, Grupo D , em Porto Alegre
Hoje, às 21h30 - Lanús x Vasco, Grupo G, em Lanús (ARG)
Amanhã, às 19h - Fluminense x Unión Española, Grupo F , no Rio de Janeiro
Amanhã, às 21h30 - Cruzeiro x Palestino, Grupo E, em Belo Horizonte
Amanhã, às 21h30 - Cerro Largo x Vitória, Grupo B, em Montevidéu (URU)
Quinta-feira, às 19h - Racing x Corinthians, Grupo C, em Montevidéu (URU)
Quinta-feira, às 21h30 - Atlético-MG x Caracas, Grupo H, em Belo Horizonte

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.