O que Renegade básico perde para trazer motor forte por menos de R$ 120 mil

Os SUVs são os carros da moda, mas os preços estão cada vez mais caros e hoje um utilitário esportivo compacto pode facilmente encostar na faixa dos R$ 200 mil nas versões mais equipadas.
Por cerca de R$ 120 mil, ainda dá para encontrar algumas opções interessantes de SUVs pequenos nas suas versões de entrada, menos equipadas e potentes.
Nessa categoria, o veterano Jeep Renegade se destaca na configuração básica 1.3 Turbo, que tem preço sugerido de R$ 118.290 e traz motor mais forte (176 cv) e projeto mais refinado ante seus concorrentes diretos.
Contudo, como dizem, o almoço não é grátis e, para custar menos, o Renegade "barato" abre mão de vários itens disponíveis nas versões mais caras e completas.
Confira na avaliação a seguir.
Desvendando o Jeep Renegade 1.3 Turbo
Design: lançado originalmente em 2015 e reestilizado pela última vez em 2022, o Renegade já está precisando de atualizações mais profundas, especialmente na parte visual.
Mesmo assim, ainda é um SUV cheio de personalidade, com seus faróis full-LED arredondados e lanternas traseiras quadradas, que remetem ao Jeep Willys original, e sua carroceria retangular bem típica de SUVs "raiz".
O para-brisa pouco inclinado também ajuda a compor a aparência mais robusta, além de beneficiar a visibilidade.
De acordo com o colunista do UOL Carros Marlos Ney Vidal, o Renegade, que permanece na primeira geração, ainda terá mudanças visuais no ano que vem, para se manter competitivo, enquanto não chega à segunda.
Vida a bordo: medindo 4,27 m de comprimento, 1,80 m de largura e 2,57 m de distância entre-eixos, o Renegade não se destaca pelo espaço interno, independentemente da versão, especialmente no banco traseiro. O porta-malas, com seus 385 litros, também não é dos mais espaçosos.
Na versão de entrada, o SUV da Jeep dispensa mimos como bancos de couro, painel de instrumentos digital, iluminação no parassol, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva.
Contudo, traz cabine bem acabada, o que inclui painel revestido de material macio ao toque e detalhes como iluminação no banco traseiro e no porta-malas - além de belas rodas de liga leve de 17 polegadas, faróis full-LED e lanternas traseiras com LEDs.
Contudo, itens esperados em um SUV com preço acima de R$ 100 mil, como central multimídia (com tela de sete polegadas mais Android Auto e Apple CarPlay sem fio), câmera de ré, frenagem autônoma e aviso de saída involuntária de faixa, são disponibilizados no pacote Pack Tech por R$ 8,7 mil. O segundo pacote opcional é o Pack Work I (R$ 12 mil), que acrescenta barras de teto, rodas de liga leve de 18 polegadas, tapetes, protetor de cárter e tampão do porta-malas.
Recomendaria adquirir apenas o Pack Tech - pois, com todos os opcionais disponíveis, o preço final vai a R$ 138.990 e já se aproxima da quantia cobrada pela versão seguinte do Renegade, a Sport Altitude, por R$ 152.990.
Segurança: a versão básica do Renegade sai de fábrica com seis airbags, monitoramento da pressão dos pneus e controles eletrônicos de tração e estabilidade.
Contudo, itens de segurança adicionais são são disponibilizados mediante a aquisição do pacote opcional Pack Tech, que agrega frenagem autônoma de emergência (sem detecção de pedestres), aviso de mudança involuntária de faixa e câmera de ré - a configuração de entrada não oferece sensores de estacionamento dianteiros nem traseiros, que podem ser instalados apenas como acessórios.
Desempenho e consumo: o desempenho do Renegade mais barato é o ponto forte e o grande diferencial do Renegade ante a concorrência. Por cerca de R$ 120 mil, nenhum outro SUV compacto entrega motor com potência na faixa dos 180 cv - o VW T-Cross Highline, com seus 150 cv, parte de R$ 184.490, enquanto o Hyuindai Creta Ultimate, com seus 193 cv, sai por R$ 196.990.
Com motor 1.3 turbo de 176 cv e câmbio automático de seis marchas, o Renegade tem fôlego de sobra em qualquer situação e proporciona condução prazerosa na cidade e na estrada - beneficiada também pelo ajuste das suspensões, que equilibra conforto com baixa rolagem da carroceria.
Vale destacar que o Renegade traz chassi mais sofisticado do que a concorrência com suspensões independentes na dianteira e na traseira, e freios a disco nas quatro rodas.
Quanto ao consumo de combustível, o SUV compacto da Jeep é apenas razoável - com etanol, obtive médias em torno de 6 km/l na cidade e aproximadamente 10 km/l na estrada - na medição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), com etanol o Renegade 1.3 Turbo faz 7,7 km/l no ciclo urbano e 9,1 km/l no rodoviário.
Com gasolina, as médias oficiais são de, respectivamente, 11 km/l e 12,8 km/l.
Equipamentos de série: vem com volante ajustável em altura e profundidade, bando do motorista com ajuste de altura, faróis full-LED, lanternas traseiras com LEDs, freio de estacionamento eletrônico, controles eletrônicos de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus, freios a disco nas quatro rodas, ar-condicionado analógivo, rodas de liga leve de 17 polegadas e retrovisores externos com repetidor de seta.
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Jeep Renegade 1.3 Turbo
Preço
R$ 118.290Veredito
Por R$ 118.290, o Jeep Renegade 1.3 Turbo é uma opção bastante interessante dentre os SUVs compactos ao trazer motor muito mais potente do que seus concorrentes diretos na mesma faixa de preço, somado a um acabamento interno e dirigibilidade acima da média. Contudo, para trazer central multimídia, câmera de ré e frenagem automática de emergência, é preciso comprar um pacote opcional por R$ 8,7 mil. Como qualquer versão do Renegade, seu projeto já sente os sinais do tempo, por ter sido lançado há uma década, e o espaço interno é um ponto fraco.
Motorização
Motor 1.3 turbo flex, 4 cilindros, injeção direta de combustível
Combustível
Gasolina ou etanol em qualquer proporção
Potência (cv)
176 cv a 5.750 rpm
Torque (kgf.m)
27,5 kgfm a 1.750 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
8,7 segundos
Velocidade máxima (km/h)
210 km/h
Consumo cidade (km/l)
11 km/l (gasolina) / 7,7 km/l (etanol)
Consumo estrada (km/l)
12,8 km/l (gasolina) / 9,1 km/l
Câmbio
Automático de 6 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente do tipo McPherson com barra estabilizadora
Suspensão Traseira
Independente do tipo McPherson com barra estabilizadora
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
215/60 R17
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1.702 mm
Comprimento (mm)
4.268 mm
Entre-eixos (mm)
2.570 mm
Largura (mm)
1.805 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.476 kg em ordem de marcha
Porta-malas (L)
385 litros
Tanque (L)
55 litros
10.000 km
R$ 819
20.000 km
R$ 928
30.000 km
R$ 787
40.000 km
R$ 960
50.000 km
R$ 1.526
60.000 km
928
Garantia
5 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Sensor de pressão dos pneus
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