PUBLICIDADE

Topo

Feng Shui, florais, tarô e outros recursos alternativos para dormir melhor

Feng Shui  - iStock
Feng Shui Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

06/08/2021 04h00

Ter uma boa noite de descanso é imprescindível, tanto para a saúde do corpo como da mente. Porém, nem sempre isso acontece, reflexo de fatores diversos. Em muitas dessas ocasiões, os pensamentos aceleram em vez de diminuírem e todos os desafios enfrentados durante o dia se tornam muito mais pesados.

Nessas horas, pode ser bem útil adotar recursos que fazem o fluxo energético ficar mais harmonioso, além de deixarem o ambiente mais propício para o relaxamento, levando à calma espiritual.

Conversamos com Juliana Viveiros, espiritualista e terapeuta holística da plataforma iQuilibrio, que explica como intervenções místicas e terapêuticas podem ajudar a ter um sono melhor. Confira a seguir.

7 práticas que melhoram a qualidade do sono

Meditação

O ato de meditar leva à redução da ansiedade e da agitação e traz um profundo relaxamento, beneficiando o descanso noturno. Existem diversas técnicas de meditação e uma das que ajudam bastante é a Mindfulness, também conhecida como "atenção plena". A prática prevê que a atenção seja voltada ao momento presente, diretamente para o corpo. "Com apenas alguns minutos de prática é possível entrar em estado de relaxamento profundo, obtendo um sono de qualidade", afirma Juliana.

Quem tem dificuldade de concentração pode pedir ajuda a especialistas, que deverão indicar uma meditação guiada, ou seja, outra pessoa vai guiá-lo, facilitando a entrada da consciência no estado meditativo. "Mas qualquer técnica de meditação escolhida mudará positivamente a qualidade no sono", ressalta a terapeuta holística.

Feng Shui

A técnica milenar chinesa promove uma maior consciência do ambiente em que se vive, revelando pequenas falhas que atingem negativamente a energia dos moradores. "Com o Feng Shui, é possível identificar maneiras de melhorar o posicionamento da cama, objetos que não facilitam o relaxamento, plantas, cores e itens que devem ser modificados para trabalhar o fluxo energético do ambiente em favor dos moradores", exemplifica a representante da iQuilibrio.

Entre as dicas mais importantes estão: não deixar roupas sujas no quarto nem objetos parados embaixo da cama, limpar o ambiente, ter cabeceira de cama, não guardar objetos atrás da porta e manter o guarda-roupa organizado. "Essas são algumas maneiras de facilitar as vibrações vitais e melhorar a qualidade de sono", garante Juliana.

Mesa radiônica

Trata-se de uma terapia de reequilíbrio energético. Através da mesa radiônica, é possível alcançar benefícios em diferentes áreas da vida, incluindo amor, saúde, prosperidade, relacionamentos e, também, o sono. "A partir do momento que alguém alinha suas energias, obtém um recurso capaz de trazer tranquilidade, paz, harmonia e consciência", cita a terapeuta.

Consegue-se, ainda reduzir a ansiedade e o desespero perante algumas situações vivenciadas. "Em outras palavras, a mesa radiônica trabalha todo o passado, para que a pessoa consiga estar bem com ela mesma, no presente", continua Juliana. De acordo com ela, é possível sentir efeitos positivos desde a primeira sessão.

Florais

Já os conhecidos florais, forma de terapia natural capaz de trazer diversos benefícios, conseguem combater a ansiedade e a insônia (vilões contra o bom sono) e, também, evitar pesadelos e pensamentos indesejados durante o momento de descanso.

Juliana lembra que, com uma simples fórmula, é possível trazer equilíbrio para o corpo. Os florais de passiflora, camomila e lavanda são alguns dos que beneficiam o sono. "Geralmente é recomendada a ingestão de 4 gotas, 4 vezes ao dia, mas isso depende do organismo da pessoa. Por isso é importante passar por uma avaliação especializada, para melhor indicação", opina.

Aromaterapia

Os óleos essenciais também são opções perfeitas para quem quer alcançar o relaxamento. Entre os mais utilizados estão os de camomila, lavanda, bergamota, rosa, tangerina e lavanda, pois servem para amenizar a ansiedade, ter pensamentos mais positivos e relaxar o corpo e a mente.

Como explica a terapeuta holística, há várias alternativas para a utilização dos óleos essenciais: pode-se optar por massagem relaxante com os óleos dissolvidos em creme vegetal, uso de aromatizador junto com a cromoterapia, escalda-pés ou mesmo pingar algumas gotinhas no travesseiro, entre outras técnicas.

"Lembre-se que, como cada organismo é diferente, pode ser que ocorra alergia a algum componente. Assim, é importante consultar um terapeuta e não utilizar o óleo essencial diretamente na pele", frisa Juliana.

Chás

Criar uma rotina para ingerir chás igualmente ajuda no relaxamento e, por consequência, na boa noite de sono. Com o tempo, o organismo vai percebendo que o ritual de tomar uma xícara de chá quentinho é o momento de desligar dos problemas externos e relaxar.

"O chá de camomila é capaz de combater a ansiedade. Outras opções que ajudam a relaxar são: flor de maracujá, valeriana, erva-cidreira e erva-doce. Quem gosta de gengibre ainda alcança uma perfeita digestão antes da noite de sono", comenta a especialista.

Tarot

Para quem não entende a ligação do sono com a leitura das cartas, Juliana esclarece que, através de consultas aos deques, é possível identificar e tratar bloqueios emocionais, alcançando-se bem-estar para a vida.

"A partir do entendimento das situações e decisões do passado, consegue-se transformar a forma que se enxerga a realidade. É como se alguém estivesse mergulhando na própria existência", compara.

Com tal conhecimento, pode-se chegar ao relaxamento e à calma para os pensamentos e, de quebra, melhorar a qualidade de vida, inclusive no que diz respeito ao sono.