Topo

São Paulo

Veja o que abre e o que fecha no Carnaval 2020 em São Paulo

Colaboração para o UOL

Em São Paulo

18/02/2020 16h21Atualizada em 20/02/2020 09h09

Apesar de não ser feriado nacional, o Carnaval altera o funcionamento bancário, da Justiça e de órgãos públicos. O comércio, por outro lado, costuma funcionar normalmente.

Em São Paulo, órgãos como Detran e Poupatempo estarão fechados nos dias 24 e 25 de fevereiro e vão abrir às 12h no dia 26. A Justiça Federal também não terá expediente nos dias 24 e 25.

O Carnaval também vai alterar a programação da Avenida Paulista, que costuma ficar fechada para veículos aos domingos e feriados. O programa Ruas Abertas volta a funcionar normalmente na Paulista em 8 de março.

Shoppings

Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a decisão de abertura e fechamento dos shoppings na época do Carnaval fica a critério de cada empreendimento, em todo o Brasil. Nesse período, a abertura das lojas está condicionada a acordos coletivos de trabalho. Na ausência destes acordos, cada shopping pode definir o horário de funcionamento, considerando que a data não é feriado nacional. Isso significa que os lojistas poderão abrir suas lojas em qualquer dia, nos seus horários normais, sem implicação de ônus trabalhista. As praças de alimentação costumam funcionar normalmente durante todo o período.

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na segunda e na terça-feira de Carnaval (24 e 25 de fevereiro) não haverá atendimento ao público nas agências. Na quarta-feira de cinzas (26), o início do expediente será às 12h, no horário local, com fechamento no horário normal das agências.

De acordo com a entidade, nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento.

A Febraban pede que os clientes utilizem os canais digitais, como sites e aplicativos dos bancos, para a realização de transferências e pagamentos de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 24 ou 25 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (26). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Poupatempo-SP

No Carnaval, todas as unidades do Poupatempo no Estado de São Paulo estarão fechadas na segunda e terça-feira, dias 24 e 25 de fevereiro. O atendimento será retomado na Quarta-Feira de Cinzas (26), a partir das 12h.

Durante o feriado, é possível realizar diversos serviços no portal e pelos totens de autoatendimento do programa, que estão disponíveis em shoppings, supermercados, estações do Metrô e da CPTM.

Nos totens, o cidadão pode solicitar segunda via de RG e CNH, CNH definitiva, certidões de CNH, emitir atestado de antecedentes criminais, pesquisar débitos e restrições de veículos, e as taxas de emissão dos documentos podem ser pagas com o cartão de débito.

Detran-SP

Devido ao Carnaval, as unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) em todo o Estado estarão fechadas nos dias 24 e 25 de fevereiro, segunda e terça-feira. O atendimento será retomado na quarta-feira de Cinzas, às 12h.

Transporte público

Tanto o Metrô quanto a CPTM terão esquema especial para o Carnaval. Haverá reforço nas operações e aumento de trens em circulação todos os dias. Além do período de 22 a 25 de fevereiro, o esquema foi adotado nos dias 15 e 16 de fevereiro e será mantido em 29 de fevereiro e 1º de março.

No caso das linhas de ônibus, o usuário pode consultar mudanças no intinerário devido à passagem de blocos através do site. Segundo a SPTrans, mais de 500 linhas de ônibus da capital paulista serão afetadas durante a folia.

Avenida Paulista

A prefeitura anunciou que a Avenida Paulista ficará aberta para a circulação de veículos nos dias 23 e 25 de fevereiro, assim como em 1º de março, devido ao Carnaval de rua. O programa Ruas Abertas volta a funcionar normalmente na Paulista em 8 de março, com a avenida fechada para veículos e aberta para pedestres e ciclistas, das 10h às 18h.

Justiça Federal

Não haverá expediente nos dias 24 e 25 de fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval. Na Quarta-Feira de Cinzas, será ponto facultativo, com funcionamento a partir das 14h.

Comércio

Como o Carnaval não é feriado nacional, estadual ou municipal, o comércio pode funcionar normalmente nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro em São Paulo. Segundo a FecomércioSP, caso a empresa opte por dar folga aos funcionários, não poderá fazer qualquer tipo de desconto no salário dos empregados ou compensação de horas posteriormente.

Museu de Futebol

O Museu do Futebol realiza uma programação especial na terça-feira de Carnaval (25), com entrada gratuita. Para participar, é só retirar o ingresso na bilheteria. Os visitantes participarão de uma oficina de máscaras de Carnaval com o uso de sacolas de papel.

São Paulo