Claudia Raia diz que libido segue alta; por que menopausa impacta desejo?
Ler resumo da notícia
Claudia Raia, 58, contou não lidar com baixas na libido durante a menopausa. "O [meu] desejo sexual permanece e bom. (...) Os brinquedos [sexuais] ajudam e muito. Hoje, os vibradores são brinquedos com prescrição médica. Tenho 17 vibradores em casa", disse no programa Goucha, exibido em Portugal.
Mas a libido alta no período não é comum a todas. De acordo com a Sociedade Norte-Americana de Menopausa, estima-se que de 20% a 40% das mulheres apresentem algum grau de diminuição da libido durante a transição para a menopausa.
Por que menopausa influencia libido
Hormônios diminuem. Quando a mulher entra na menopausa, ocorre uma diminuição de alguns hormônios, como estrogênio, progesterona e testosterona, que pode impactar a qualidade de vida em muitos aspectos, inclusive na diminuição de desejo sexual.
Com queda hormonal, tecidos ficam mais "finos". Tecidos da vulva e da vagina tendem a ficar mais "finos", com menos elasticidade e ressecados. Isso tem impacto direto na sexualidade, já que ocorrem alterações na sensação genital e na lubrificação, podendo causar dor durante o sexo.
Reposição hormonal ajuda?
Terapia hormonal equilibra novamente a libido. Além disso, ajuda na manutenção dos tecidos da vulva e da vagina.
Tratamento é indicado para mais sintomas. É o caso da presença de "fogachos", da síndrome geniturinária da menopausa (ressecamento vaginal, sintomas urinários, entre outros) e para prevenir a perda de massa óssea.
Mas não é para todo mundo. O médico deve considerar os riscos e benefícios do tratamento para cada pessoa, a partir dos seguintes critérios: ausência de contraindicações (suspeita e histórico de câncer de mama ou de útero, trombose venosa ou embolia pulmonar, problemas de coagulação, doenças cardiovasculares, como AVC, ou enfermidades do fígado), e tempestividade —ela deve ser iniciada dentro dos primeiros dez anos após a menopausa.
Mais opções para melhorar a libido
Outras soluções também ajudam na retomada da libido, pois o desejo sexual é multifatorial. Vale fazer atividade física, cuidar de sua saúde mental, trabalhar questões de relacionamento, fantasias, tempo dedicado à vida sexual e avaliar a necessidade de profissionais treinados para terapia sexual.
17 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Vera Lucia Medeiros
Depois de velha, virou uma mala... Raia Rouanet
Jose Amauri Bianco
Ridículo, absurdo, pobreza de jornalismo, que falta de assunto para publicar, a quem interessa saber da libido da Claudia Raia?.
Jose Renato de Moraes
E o dinheiro da Lei Rouanet ela não fala pra onde foi? e quando vai devolver aos cofres públicos...