Topo

Blocos de Rua

São Paulo teve o maior Carnaval de rua da história, diz Prefeitura

Foliões no Bloco da Preta, no Ibirapuera, zona sul de São Paulo - Gabriela Burdmann/UOL
Foliões no Bloco da Preta, no Ibirapuera, zona sul de São Paulo Imagem: Gabriela Burdmann/UOL

Thaís Sant'Anna

Colaboração para o UOL

02/03/2020 12h03

Resumo da notícia

  • Prefeitura de São Paulo informa que o Carnaval de rua em 2020 foi o maior da história
  • O total de público nas ruas foi de 15 milhões de pessoas, entre os dias 14 de fevereiro e 1º de março
  • Foram 575 blocos de rua e 615 desfiles, de acordo com a Secretaria Municipal de Cultura

O Carnaval de rua de 2020 foi o maior da história da cidade de São Paulo, segundo informou hoje a Prefeitura. O total de público entre os dias 14 de fevereiro e 1º de março foi de 15 milhões de pessoas — em 2019, foram 14 milhões. Os números incluem o período de pré e pós-Carnaval.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, foram 575 blocos de rua e 615 desfiles, com ritmos variados, como samba, axé, funk, pagode e paródias, além das tradicionais marchinhas do período governado pelo Rei Momo.

O dia mais agitado, com mais blocos na rua, ocorreu no pré-Carnaval — em 15 de fevereiro, 122 desfiles se espalharam por toda cidade.

Atendimentos médicos durante os blocos

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou ainda que realizou 3.710 atendimentos durante os desfiles dos blocos, desde o pré-Carnaval até ontem. Só nesse domingo, por exemplo, foram feitos 342 atendimentos.

O Plano Médico deu resolução a 100% dos agravos de saúde relacionados à folia, que envolveu 550 profissionais, que prestaram assistência à população, relatou a Secretaria.

"Carnaval de rua venceu", diz Alê Youssef

Em entrevista ao colunista do UOL Miguel Arcanjo Prado, Alê Youssef, secretário de Cultura da cidade de São Paulo, fez um balanço do Carnaval na maior metrópole do país nos últimos dias.

"Não é uma questão de ser o maior ou o melhor Carnaval do Brasil. Isso não existe. Cada Carnaval tem sua beleza, tem seu encanto", declarou Youssef. "O barato da explosão do Carnaval de rua de São Paulo, além do multiculturalismo e diversidade que nossa capital tem como características naturais, é a transformação da cidade", pontuou.

Blocos de Rua