Renault Duster 2026 mantém robustez e bebe menos; veterano vale R$ 165 mil?

Lançado em outubro de 2011 no Brasil, o Duster logo se consolidou como um SUV compacto maior do que a concorrência, trazendo construção robusta, preço competitivo e bom vão livre em relação ao solo para encarar desde estradas de terra até as lombadas, valetas e buracos tão comuns nas cidades brasileiras.
O utilitário esportivo da Renault foi evoluindo com o passar dos anos, sem perder essas características, até ganhar uma segunda geração em nosso mercado, lançada em março de 2020.
Desde então, tem recebido atualizações pontuais ano a ano, mas sem chegar à terceira geração - à venda na Europa desde o primeiro semestre de 2024.
No início deste ano, com a chegada da linha 2026, o Duster mais uma vez ganhou discretas novidades, que vamos contar a seguir.
Nesta avaliação, o foco é a versão topo de linha Iconic Plus equipada com o competente motor 1.3 TCe turbo flex, que teve redução de potência e melhoria no consumo para se adequar às novas normas de emissões de poluentes que entraram em vigor no país em janeiro.
Essa configuração, em abril de 2025, tem preço sugerido de R$ 165.890 sem incluir opcionais. Vale o quanto custa? Confira a seguir.
Desvendando o Duster Iconic Plus 1.3 2026
Design: na versão Iconic Plus, o Duster traz grade frontal com acabamento preto brilhante e detalhes na cor laranja, faróis de LED com luzes de condução diurna, mais detalhes laranja na capa dos retrovisores externos e nas barras de teto.
Uma das poucas novidades da linha 2026 é o acabamento preto brilhante das rodas de liga leve de 17 polegadas no Duster Iconic Plus com motorização 1.3 turbo flex, como no exemplar desta avaliação - com propulsor 1.6 aspirado, a configuração de topo mantém as rodas de aro 17 diamantadas com acabamento escurecido introduzidas no ano passado.
Outras novidades do Duster Iconic Plus 2026, independentemente da motorização escolhida, são o teto com pintura preta brilhante e a antena do tipo "shark".
O Duster mais completo tem um opcional, que custa R$ 1,8 mil: o Pack Outsider, que acrescenta faróis auxiliares com molduras cinza no para-choque dianteiro, mais frisos laterais com detalhes em laranja.
Vida a bordo: este sempre foi um ponto alto do Duster, que traz cabine ampla e espaçosa, considerando outros SUVs compactos com porte semelhante na mesma faixa de preço.
Medindo 2,67 m de distância entre-eixos, facilita a acomodação das pernas dos passageiros do banco de trás - duas pessoas de altura média podem viajar confortavelmente ali.
Tamanho do porta-malas é outro ponto forte, oferecendo excelentes 475 litros de capacidade.
O acabamento interno tem predominância de plásticos rígidos, porém é bem executado e a lista de itens de série inclui ar-condicionado automático digital, trazendo comandos por meio de botões giratórios metálicos com mostradores integrados na parte central.
O Duster Iconic Plus também traz de série bancos com revestimento sintético semelhante a couro, banco do motorista com ajuste de altura, volante controle de velocidade de cruzeiro convencional, câmeras de monitoramento externo "360 graus", luz de cortesia traseira, porta-malas iluminado, carregador de celular por indução, quatro portas USB, acendimento automático dos faróis, sensores de chuva e de estacionamento traseiros, barras de teto, chave presencial em forma de cartão, partida do motor por botão e central multimídia de oito polegadas com conexão sem fio com celulares via Android Auto e Apple CarPlay.
Por conta do projeto ser mais antigo, o Duster, mesmo na opção mais equipada, dispensa o painel de instrumentos com tela colorida e digital e traz computador de bordo com as funções básicas, exibidas em uma tela central monocromática.
Segurança: todas as versões são equipadas de série com seis airbags. O Duster Iconic Plus traz, ainda, alerta de ponto cego nos retrovisores externos. Também conta com sensores de estacionamento traseiros e sistema de câmeras com quatro ângulos de visualização. Contudo, não oferece assistentes à condução presentes em outros SUVs em sua faixa de preço, como alerta de colisão e frenagem automática de emergência.
Desempenho e consumo: desenvolvido pela Renault em parceria com a Mercedes-Benz, o motor 1.3 turbo flex com injeção direta de combustível anda muito bem, mesmo com a potência reduzida de 170 cv para 163 cv, devido à nova calibração para atender as normas mais rígidas de emissões do Proconve que passaram a valer a partir de 2025.
com seus 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, disponíveis a apenas 1.600 rpm.
