Topo

Horóscopo

Astrologia


Não é só no aniversário! Quando e por que fazer o mapa da revolução solar

evgenyatamanenko/ iStock
Imagem: evgenyatamanenko/ iStock

Claudia Dias e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Universa

05/04/2023 04h00

São várias as ferramentas astrológicas de autoconhecimento, que permitem aos nativos se despregarem de análises e previsões mais genéricas, costumeiramente baseadas apenas no signo solar. Um dos métodos mais específicos para analisar a própria vida de maneira bastante individual é a chamada revolução solar.

Segundo a astróloga e psicanalista Virginia Gaia, a revolução solar contempla a análise do mapa de revolução em si, combinado com o mapa natal de um indivíduo. Para a interpretação, são consideradas a posição de signos, planetas, estrelas e casas, além de algumas regras específicas.

A revolução solar dá o resumo geral do período de 12 meses subsequentes. É como se fosse o 'resultado' ou a 'percepção generalizada' daquele ano e serve para tudo - pessoas, eventos, empresas"

Mapa astral X revolução solar

De maneira sucinta, pode-se dizer que toda revolução solar é um mapa astral, mas nem todo mapa astral é uma revolução solar.

Na linguagem técnica da astrologia, chamamos de mapa astral o cálculo da posição dos astros na esfera celeste para determinado momento, em determinada data, horário e local"

Enquanto isso, a revolução solar ajuda a identificar tendências para os próximos 12 meses, ou seja, o desenho do céu naquele momento passa a ser interpretado por um método de previsão astrológica, que apenas o mapa natal não é capaz de mostrar.

A psicanalista destaca que existem outras técnicas na astrologia para chegar em tais previsões. No caso da revolução solar, ela deve ser combinada com dois métodos - no caso, a análise dos trânsitos astrológicos e as progressões, em seus dois tipos: diretas e conversas.

Por que fazer a revolução solar?

A ferramenta é recente na astrologia de previsão, sendo incorporada em momento bem posterior à época do Renascimento. Antes disso, na Antiguidade, os astrólogos clássicos usavam apenas as progressões e os trânsitos planetários em seus estudos. Assim, é possível afirmar que se trata de uma técnica bastante inovadora e aprofundada.

A partir dessa interpretação, é possível indicar, por exemplo, o melhor lugar para a pessoa passar o aniversário, escolhendo um ponto do globo onde o mapa da revolução solar melhor aspecta, ou seja, onde os planetas formem melhores ângulos entre si.

O mapa de revolução solar é capaz de dar o tom geral de tudo o que pode acontecer no ano seguinte, nas mais diferentes áreas da vida de alguém. Permite identificar a melhor maneira de trabalhar objetivos específicos, bem como as energias disponíveis para serem absorvidas e experimentadas.

Não precisa esperar o aniversário

Embora o propósito da revolução solar seja fornecer uma previsão dos 12 meses subsequentes, não é preciso esperar o fim de um ciclo ou aniversário para fazê-la.

Assim, mesmo marcando o início de uma nova fase e ano pessoal, a psicanalista aponta que "a revolução pode - e deve - ser realizada a qualquer momento, até porque não é a única técnica para previsões".

Além do mais, Virginia explica que sua proposta é anual para entender as previsões de determinado período, mas não requer uma data específica nem existe um limite. O importante é fazê-la ao menos uma vez por ano e sempre em conjunto à análise de progressões e trânsitos.

"É importante ressaltar que não é necessário fazer a revolução solar próximo ao aniversário ou ao ano-novo. Ela pode ser feita mais de uma vez por ano, sempre que a proposta seja entender as previsões para um determinado período. E isso vale para pessoas, empresas, eventos, o que foi necessário avaliar", conclui Virginia.