Fiat Fastback híbrido bebe menos, não tem rodízio e cobra R$ 6 mil por isso

No fim do ano passado a Fiat se antecipou à concorrência e lançou os primeiros carros flex com tecnologia híbrida leve do mercado.
Mais acessível do que o sistema híbrido convencional, a tecnologia foi inicialmente introduzida nos dois SUVs da marca italiana: Pulse e Fastback.
Nas versões híbridas os utilitários esportivos ficaram mais econômicos no ciclo urbano, embora não tenha havido incremento nos números de potência, torque e aceleração.
Confira a seguir a avaliação do Fastback Audace T200 Hybrid, a opção mais acessível com propulsão híbrida do SUV cupê, com preço sugerido de R$ 155.990 na data de publicação desta reportagem - é R$ 6 mil mais caro na comparação com a mesma versão, dotada de propulsão convencional e que traz o mesmo acabamento e lista idêntica de itens de série.
Vale destacar que, no lançamento das variantes híbridas de Pulse e Fastback em novembro passado, a diferença no preço era de apenas R$ 2 mil.
Desvendando o Fiat Fastback Audace T200 Hybrid
Design: o Fastback é um carro que caiu no gosto dos brasileiros, com seu perfil de cupê e linguagem de design inspirada em modelos premium, como BMW X2 e X4.
A coluna C larga e o vidro traseiro bem inclinado dão um estilo esportivo ao SUV compacto, sem prejuízo à visibilidade.
As rodas de liga leve de 17 polegadas da versão Audace, com acabamento diamantado e detalhes pretos, são outro detalhe que chama a atenção.
Vida a bordo: a versão Audace traz melhor custo-benefício do que a Impetus, por trazer os equipamentos mais relevantes e ser R$ 10 mil mais em conta.
Em relação à variante mais cara, perde itens que não são tão relevantes para mim, como painel de instrumentos digital, sensores de estacionamento dianteiros, teto bicolor, retrovisores com rebatimento elétrico e luz embutida, faróis de neblina e bancos revestidos de material sintético semelhante a couro - item opcional no Fastback Audace, por R$ 2.590 adicionais.
O acabamento mescla diferentes cores e texturas, mas predominam os plásticos rígidos, como em outros modelos da mesma categoria. Os materiais são bem encaixados e não percebi rebarbas. Bancos são confortáveis, mas o isolamento acústico da cabine poderia ser melhor.
Medindo 4,43 m de comprimento, graças ao balanço traseiro alongado, é cerca de 30 cm mais longo do que o Pulse do qual deriva.
Porém, nas demais dimensões, tem quase a mesma largura (1,78 m) e traz a mesma distância entre-eixos (2,53 m). Dessa forma, não tem uma cabine tão espaçosa, especialmente no banco traseiro. Por outro lado, por ser mais longo, conta com um porta-malas amplo, com 516 litros
Segurança: conta com sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré com guias adaptativas, controle de velocidade de cruzeiro tradicional, frenagem automática de emergência com alerta de colisão, alerta de saída involuntária da faixa e farol alto automático. Contudo, traz apenas quatro airbags, contra seis de SUVs na mesma faixa de preço, e não conta com controle de cruzeiro adaptativo nem alerta de ponto cego.
Desempenho e consumo: no Fastback e no Pulse, o outro modelo da Fiat que recebeu o sistema híbrido leve Bio-Hybrid, os números de potência e torque continuam os mesmos do motor T200 convencional: até 130 cv e 20,4 kgfm.
Isso significa ótimo desempenho nas acelerações e nas retomadas, tanto na cidade quanto na estrada, combinado com um ajuste de direção e suspensões confortável, sem balançar demais a carroceria.
No Fastback híbrido, o motor 1.0 turbo flex T200 com transmissão CVT é associado a um pequeno motor-gerador e baterias de íons de lítio para, de acordo com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), reduzir o consumo em até 11,5% e as emissões em até 15%.
Por utilizar a mesma voltagem do sistema elétrico dos automóveis convencionais, foi possível não encarecer ainda mais o sistema híbrido.
Também com o objetivo de deixar o Fastback Hybrid mais acessível, a propulsão elétrica é abastecida por duas baterias: uma de íons de lítio, instalada sob o banco do motorista, com 11 Ah; e a convencional de chumbo ácido, aquela posicionada no compartimento do motor, cuja amperagem subiu de 60 Ah para 68 Ah.
