Modificação na planta original de apartamento novo de 250 m² privilegia integração
O principal objetivo desse projeto assinado pela arquiteta Andréa Parreira, de São Paulo, era modificar algumas características da planta original de um apartamento no alto da Lapa, antes mesmo da entrega das chaves pela construtora. “Nessa fase é possível diminuir bastante o prazo da obra”, diz. A lista de desejos dos clientes era bastante longa. A arquiteta tinha de implantar três suítes onde só havia uma;criar um escritório e uma sala íntima inexistentes na planta da construtora; aumentar o closet do casal; deixar a entrada principal mais reservada e aumentar do pé direito da área social. E assim foi feito, prezando o bem-estar e a beleza dos ambientes.
A área social -que integra sala de televisão, de estar e de jantar com uma enorme varanda em L e o espaço da churrasqueira- foi projetada a fim de priorizar três aspectos fundamentais: conforto, praticidade e integração. “Os ambientes interligados e, ao mesmo tempo, independentes, favorecem o convívio e a sensação de espaço amplo”, define Andréa Parreira.
Pra lá e pra cá
O mobiliário colabora com a arquitetura de interiores para promover essa interligação. “A posição, o estilo e a funcionalidade dos móveis foram pensados para propiciar a harmonia desse conjunto: a estante da TV pode ser vista da varanda, as poltronas de fibra são giratórias, então podem se voltar tanto para a sala quanto para a varanda. A mesa da sala de jantar pode ser usada em um dia de churrasco, quando houver muitas pessoas”, descreve a arquiteta.
Para valorizar os detalhes da decoração e a nova divisão dos ambientes, foi desenvolvido um projeto de iluminação que levou em conta a preferência do cliente por ambientes bem claros, além de favorecer a funcionalidade dos espaços. Foi instalada iluminação embutida em forro de gesso praticamente no apartamento inteiro, o que produz uma luz indireta mais aconchegante.
Outro aspecto que trouxe personalidade ao projeto foram as peças de designque pontuam a decoração. Na dose certa, para manter a harmonia. (Isabela Leal, colaboração para o UOL)
Ficha técnica
Apartamento Alto da Lapa, São Paulo
Projeto de Andréa Parreira Arquitetura e Construções
Detalhes do projeto- Área Construída 250 m²
- Início do Projeto setembro/2008
- Conclusão da Obra dezembro/2008
- Projeto Andréa Parreira
- Construção Andréa Parreira Arquitetura e Construções
- Projeto Luminotécnico Andréa Parreira