O câmbio CVT com oito marchas simuladas administra bem tanto desempenho e não mantém as rotações altas demais a cada aceleração mais forte, como acontece em outras transmissões do tipo. Graças ao torque abundante e disponível em giros baixos, o CVT logo trata de reduzir as rotações, como se fosse uma caixa automática convencional com conversor de torque.
É uma pena que a Renault ofereça esse conjunto mecânico tão moderno apenas na configuração topo de linha - que também pode ser equipada com o propulsor 1.6 aspirado de 112 cv e 15,6 kgfm, mais CVT com seis marchas virtuais, que vem nas versões de entrada e intermediárias. A unidade 1.6 também foi recalibrada para reduzir emissões e anteriormente rendia 120 cv e16,5 kgfm.
Juntamente com a redução discreta na performance, o Duster ficou um pouco mais econômico.
As médias no ciclo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) passaram a 7,5 km/l na cidade 8,6 km/l na estrada com etanol e 10,9 km/l e 12, 3 km/l com gasolina.
Antes da recalibração, as médias oficiais de consumo eram de, respectivamente, 7,7 km/l e 8,4 km/l com o derivado da cana-de-açúcar e de 10,8 km/l e 11,5 km/l com o combustível de origem fóssil.
Na minha avaliação, rodei exclusivamente com gasolina no tanque e obtive aproximadamente 7 km/l no ciclo urbano e mais de 14 km/l no rodoviário, sempre com o ar-condicionado e o sistema start-stop (que desliga automaticamente o motor em paradas rápidas para poupar combustível) acionados.
Equipamentos: destacam-se faróis e lanternas de LEDs, teto bitom, ar-condicionado digital e automático, bancos com revestimento sintético semelhante a couro, banco do motorista com ajuste de altura, volante controle de velocidade de cruzeiro convencional, câmeras de monitoramento externo "360 graus" com quatro ângulos diferentes, seis airbags, luz de cortesia traseira, porta-malas iluminado, sistema start-stop, alerta de ponto cego, carregador de celular por indução, quatro portas USB, acendimento automático dos faróis, sensores de chuva e de estacionamento traseiros, antena tipo "shark", barras de teto, chave presencial, partida do motor por botão, rodas de liga leve de 17 polegadas e central multimídia de oito polegadas.
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Renault Duster Iconic Plus TCe 2026
Preço
R$ 165.890Pontos Positivos
- Baixo consumo de combustível. Obtive média superior a 14 km/l na estrada com gasolina
- É bom de dirigir. Traz suspensão confortável e boa estabilidade, motor potente e câmbio bem escalonado
- Espaço interno, que inclui amplo porta-malas de 475 litros
- Robustez. Traz bom vão livre em relação ao solo
Pontos Negativos
- Por quase R$ 170 mil cobrados pela versão topo de linha, há concorrentes mais modernos e equipados
- Não conta com recursos de segurança como alerta de colisão e frenagem automática de emergência
- Tem projeto mais antigo ante a concorrência
Veredito
O Renault Duster soube evoluir com o passar dos anos e hoje é um SUV robusto, confiável e bom de dirigir. Na versão topo de linha Iconic Plus TCe, com preço inicial de R$ 165.890, acrescenta à lista de atributos o motor 1.3 turbo flex moderno e potente, baixo consumo de combustível e boa lista de itens de série. Contudo, nessa faixa de preço, e considerando o projeto mais antigo, fica devendo itens de segurança e tecnológicos disponíveis na concorrência. Com preços a partir de R$ 132.990, motor 1.6 aspirado e bem equipadas, as versões mais baratas do Duster são as que trazem melhor custo-benefício.
Motorização
1.3 flex, injeção direta, 4 cilindros
Combustível
Gasolina ou etanol em qualquer proporção
Potência (cv)
163 cv a 5.500 rpm
Torque (kgf.m)
27,5 kgfm a 1.600 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
9,8 segundos
Velocidade máxima (km/h)
180 km/h
Consumo cidade (km/l)
7,5 km/l (etanol) / 10,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l)
8,6 km/l (etanol) / 12,3 km/l (gasolina)
Câmbio
CVT com 8 marchas simuladas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Tambores
Pneus
215/60 R17
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1.693 mm
Comprimento (mm)
4.376 mm
Entre-eixos (mm)
2.673 mm
Largura (mm)
1.832 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.341 kg
Porta-malas (L)
475 l
Tanque (L)
46 l
10.000 km
R$ 704,13
20.000 km
R$ 769,80
30.000 km
R$ 769,80
40.000 km
R$ 1.686,97
50.000 km
R$ 835,47
60.000 km
R$ 835.47
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Faróis com regulagem de altura
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