Palmeiras de Abel Ferreira é o time do momento
Ler resumo da notícia

Mais uma vitória desse Palmeiras de Abel Ferreira, que parece estar se tornando dominante no ano de 2025.
Líder do Campeonato Brasileiro com 19 pontos, na Libertadores está com 100% de aproveitamento, sendo a melhor campanha no geral, e já venceu a primeira partida contra o Ceará por 1 x 0 no Castelão pela Copa do Brasil.
É o time brasileiro mais competitivo, com uma força mental e um foco impressionante, que talvez seja isso o principal trabalho do Abel.
Desde a sua chegada, o Palmeiras ganhou todos os títulos que disputou, sendo duas Libertadores, dois Brasileiros, três Paulistas e mais Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil — tudo isso em quatro anos.
Classificação e jogos
Esses títulos foram conquistados com uma base de time permanente, mas, para 2025, foi feita uma grande reformulação que fez o elenco ser maior e mais qualificado.
Mas é incrível como ele conseguiu, em cinco meses, fazer essa nova equipe ter a mesma força mental e já ser tão competitiva como nos anos anteriores.
Hoje, o elenco tem mais alternativas em todos os setores, com características diferentes, o que facilita para as variações táticas e também para atacar de diversas formas.
Nessa rodada de Libertadores, o Palmeiras precisou apenas de 12 minutos para vencer essa partida por 2 x 0, com gols do zagueiro Murilo e do ótimo atacante Facundo Torres, sendo que poderia tranquilamente dar uma goleada histórica.
Gosto muito desse novo ataque com Estevão, Vitor Roque, Facundo Torres, Paulinho, Flaco López, Felipe Anderson aberto na direita como hoje, enfim, o Abel tem um leque ofensivo para montar seu time do jeito que quiser.
Na criação, ele tem o Maurício, que jogou hoje, e Raphael Veiga, que, além disto, batem muito bem na bola de qualquer distância, principalmente na bola parada.
Na realidade, seu meio-campo atual é muito mais completo que nos anos anteriores, porque possui volantes como Aníbal Moreno, Martínez, Richard Ríos e Lucas Evangelista, que marcam bem e também saem para o jogo com facilidade.
A contratação do Evangelista deu ao meio-campo um cara que dá dinâmica de jogo, e não é fácil achar jogadores que possuem essa característica.
O setor defensivo também ficou mais completo, principalmente pelo meio da zaga, com vários jogadores fortes por ali.
Com Murilo, Gustavo Gómez, Naves, Micael, Benedetti e Bruno Fuchs, as alternativas de formação aumentaram muito.
Hoje, o Abel Ferreira pode mesclar o time e poupar alguns jogadores quando for necessário, sem deixar cair o potencial dessa equipe.
Além dos ótimos e experientes laterais Marcos Rocha, Mayke e Piquerez, ainda tem os garotos Vanderlan (22 anos), que veio da base, e o argentino Giay (21), que, neste ano, está mais seguro e confiante.
E, para se ter um elenco poderoso, precisa ter uma dupla de goleiros segura e que passe confiança para a equipe. Com Weverton e Marcelo Lomba, o Abel Ferreira tem isso.
Fiz esse mapeamento do elenco do Palmeiras para mostrar o ótimo trabalho que foi feito para se fazer uma reformulação à altura dos que saíram e também para aumentar o grupo de jogadores com um ótimo nível.
Fora isso, o Palmeiras ainda pode contar com uma base espetacular, que sempre vem revelando ótimos garotos, como Luighi, Allan e tantos outros que poderão surgir durante o ano.
O time do momento na América do Sul, sem dúvida alguma, é o Palmeiras.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.