PUBLICIDADE

Topo

Universa

Traz o amor de volta? Saiba o que está realmente por trás de sonhar com ex

Saiba o que significa sonhar com ex e como interpretar - Getty Images
Saiba o que significa sonhar com ex e como interpretar Imagem: Getty Images

Sarah Alves

Colaboração para Universa

26/02/2021 04h00

Atire a primeira pedra quem nunca perdeu o sono depois de sonhar com ex — seja marido, esposa, namorada ou namorado. Desde remoer sentimentos mal resolvidos, cair na saudade e até lembrar com carinho do relacionamento, os sonhos podem ter alguns significados.

A Universa, especialistas salientaram que a chave para entender as mensagens está mais em si do que em um contexto coletivo.

"É muito importante perceber quem é o sonhador e como ele se relaciona com o elemento que sonha. É preciso saber como a pessoa lida com esses símbolos e, aí, vamos ampliando do sujeito até chegar em um coletivo", comenta a psicóloga Fernanda Aprile, mestre em psicologia clínica pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo.

Quando se dorme, há o rebaixamento da consciência e então o inconsciente começa uma espécie de diálogo interno. "Os sonhos são mensageiros e a psique trabalha compensando consciente e inconsciente", diz Aprile.

A razão para os símbolos que se repetem com mais frequência e acabam tendo significados gerais se materializa por atitudes e padrões de comportamento do próprio ser humano que também viram marcas. Conhecidos como arquétipos, eles integram o chamado inconsciente coletivo — uma espécie de "grande banco de dados" compartilhado pela humanidade, como descreve a psicóloga Fernanda Aprile. Foi o psiquiatra Carl Gustav Jung, o pai da psicologia analítica, quem se aprofundou no estudo desses símbolos.

Sonhar com ex: pesadelo?

Quando o assunto é sonhar com ex, as explicações são ainda mais pessoais, já que as vivências de cada um são o principal relevo para os sonhos. Mas, em geral, o tema é comum a quem está associando o término e tentando lidar com sentimentos mal resolvidos de uma relação passada.

"Eu sinto que quem sonha com ex está elaborando o relacionamento passado, a separação e as suas próprias questões. Está elaborando o luto do término para a energia aos poucos voltar", afirma a psicóloga Marion Gallbach, doutora em psicologia clínica pela USP (Universidade de São Paulo) e coordenadora do Núcleo de Sonhos da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SPBA).

Segundo a psicóloga, por isso sonhar com ex é muito comum após um processo de separação, por exemplo. A explicação está principalmente no período de mudanças, em que há "um trajeto para retomar o contato com si próprio".

Os sonhos podem ser uma ajuda para compreender as formas como uma pessoa se relaciona, o que o envolvimento significou e quais questões deixou. Após relacionamentos mais complexos e conturbados, como abusivos, a incidência pode ser ainda maior.

Sonhos ajudam na separação?

Interpretar os sonhos pode ser uma potente fonte de autoconhecimento. Seja por serem marcantes ou um mesmo sonho se repetir com frequência, as psicólogas Fernanda Aprile e Marion Gallbach explicam que na maioria das vezes eles trazem mensagens importantes a serem interpretadas.

"O sonhador sempre tem que ter em mente: 'para que que eu estou sendo exposto a esse conteúdo?' Ele sempre tem uma finalidade", diz Aprile.

Para Gallbach, os sonhos também desempenham um papel importante no pós-término. Na busca por superar o fim da relação, em um momento em que naturalmente ainda se está muito envolvido com a pessoa, eles podem ser reveladores e evocar questões essenciais para entender o rompimento.

"Eu acho que os sonhos ajudam muito no processo da separação em si, porque eles vão trazendo questões que ainda não se percebia, pois a pessoa estava envolvida na relação e não via", explica a psicóloga. "As formas como esse ou essa ex aparece no sonho podem ir conscientizando do que talvez ainda não se tenha visto sobre o relacionamento", completa.

O que dizem os astros

Na astrologia, as experiências passadas estão relacionadas com a Lua e as casas 4, 8 e 12 — chamadas de casas de água, são consideradas as guardiãs das emoções. Por isso, sonhar com algo que remete ao passado pode indicar um sentimento mal resolvido internamente.

"É como se alguns aspectos precisassem ser integrados ou resgatados. Isso não significa resolver algo com a pessoa em si ou retomar a relação, mas sim algo daquela pessoa ou que a relação trazia", afirma a astróloga Titi Vidal.

Veja abaixo alguns significados de sonhar com ex:

Sonhar com ex morto

Pode simbolizar que a relação está encerrada.

Sonhar com ex pedindo para voltar

Indica algo mal superado e até mesmo a intuição de que a pessoa quer voltar ou pode estar em dúvida sobre o término. Também pode expressar um desejo inconsciente pela retomada da relação ou saudade do antigo envolvimento.

Sonhar com ex com outra pessoa

Uma das interpretações simboliza frustração de valores associadas ao ex-relacionamento. Pode expressar ainda interesse em explorar além do que se estava vivendo.

Universa