Funciona assim: no lugar do motor de arranque, Pulse e Fastback Hybrid trazem uma máquina elétrica multifuncional com 3 kW de potência (cerca de 4 cv), que reúne as funções de motor de partida, alternador, unidade auxiliar de propulsão e sistema start-stop em uma única peça.
Esse pequeno motor auxiliar desonera o propulsor a combustão no ciclo urbano, fornecendo torque adicional em determinadas situações para reduzir o consumo e as emissões. As respectivas baterias são recarregadas, como em outros híbridos e carros 100% elétricos, nas frenagens e nas desacelerações - nas quais a máquina elétrica funciona como alternador.
Uma animação no painel mostra quando a máquina elétrica ajuda na propulsão e quando as baterias são recarregadas - além disso, o acionamento do start-stop ficou bem mais suave.
Medição do Inmetro aponta que o Fiat Fastback T200 Hybrid tem consumo médio de 8,9 km/l (urbano) e 9,8 km/l (rodoviário) com etanol e de 12,6 km/l (urbano) e 13,9 km/l (rodoviário) com gasolina.
O Fastback convencional, sem propulsão híbrida, traz médias, respectivamente, de 8,4 km/l e 10,2 km/l com etanol e de 11,9 km/l e 14,6 km/l com gasolina.
A variante híbrida, portanto, traz maior consumo de combustível na estrada, onde o SUV não se beneficia do auxílio da máquina elétrica e a recarga das baterias nas frenagens e desacelerações é consideravelmente menos frequente.
Equipamentos: vem de série com volante ajustável em altura e profundidade, banco do motorista ajustável em altura, central multimídia com tela de 10,1 polegadas com GPS nativo, conexão sem fio de celulares via Android Auto e Apple CarPlay, recarga de celulares por indução com resfriamento do aparelho, controle de velocidade de cruzeiro convencional, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, assistente de manutenção de faixa, comutação automática do farol alto, sensores de estacionamento traseiros, ar-condicionado digital automático com saída para o banco traseiro, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensor de chuva, câmera de ré, chave presencial, partida remota do motor e faróis e lanternas de LEDs.
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Fiat Fastback T200 Hybrid
Preço
R$ 155.990Pontos Positivos
- Está isento do rodízio de veículos em SP e tem desconto ou isenção do IPVA em alguns estados
- Rodar confortável com boa estabilidade
- Bom vão livre do solo
- Baixo consumo de combustível
- Bom desempenho
Pontos Negativos
- Sistema híbrido acrescenta R$ 6 mil ao preço final
- Só tem 4 airbags
Veredito
O Fiat Fastback com tecnologia híbrida leve efetivamente reduz o consumo de combustível na cidade, mantendo qualidades da versão convencional como bom desempenho, porta-malas espaçoso e generosa lista de itens de série. Além disso, por ser híbrido, está isento do rodízio de veículos na capital paulista e, em alguns estados, tem isenção ou desconto no IPVA. Por outro lado, é R$ 6.000 mais caro do que a versão convencional - no lançamento, em novembro, a diferença era de apenas R$ 2.000.
Motorização
Motor 1.0 turbo flex híbrido leve
Combustível
Gasolina ou etanol em qualquer proporção
Potência (cv)
130 cv a 5.750 rpm
Torque (kgf.m)
20,4 kgfm a 1.750 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
9,7 s (gasolina) / 9,4 s (etanol)
Velocidade máxima (km/h)
194 km/h (gasolina) / 196 km/h (etanol)
Consumo cidade (km/l)
12,6 km/l (gasolina) / 8,9 km/l (etanol)
Consumo estrada (km/l)
13,9 km/l (gasolina) / 9,8 km/l (etanol)
Câmbio
CVT com 7 marchas simuladas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson com barra estabilizadora
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Tambores
Pneus
205/50R17
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1.547 mm
Comprimento (mm)
4.427 mm
Entre-eixos (mm)
2.533 mm
Largura (mm)
1.774 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.253 kg em ordem de marcha
Porta-malas (L)
516 litros (VDA)
Tanque (L)
45 litros
10.000 km
R$ 768
20.000 km
R$ 786
30.000 km
R$ 936
40.000 km
R$ 1.005
50.000 km
R$ 805
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Alerta de colisão
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