PUBLICIDADE

Topo

Incensos: versões mais poderosas e o jeito certo para atrair boas energias

Incenso - iStock
Incenso Imagem: iStock

Heloisa Noronha

Colaboração para Universa

17/08/2020 04h00

Incensos servem para bem mais do que deixar o quarto ou escritório perfumados com um aroma de sua preferência. Segundo a dupla Rodrigo e Leonardo Almeida, que realiza um trabalho espiritualista baseado nas premissas do candomblé, o incenso é uma ferramenta milenar usado por igrejas, templos budistas e hindus e diversas outras culturas religiosas na história da humanidade. "O incenso nos ajuda na conexão com o sagrado e a agradar os deuses. Algumas crenças dizem que sua fumaça atua como um mensageiro, levando nossas preces até as divindades. A mistura de ervas e carvão, quando queimadas, ativam o poder de transformação daquele elemento usado na confecção da vareta", explica Rodrigo.

Entrar em contato com o "eu interior" é outra possibilidade promovida pelos incensos, conforme Adriana Borges, parapsicóloga clínica, de São Paulo (SP). "Além de purificar um ambiente, eles afastam doenças e espíritos malignos. Isso ajuda na concentração e na meditação, facilitando o entendimento dos sentimentos e emoções", conta ela, que recomenda cuidado na compra. "É importante se certificar de que o incenso escolhido seja puro e não cortado com areia ou aditivos químicos, que distorcem a sua qualidade", recomenda.

A terapeuta quântica Ingrit Reiter, de São Paulo (SP), diz que, assim como na aromaterapia, o cheiro dos incensos produzem um efeito quase que imediato no campo de energia das pessoas, de lugares e até dos animais. "Quando inalamos uma essência, a 'mensagem' que está naquela planta atua diretamente no nosso sistema límbico, causando alterações no humor e nas emoções", afirma.

Fazer pedidos como proteção, paz e prosperidade, transmutar vibrações e humores e elevar a conexão com tudo o que é espiritual são algumas das finalidades dos incensos, mas é para a limpeza energética de ambientes o uso mais corriqueiro.

Para realizá-la, Adriana sugere estar descalça, usar roupas claras e limpas e "ter o coração aberto". O processo é simples: acenda o incenso e comece a levar a fumaça por todos os cômodos da casa, de dentro para fora. "Comece no cômodo mais longe da porta de entrada e vá passando a fumaça em cada cantinho de cada ambiente, sem esquecer de abrir móveis e armários e das quinas e junções. Passe por tudo até chegar à porta de entrada. Ao terminar, visualize toda a energia carregada evaporando porta afora e agradeça ao seu anjo da guarda por essa proteção", orienta.

Outra ideia, de acordo com Leonardo, é queimar a vareta ou o tablete pedindo que a força daquele aroma escolhido percorra cada centímetro do seu lar, trazendo harmonia. "Passeie pelos cômodos espalhando a fumaça branca e depois coloque a vareta num incensário. Se possível sente-se um pouco, relaxe, feche os olhos, respire fundo e deixe a energia do incenso fluir por seu corpo. Você irá se sentir super bem!", declara.

Já Ingrit recomenda, antes de acender o incenso, abrir as portas e as janelas de todos os cômodos e deixar o ar circular por uns 20 minutos. "Se sua casa estiver limpa e arrumada, o efeito será mais duradouro", conta. Ela pontua que que a atitude da pessoa que faz a limpeza é fundamental. Portanto, se estiver se sentindo esgotada ou estressada, tome primeiro um banho e descanse bem. Ou, ainda, reflita se é melhor deixar a "faxina" nas vibrações para um momento em que estiver com o astral mais elevado.

Incensos: as versões mais poderosas

Existem incensos para todos os olfatos, bolsos e preferências. Alguns, porém, têm ação mais efetiva para alguns desejos, segundo os especialistas. Escolha o seu:

Sálvia branca: eleva as nossas preces e orações ao céu, fortalecendo a conexão espiritual. Os principais efeitos são: proteção, purificação e equilíbrio do corpo, mente e espírito. Também afasta maus espíritos e energias indesejadas, ajudando a adquirir sabedoria, força e discernimento. "Os índios americanos consideram essa erva como a planta da imortalidade, tamanho o seu poder de purificação energética através da Mãe Natureza. Ao acender o incenso, a sensação de bem-estar é imediata", conta Adriana.

Palo Santo: é ótimo para se ter em casa, afinal é um poderoso meio de proteção, purificação e limpeza espiritual e energética. Além disso, ele é um excelente harmonizador e purificador de ambientes, pois dispersa as vibrações negativas e restabelece o equilíbrio geral.

Olíbano: conhecido como o incenso original ou franquincenso (incenso franco), é utilizado desde os primórdios em muitos ritos religiosos típicos da África e da Ásia. O olíbano, inclusive, foi um dos presentes dados pelos reis magos na ocasião do nascimento de Jesus Cristo. "Esse incenso é ótimo para aliviar o estresse crônico e a ansiedade. E serve para os momentos de meditação, uma vez que facilita a introspecção, a harmonia e a paz interior. Também traz sensação de proteção e aconchego e limpa as vias respiratórias", diz Adriana.

Rosas ou jasmim: segundo Rodrigo e Leonardo Almeida, as rosas, sobretudo, exalam a "energia do amor". Assim como o jasmim, são flores com propriedades afrodisíacas e que servem para pedidos ligados à sexualidade e à sensualidade.

Canela: em muitos rituais, a especiaria surge como ingrediente crucial para desejos que envolvem prosperidade e abundância. Acender um incenso de canela ajuda a abrir os caminhos para o sucesso no trabalho.

Alfazema ou lavanda: de acordo com Ingrit, são plantas que favorecem um estado de equilíbrio e paz no nosso campo de energia e nas vibrações energéticas da casa. "Esses aromas também lhe trarão confiança em si mesma e paz interior", declara.

Alecrim: sabe aqueles dias em que qualquer coisinha a irrita e parece que existe algo a puxando para baixo? Mude isso acendendo um incenso de alecrim, ideal para elevar a sua frequência de vibração.

Sândalo: embora não seja o mais querido entre os incensos, devido ao aroma forte, é incrível para a realização de desejos de qualquer espécie. "Basta acender uma varetinha e escrever no ar o que quer, pedindo que o Universo e a espiritualidade lhe atendam", indica Leonardo.