Topo

Como guardar, usar e evitar falso: aqui vai um guia básico sobre cristais

Tudo o que você precisa saber para dar os primeiros passos no mundo dos cristais - Getty Images/iStockphoto
Tudo o que você precisa saber para dar os primeiros passos no mundo dos cristais Imagem: Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Universa

19/11/2022 04h00

Basta um pequeno giro nas redes sociais para constatar que tem muita gente investindo nas energias dos cristais. No TikTok, por exemplo, não faltam vídeos abordando o tema. Se você é da turma interessada no assunto, deve estar se perguntando por onde começar. Essa conversa, então, é contigo —a gente vai te ajudar!

Em primeiro lugar, é bom compreender o significado de uma gema.

Segundo o terapeuta oracular Marcello Pereira, trata-se de uma extensão de nossa própria energia, amplificada pelo poder vibracional da pedra.

"Os cristais surgiram no momento da formação da Terra e evoluem até hoje. Pertencem ao DNA terreno, com registro químico e energético de toda força utilizada para criar nosso planeta", diz.

Enquanto todo cristal é uma pedra, nem toda pedra é um cristal. É preciso saber distingui-los para usá-los da forma correta.

"A diferença generalista entre pedra/rocha e cristais está efetivamente em sua constituição estrutural. Entretanto, uma maneira mais simples de identificá-las é pela aparência e pelo brilho", indica Marcello.

Cuidado com as falsificações

Infelizmente, existem muitas cópias de cristais no mercado, vendidas por preços bem mais baixos, que atraem compradores.

Porém, uma falsificação não tem as propriedades energéticas das pedras verdadeiras, logo, não trará resultados como as originais, funcionando como um placebo.

De acordo com o terapeuta, não é uma tarefa muito fácil fazer essa identificação, mas tocar o cristal deve ajudar. Os autênticos mantêm a temperatura fria e você consegue sentir imediatamente pelo toque.

Por outro lado, as cópias variam o estado conforme o ambiente, além de serem mais leves do que as reais.

"Ao comprar um cristal, é interessante compreender se o lugar ou procedência é confiável. Além disso, cores muito intensas ou chamativas, em tons de rosa-pink, azul, roxo ou verde brilhante podem indicar pedras tingidas", alerta.

Cada cristal tem sua energia

As gemas verdadeiras carregam uma energia universal, responsável por conectar os seres humanos com a própria criação. Mas cada cristal tem uma onda específica de atuação, já que nasceu sob um tipo singular de pressão e em um determinado ambiente.

Assim, seu processo de formação ajuda a sintonizá-lo para um tipo específico de cura, atuação ou auxílio e pode ser o ponto de partida para quem pensa em adquirir uma pedra.

A cor também é outro fator a ser observado, afinal, os tons estimulam diversos pontos do corpo e da mente.

Paralelamente, é possível avaliar uma maneira de com qual chakra do corpo a pedra se relaciona.

Onde manter e como usar

"Os cristais, desde sua formação, estão em contato com o elemento terra e, por isso, o melhor lugar para guardá-los e manter a troca com a natureza é uma caixa ou baú de madeira", ensina o especialista.

Além disso, há estudiosos que recomendam forrar o espaço com tecido escuro para trazer mais segurança e filtrar o excesso de luz.

De acordo com Marcello, as gemas podem ser mantidas em qualquer ambiente da casa ou até junto do corpo para cumprirem seus propósitos.

"Quando utilizo cristais protetores em um colar ou em um carro, gero um campo de força ressoante capaz de envolver a pessoa ou o objeto contra energias perturbadoras da paz", considera.

Regras básicas

Outro ponto que não deve ser ignorado é como cuidar das pedras de maneira a garantir que funcionem bem, do ponto de vista energético. A primeira questão envolve limpeza e purificação.

"É imprescindível que o cristal seja periodicamente reconectado com a natureza para que seu rendimento permaneça funcional e adequado ao seu propósito. Ele deve ser reequilibrado sempre após o uso", ensina.

Entre os métodos indicados para a reconexão, Marcello indica as alternativas:

  • deixá-lo sobre um gráfico de purificação de radiestesia (desimpregnador ou decágono);
  • colocá-lo em contato direto com a selenita branca, pedra autolimpante, que purifica naturalmente todos os cristais;
  • assoprá-lo e solicitar aos Devas, mentores responsáveis, para limpar o uso exterior;
  • utilizar incensos, como palo santo ou sálvia branca.

O segundo ponto é entender as combinações permitidas entre as pedras. Nesse sentido, o místico destaca que, embora a maioria possa ficar junta, algumas podem danificar outras. Um cristal mais duro pode riscar, lascar ou até quebrar um mais delicado.

"Além do mais, as energias podem ser afetadas, por isso costumamos recomendar que os cristais sejam armazenados em tecido natural que conforte sua vitalidade ou em uma caixa de madeira com divisórias", ensina o oraculista.

Outra questão é entender a hora certa de descartar o cristal, sobretudo quando apresenta desgaste. Desse modo, se quebrar, rachar ou perder a cor, é indicado descartá-lo e substituí-lo. Mas nada de jogar no lixo, viu? O ideal é devolvê-lo à natureza, como em um vaso de plantas.

Diante da dúvida se é melhor comprar ou ganhar um cristal, o terapeuta sugere a primeira opção. "Embora as duas formas sejam positivas, sugiro comprá-lo. Na ocasião, o melhor é pegá-lo na mão e sentir intuitivamente se é a ferramenta ideal para a finalidade que executará", considera o especialista.

Curte horóscopo? Você pode achar interessante

Livro 'Voa, cara! Voa!', de Márcia Fernandes

'O Livro da Lua 2023', de Márcia Mattos

Kit com 10 pedras naturais

Baralho O Tarot Negro

Colar de pedra de Gêmeos

Livro 'Bruxaria Natural', de Paige Vanderbeck

A gente escolhe cada produto criteriosamente, de forma independente, e checa os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelo nosso link, ganhamos uma comissão, mas você não paga a mais por isso.